A diversidade festeja em unidade

 

Edição dedicada à
 LOGÍSTICA REVERSA
Foz do Iguaçu-PR, Outubro de 2017
Ano XX, N° 214 – Circulação dirigida Tiragem 3404 destinatários

O céu, pregado nas igrejas cristãs, pode ser um lugar inatingível. Claro, de fato é inatingível se for buscado por méritos da pessoa. Isso se ouve em muitas igrejas.

Agora, quando se ouve que a graça de Deus salva a pessoa que aceita que o único caminho é crer que Jesus, o Filho de Deus, o Deus Filho, há quase 2.000 anos sofreu como humano, nas mãos de humanos, para a salvação dos humanos, muda tudo!

Nesse 31 de Outubro, nos templos das igrejas resultantes da Reforma Protestante, graças às 95 Teses afixadas, por Martinho Lutero, na igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, em 1517, ocorrem festejos dos 500 anos decorridos, de bênçãos.

Se tu não sabes como foi a conquista do direito ao cidadão de ele poder ler a Bíblia, então aproxima-te de uma igreja que esteja divulgando os 500 Anos da Reforma, sabe mais sobre o valor da educação, da família, da liberdade de expressão, da responsabilidade de pais educarem seus filhos, e da salvação pela fé.

Através do BORKINFO® não fazemos proselitismo. Respeitamos o seu credo!
De graça sois salvos, não por obras para que ninguém se glorie!

O stress de pessoas com deficiência

Uma professora psicóloga palestrou num seminário internacional do trabalho seguro, e abordou a questão dos transtornos mentais possíveis à pessoa com deficiência, pela acessibilidade não condizente com o disposto na Constituição de 1988.

Ela observou que as pessoas com deficiência ainda se encontram num patamar diferenciado em relação ao restante da população, principalmente nas questões relacionadas ao trabalho.
Apontou o descumprimento da Lei de Cotas, e disse: “A reserva de vagas é extremamente necessária para que se promova a inclusão dessas pessoas nos diversos espaços”.
Alertou que se deve tratar com atenção os 5 segmentos da deficiência: visual, física, auditiva, intelectual e mental, e que 23,9% da população brasileira sofre de alguma deficiência.

Caridade, não! Dignidade, sim!

Será que dá Daijó ou Paulo?

O que vem a ser essa pergunta?
Parece descabida, extemporânea?

Não importa a pergunta, mas pode lhe transportar para uma outra época. Sim, pois foi durante o período de campanha eleitoral, que surgiu o BORKINFO®. Com a edição de Setembro de 1996, damos início à história deste boletim.

Se você o acompanha há bastante tempo, saiba que é motivo de orgulho para nós e, se você o recebe ou acessa há menos tempo, temos certeza de que vai amá-lo tal qual os que, inclusive, dão dicas de assuntos que gostariam de ver abordados.

Iniciamos com 80 exemplares, entregues aos clientes. Na edição seguinte a tiragem aumentou. Nas outras também, pois interessados se manifestaram, formadores de opinião foram cadastrados para recebê-lo, e às autoridades não poderíamos deixar de enviar.

O cadastro atual, de destinatários, está na faixa dos 3.400, podendo sofrer oscilações devido a endereços eletrônicos inconsistentes ou novas inclusões. Sim, mais ou menos metade dos cadastrados recebe a versão impressa, e aos demais ele é enviado no formato eletrônico.

O BORKINFO® JÁ TEM 20 ANOS!!!

Clientes que nesta edição destacamos

Medicamentos e cosméticos o povo que mora perto do Super Consalter.
CLIENTE DESDE 2010
Fone 3525-1011
Envie um e-mail

Você pode cuidar dos seus dentes, na Clínica Calegari tratamento VIP.
CLIENTE DESDE 2005
Fone 3025-2011
Envie um e-mail
 

Quem vem para Foz do Iguaçu a passeio ou para uma convenção, tem a natureza a lhe dar conforto .
CLIENTE DESDE 2007
Fone 3521-1011
Envie um e-mail

A coleta de resíduos sólidos

Como em Fevereiro/2011 adotamos a Logística Reversa, o passo seguinte foi implantar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS.
Assim, com a assessoria da G & V Assessoria e Análise Ambiental, em Julho/2014 a BORKENHAGEN
 deu início, tendo o Plano sido renovado junto ao Município, ano a ano. 
Com a adoção do PGRS ocorreu a inserção dos catadores da COAAFI, propiciando-lhes renda e mais segurança financeira.
Contate a assessoria e seja feliz!

Cuide dos resíduos sólidos

No comércio é fácil identificar o que viriam a ser, ou o que são materiais recicláveis. Muitas das caixas que acomodam embalagens menores só tem serventia até serem abertas para a exposição nas prateleiras para a venda do produto.

Em supermercados e mercados de atacado, essas caixas são disponibilizadas aos clientes que as preferem em lugar de sacolas. Isso ajuda o Meio Ambiente, com certeza.

Esses clientes, se forem coerentes, não destinarão essas caixas ao caminhão do lixo, mas ao caminhão da COAAFI.

Cliente desafiado
Quando se lança um desafio, é necessário que alguém aceite ser desafiado.

Nós desafiamos nossos clientes:
Engajem-se este ano, na campanha FUNCRIANÇA: “DOE 25.
Cada cliente que aceitar o desafio, vai conversar com a sua equipe e lhes mostrar que ao destinarem R$ 2,00 do salário de cada mês e R$ 1,00 do 13º Salário, há como ajudar jovens e adolescentes inclusos em projetos do FUNCRIANÇA. O desconto será na 2ª parcela do 13º Salário.
Será emitida uma guia – DAM, em nome de cada empregado participante, e repassado ao Fundo Municipal.

“Crianca hoje, homem amanhã!

Logística reversa
Lei 12.305, de 02/08/2010 determina que devem promover o retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, inicialmente, de (Art.33):

– agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, bem como a embalagem de produtos que, após o uso, constitua resíduo perigoso;
– pilhas e bateria;
– pneus;
– óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
– lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
– produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

BORKENHAGEN, já no BORKINFO®, edição 159, de Outubro de 2010, orientou a todos os leitores.
Em Fevereiro/2011 adotamos a Logística Reversa, através da qual os relatórios que nós geramos, mas que não têm mais valor para os clientes, podem ser retornados pelo Contínuo, quando os visitar, para serem fragmentados e, depois repassado o papel para a cooperativa de agentes ambientes.

É a nossa parcela de contribuição com vistas à sustentabilidade.

O decreto da logística
O Decreto 9.177,de 23/10/2017 regulamenta o Art.33, da Lei 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Agora o bicho vai pegar!
O tema é assegurar isonomia na fiscalização e no cumprimento das obrigações imputadas aos fabricantes, aos importadores, aos distribuidores e aos comerciantes de produtos, seus resíduos e sua embalagens, sujeitos à logística reversa obrigatória.
Preste muita atenção se no seu ramo de negócio consta a venda de um dos itens!
Quem não firmou compromisso direto com a União, ou seja: os não signatários de acordo setorial ou termo de compromisso firmado com a União, são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, consideradas as mesmas obrigações imputáveis aos signatários e aos aderentes de acordo setorial firmado com a União.
Esses não signatários poderão firmar termo de compromisso com a União, para implementação de sistema de logística reversa próprio, em âmbito estadual ou municipal, nos termos do Decreto 7.404/2010, compatíveis com as normas para os firmados com a União. fiscalização do cumprimento das obrigações previstas em acordos ou termos caberá aos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA.

Assessore-se logo, se for o caso!

O prêmio Heini Hediger
A 72ª Conferência da WAZA – World Association of Zoos and Aquariums, ou traduzindo: Associação Mundial de Zoológicos eAquários, realizada de 15 a 19 de outubro, em Berlim, na Alemanha, com o tema "Nosso tempo é agora", para enfatizar o papel fundamental que os zoológicos e os aquários desempenham na luta global para proteger a vida selvagem e os espaços selvagens, examinou questões como o bem-estar dos animais, a conservação e os benefícios sociais, culturais e físicos dos jardins zoológicos e aquários.

No sítio da entidade consta que “Uma veterinária alemã dedicada que ajudou a criar o maior parque de pássaros na América Latina e trabalhou incansavelmente para proteger espécies ameaçadas, recebe o Prêmio Heini Hediger, da Waza”.

Parque das Aves Foz Tropicana, fundado em 1992, pelo Sr. Dennis (in memorian) e a Dra.Anna Croukamp, obteve reconhecido o trabalho com os animais existentes no Parque,notadamente espécies da Mata Atlântica.

Orgulho para Foz do Iguaçu, deleite para os turistas e fonte de orientação e inspiração para estudiosos, bem como alunos das inúmeras escolas e de moradores que já visitaram o local.
Em nome da Dra.Anna, parabenizamos todos os integrantes da Foz Tropicana!

Nós estamos muito felizes!

Reforma trabalhista

É agradável, ou cômico, ouvir parlamentares falar da Reforma Trabalhista!
Não sabem que o povo (empregados e empregadores), dialoga sobre as negociações que ocorreram para que o Governo conseguisse a maioria dos votos?
Parece que mais valeu a conveniência financeira pessoal dos legisladores, do que a voz do cidadão.

A verdade, só depois de funcionar!

Boletim informativo institucional, mensal, da BORKENHAGEN Soluções Contábeis Ltda.
Registro sob Nº 001 e 002 em 23/05/97, no Livro B-1 do RCPJ.

Composição, Redação, Diagramação e Publicação: Edvino Borkenhagen
Revisão: Adolf Samuel Borkenhagen – Artefinalista: Edvino Borkenhagen

 

Deixar uma resposta