Contra o Cancêr de Próstata

Campanha: E A PRÓSTATA?

Motivo: Sugerir que os homens fracotes que se dizem 'machões', aceitem o toque.
Pretensão: Reduzir o índice de mortalidade dos 'brutos', devido ao câncer de próstata.
Recursos: Buscas em literatura apropriada, buscas na Internet.
Investimento: Tempo de dedicação na estruturação da chamada, pelo sítio na Internet.
Chamada: Muita gente brinca, caçoa, faz gracinha quando alguém comunica que vai, pela primeira vez, fazer o exame do toque, pra saber como está sua próstata. Não faz sentido brincar. Nem a medicina sabe explicar porque a próstata cresce. Ela sabe se o quadro é de preocupação ou não. Há quem publique que a alimentação rica em gordura e a obesidade são importantes fatores de risco.
Por isso vai aí um recado final de Novembro:

HOMEM, não descuide da sua saúde, pois o câncer de próstata mata!

O que é a próstata?

É uma glândula sexual masculina, situada em torno da porção inicial da uretra, que, junto com as vesículas seminais, produz o líquido espermático. Sua dimensão assemelha-se com a de uma noz em homens mais jovens, e vai ficando maior conforme envelhecem.

Líquido seminal

O líquido seminal é a parte do sêmen sem espermatozóides. É composto por secreções da vesícula seminal (80%), próstata e glândula bulbouretral, além de muito escasso componente proveniente do epidídimo e testículos. O plasma seminal dos humanos contém um complexo de componentes orgânicos e inorgânicos.

Sêmen

O esperma (do grego: sperma – "semente") conhecido popularmente como sémen ou sêmen é o fluido orgânico produzido pelos machos de muitas espécies de animais para transportar os espermatozóides até o local de fertilização na fêmea.

Próstata inchada

Uma próstata aumentada significa que essa glândula cresceu. O aumento da próstata acontece em quase todos os homens, conforme eles envelhecem, talvez pelas mudanças no equilíbrio dos hormônios sexuais. À medida que a glândula cresce, ela pressiona a uretra e causa problemas ao urinar e na bexiga também. Em muitos deles, o crescimento é tanto que começa a bloquear a passagem da urina pela uretra.

O aumento da próstata é frequentemente chamado de hiperplasia prostática benigna (HPB) ou hipertrofia prostática benigna. Não é um câncer e não aumenta o risco de câncer de próstata.

Como detectar anomalia na próstata

O exame de toque retal e o exame de sangue são complementares, por isso, devem, sempre, ser realizados conjuntamente.

Existem casos de pacientes que só conseguiram descobrir o tumor na próstata porque realizaram o exame de toque retal (responsável por cerca de 20% das suspeitas diagnósticas), mesmo depois com PSA normal.

Também há situações em que os pacientes somente descobriram o câncer porque o médico percebeu alterações no exame de sangue, apesar de o exame de toque retal não ter identificado alterações na próstata (cerca de 80% dos diagnósticos).

Curiosidade

O aumento da próstata é mais comum em homens americanos e australianos. É menos comum em homens chineses, indianos e japoneses.

Função e disfunção

A principal função da próstata é produzir o líquido prostático, que auxilia os espermatozoides a conservar sua capacidade reprodutiva. Embora sua atuação maior seja na reprodução, os indicativos de que a próstata está sendo afetada por alguma condição se manifestam no trato urinário:
– o homem sente vontade de urinar mais vezes do que o habitual, principalmente à noite;
– há dificuldade para começar a urinar;
– o fluxo de urina é reduzido; e
– a bexiga parece não esvaziar completamente.

Possibilidade de cura

A chance de cura da doença é de até 95% nos casos em que o câncer na próstata é diagnosticado precocemente.

Alguém aí vai preferir ficar entre os 5% que evitam exame de sangue e o exame do toque retal?

Ouve-se por aí que o câncer de próstata, entre homens, é dentre os tipos de câncer que mais mata.

Encontramos uma estatística de 2013, a qual revela outra informação:

HOMEM, não descuide da sua saúde, pois o câncer de próstata mata!

Deixar uma resposta