INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Nossa Empresa | Campanhas | Combate ao Câncer de Mama 2011

Combate ao Câncer de Mama 2011

A logo da campanha de apoio da Borkenhagen, em 2011, à luta contra o câncer de mama, é arte de Clayton Ferreira, da Gráfica Joli. Traz, circunscrita num círculo azul, a logo local, tendo ao fundo a logo (parcial) da Borkenhagen, destacando que o olho da águia está exatamente ao centro da logo da campanha, simbolizando o quanto queremos estar atentos a tudo o que ocorrer com relação à campanha em 2011.

A chamada "Borkenhagen contra o câncer de mama! Estamos de olho!" vem com o propósito de chamar a atenção principalmente do público feminino a efetuar o autoexame das mamas, e também a clientes e visitantes a que assumam essa importante campanha.

Como identificação visual providenciamos um banner de 0,80 x 1,20m, cujo leiaute foi definido pelo artefinalista Luiz Cabocolino, da Paraná Toldos, o qual fica exposto na sala de atendimento dando o recado a todos que adentram nosso estabelecimento, com a chamada: CUIDE DE SUAS MAMAS! NÓS ESTAMOS DE OLHO!, reforçando o alerta.

Como coroamento na parte visual, todos os integrantes de nossa equipe adquiriram uma camiseta, na cor de seu agrado, alguns inclusive mais uma para um familiar,

estampada (na frente) com a nossa logo da campanha e nas costas com a chamada do banner, conforme ao lado. A arte é de Manuelle Nascimento, da Estatex.

No mínimo 1 dia por semana todos os integrantes da equipe vestem a camiseta como uniforme de trabalho, assim permitindo-nos mais uma forma de testemunho, de chamamento, de alerta a todos os clientes e visitantes.

Três clientes (mulheres) foram sorteadas a serem agraciadas com uma camiseta para que também mostrem sua adesão à campanha e assim dêem seu testemunho a todas as pessoas com quem se encontrem.

 

Juliane, da Master Farma - Av.Brasil

Jucilene, da Vidraçaria Destake

Mariza, da Mayer Especiarias

 

Quanto ao botton, utilizado durante a campanha do ano de 2010, o mesmo continua a ser utilizado por quem o preservou, sendo mais uma forma de chamar a atenção das pessoas, pelo menos até 19 de novembro, data prevista para o término do ciclo de palestras. Veja imagem.

Lançamos nossa adesão à campanha deste ano com mensagem aqui pela página, para que todos os visitantes a ela tivessem acesso; distribuímos cópia do programa entre as integrantes de nossa equipe, incentivando-as a participar dos eventos possíveis; participamos do lançamento da campanha na Praça do Mitre, ali efetuando alguns registros de imagens (paradas e em movimento).

Efetivamente merecem os aplausos da comunidade as entidades que dão suporte às ações desenvolvidas no decorrer de outubro e de novembro. É noticiado que coordenam a campanha na cidade a primeira dama de Foz, Hildergard Ghisi, secretarias municipais de Saúde e Educação, Provopar e Avon.

 

Nossa primeira chamada:

CUIDE DE SUAS MAMAS, POIS ESTAMOS DE OLHO!

Não se preocupe com o sentido sensual, mas preocupe-se com a sua saúde!

Se você é moça ou mulher, filha ou mãe, tia ou avó, criada ou patroa, está na nossa mira.

Fazer o autoexame das mamas para detectar eventual nódulo é de suma importância, para quem valoriza sua saúde.

No dia 24 de setembro, Dia da Responsabilidade Social, damos o start à campanha

"BORKENHAGEN CONTRA O CÂNCER DE MAMA! - ESTAMOS DE OLHO!".

Estaremos atentos a tudo o que possa ser útil para alertar, para divulgar, para orientar.

Não se acovarde! Alerte as pessoas de seu relacionamento!-tia ou avó, criada ou

A BORKENHAGEN aderiu em 2009;

A BORKENHAGEN aderiu em 2010; e

A BORKENHAGEN adere em 2011, com muito entusiasmo.

cupe com o sentido sensual, mas preocupe-se com a sua saúde!

REGISTROS DA IMPRENSA

Jornal A Gazeta do Iguaçu - Edição 6.986 - http://www.gazeta.inf.br

    - Jornal do dia: 19 de outubro de 2011

Cidade

Lançamento da Campanha de Combate ao Câncer de Mama será hoje

Daniela Valente - Reportagem

Extrato e Comentários: O pré-lançamento no Shopping JL Cataratas contou com muita música, arte e emoção. Compareceram ao local convidados, professores, alunos e integrantes da cooperação. Por 10 dias ficarão expostos 50 trabalhos produzidos nas escolas, CMEI's e entidades, cartazes que já integram a campanha, e todos os anos são produzidos por alunos da rede municipal com o auxílio de professores. A integração dos adolescentes da Casa Ofício foi fundamental para quebrar tabus, pois antes era tratado como brincadeira, mas com a campanha, tudo mudou, principalmente a visão dos meninos. É importante uma orientação aos pais e alunos. A campanha também inclui a iluminação de prédios públicos com luzes cor de rosa, em homenagem ao mês mundial de combate ao câncer de mama. Para a primeira-dama Hildehard Ghisi, a participação das crianças na ação é fundamental. São as crianças que levam informações aos pais com maior facilidade. A busca por palestras deve superar as 700 pessoas que integraram o público ouvinte, disse o enfermeiro Fábio de Melo, coordenador da ação.


 

Jornal A Gazeta do Iguaçu - Edição 6.987 - http://www.gazeta.inf.br  - 20 de outubro de 2011

Cidade

Começa a Campanha de Combate ao Câncer de Mama

Daniela Valente - Reportagem

Extrato e Comentários: Mais de 700 pessoas compareceram, e lotaram as arquibancadas armadas em frente ao Colégio Bartolomeu Mitre, para o lançamento da Campanha de Combate ao Câncer de Mama.

O médico cancerologista e mastologista Dr.Arnaldo Cortez foi homenageado pelos 40 anos de dedicação ao combate ao câncer.

Autoridades municipais compuseram a primeira fila de cadeiras frontal ao palanque armado para apresentações.

Em nome da Secretaria de Saúde, Lisete Palma afirmou que no município, antes dessas campanhas anuais, havia muita dificuldade na identificação das mulheres com câncer. Depois da campanha de 2010 o número de mamografias passou de 400 para 1.200, mantendo-se a média de 700 exames/mês.

O prefeito Paulo Mac Donald Ghisi disse que em 2007 ocorriam 45 mortes pelo câncer de mama, já se conseguindo reduzir para 15, mas que a meta é zerar, pois as mulheres, agora melhor conscientizadas, buscam auxílio quando ainda há tempo para reverter e curar.

Uma história comovente, mas vitoriosa, foi apresentada pela atriz Cláudia Ribeiro, relatando o ocorrido com Débora Fernandes, a  qual lutou contra o câncer durante a gravidez, conseguiu ter a filha, ainda luta contra outro câncer, mas mostrou-se vitoriosa e disse: "Me acho forte e não desisti em nenhum momento. Hoje eu cobro das mulheres que estão ao meu redor para fazerem o exame".

Apresentações artísticas, as mais variadas, agradaram o público de todas as idades. Cantos corais, interpretações, encenações, duplas, e bandas se apresentaram e fizeram, realmente, um show digno de uma queima de fogos de artifícios ao final do evento.

Perdeu, quem não foi ao evento!

As fotos abaixo foram tiradas por Edvino Borkenhagen, com câmera de amador.


     
     
     
As fotos a seguir, são obra de Roger Meireles, de A Gazeta do Iguaçu, gentilmente cedidas à Campanha. Clique nelas.

Pronunciamento do prefeito Paulo Mac Donald Ghisi por ocasião da homenagem ao Dr.Arnaldo Pereira Cortez Junior.

Arquibancada frontal ao palco. Havia mais 2 laterais, lotadas na noite do lançamento da campanha, no Colégio Bartolomeu Mitre.


Site Sua Cidade - http://www.suacidade.org - 26 de outubro de 2011

Foz do Iguaçu: Convites para o Jantar Rosa já estão disponíveis no Provopar

Fonte: http://www.pmfi.pr.gov.br/portal2/home/

Extrato e Comentários: A primeira dama Hildegard Ghisi e a equipe do Provopar de Foz do Iguaçu já estão concluindo os preparativos para o Jantar Rosa, no próximo dia 11 de novembro, a partir das 20h30, no salão do Rafain Palace Hotel, marcando o encerramento da 5a Jornada contra o Câncer de Mama no município. Os convites para o jantar em benefício da AAVD ?Associação Amigos Viva com Dignidade, que atende pessoas em tratamento contra o câncer, na Vila A, podem ser conseguidos na sede do Provopar, na Avenida Jorge Schimmelpfeng, Centro, ou solicitados pelos telefones (45) 3901 3232 ou 3521 1412, no horário comercial ou 9938 1965 ou 9118 3951, com Anita.

Atração ?O Jantar Rosa vai contar com a apresentação da pianista paulista Eudóxia de Barros, executando músicas do húngaro Franz Liszt. Apresentou-se com grande brilho nas principais capitais do mundo e inúmeras cidades de todo o Brasil. Em 1979, publicou o livro Técnica Pianística. Gravou 31 discos. Recebeu o Prêmio Nacional da Música outorgado pela Funarte em 1995.

Campanha ?A jornada contra o câncer em Foz do Iguaçu conta com inúmeras palestras educativas com profissionais da medicina e também da Rede Pública de Saúde, e também incluiu pedidos de mamografias com o objetivo de detecção precoce da doença que vem matando entre 15 e 16 mulheres todos os anos no município. A meta da campanha coordenada pela primeira-dama Hildegard Ghisi é zerar estas estatísticas.

Uma exposição de trabalhos sobre o tema está aberta no Shopping JL. Os painéis serão transformados em um calendário oficial, uma proposta da primeira-dama, que vê nas crianças importantes incentivadores de suas mães, no que diz respeito à prevenção contra a doença.

As unidades de saúde se enfeitaram de rosa para lembrar a importância da prevenção. A cidade também tem seus principais prédios iluminados na cor rosa, a exemplo da Prefeitura, Praça do Mitre, Provopar e Fundação Cultural.

Nesta quarta (26), acontece um chá bingo com palestra na Unidade de Saúde do Jardim São Paulo, a partir das 16 horas. Também estão agendadas as palestras na quinta-feira (27) às 9h, na Acifi, para os comerciários; Na sexta (28) às 9h, no Hospital Municipal para os funcionários; Na segunda (31) e na terça (1º) de novembro, na sede do Provopar em dois horários às 8h e as 14h, nos dois dias, para o público em geral e alunos da entidade. E, também na segunda, às 15h30, no Hotel Torrance, para os funcionários.


 

Jornal A Gazeta do Iguaçu - Edição 6.994 - http://www.gazeta.inf.br  - 28 de outubro de 2011

Cidade

Campanha Outubro Rosa atinge bairros e lança concurso cultural

Da Redação

Extrato e Comentários: Atividades de orientação sobre o combate ao câncer de mama são realizadas nos bairros, nos postos de saúde e em diversas entidades (geralmente a convite), porque é a doença que mais mata mulheres no Brasil. Para agendar é favor contatar o enfermeiro Fábio de Melo, pelo 9948-0922. A Gazeta do Iguaçu, nesta edição, apresenta o roteiro das atividades, de forma bem detalhada, à página cidade a9.

A campanha que é idealizada pela primeira-dama Hildegard Litzinger Ghisi, tem a participação do Provopar, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Educação e a Fundação Cultural.

O apoio talvez nem seja mensurável pois não há um registro preciso ou documentado de empresas e entidades que deliberadamente assumiram apoiar a campanha. Esta página, por exemplo, retrata algo do que através da equipe Borkenhagen vem sendo feito.

Na sexta-feira, 28, foi lançada, e está na página do Município www.pmfi.pr.gov.br, no quadro da Fundação Cultural o Concurso Melhor Frase. A intenção é chamar a população da Região Trinacional do Iguassu a sugerir uma frase que possa ser utilizada como slogan da campanha. Cada participante só pode concorrer com uma frase. O regulamento está aqui: http://www.fozdoiguacu.pr.gov.br/Portal/VisualizaObj.aspx?IDObj=13187, e a Ficha a ser preenchida está aqui: http://www.pmfi.pr.gov.br/Portal/Pagina.aspx?Id=140. Acesse e selecione Inscrição: melhor frase.

Há também o Concurso Melhor Vitrine, o que os interessados podem ver, igualmente clicando aqui.

Só para lembrar o que consta do calendário de atividades, recomendamos a aquisição de convites para a apresentação da pianista Eudóxia Barros, dia 11/11, ocasião em que os participantes poderão participar do Jantar Rosa e ainda, ao final, dançar ao som de uma banda que abrilhantará o evento. A renda do evento será destinado à Associação Amigos Viva com Dignidade, que cuida de pessoas em tratamento contra o câncer. Os convites podem ser adquiridos no Provopar. Contate a Sra.Anita, pelo 3901-3232 ou 9938-1965, para reservar uma quantidade maior.


Borkenhagen fotografa cartazes/painéis em exposição - Shopping JL Cataratas

Para que aqui fique registrada a dedicação de integrantes de escolas, CMEI's e outras entidades que colaboraram com elaboração de cartazes/painéis com mensagem ao combate do câncer de mama, nosso diretor institucional, Edvino Borkenhagen, muniu-se de máquina fotográfica e registrou o que viu em 31/10/2011 no Shopping JL Cataratas o qual abriu espaço para a exposição. Antes havia mais trabalhos expostos os quais seguiram para outros locais, entre eles o Edifício Classic, no qual funcionam diversas secretarias municipais.

Tomamos a liberdade de, sem compromisso com quem quer que seja, fotografar as obras de arte, para publicá-las nesta página com o intuito de valorizar o esforço dos autores e incentivadores. Clicando nas fotos menores você poderá vê-las ampliadas.

Aprecie o trabalho dos artistas!

Mostra de cartazes em 31/10/2011 no Cataratas JL Shopping

Escola Municipal Professor Benedicto João Cordeiro

Marci Berlanda (mãe)

Alunos: Emilly Berlanda da Silva, Maria Eduarda Machado e Luiz Felipe Rodrigues

CMEI Ramona Rodrigues Dotto

Coordenadora: Anarlei de Castro

Prof: Tereza Rozane de Souza e Valdinéia C. Badaró

Mãe: Luana Tais da Rosa

Aluno: João Matheus Ferreira

Escola Municipal Duque de Caxias

Professora: Maria de Abreu

Série 4º ano - Turma C

Alunas: Ana Beatriz Monteiro e Bianca Beatriz Augusto Ventura

Escola Municipal Frederico Engel

Professora: Valéria de Oliveira Fernandes

Colaboradora: Jussara Ferreira Krumenauer

Técnica: Patchwork

CMEI SÃO FRANCISCO

Escola Municipal Ponte da Amizade

Avenida Tancredo Neves - 3159

Telefone: 3901 3387

Jardim Jupira - Foz do Iguaçu

CMEI Três Lagoas

Professoras: Márcia, Fabelie e Carla

CMEI José Vidal

Colaboradores: Todos funcionários do CMEI, em especial: Alaídes S.Dias e Juliane Cristina Pereira

Centro Municipal de Educação Infantil Ouro Verde

Confecção: Andréia, Angelita, Cátia, Cleonice, Carolina, Débora, Eliane, Elisane, Franciele, Fabiana, Jane, Luciana, Maria, Norma, Raquel, Rosimari, Rosilda, Simone, Seloi, Sirlei e Yone

CMEI: Bárbara de Matos Januário

Equipe de professores

Casa Ofício

Turma: Escolaridade

Oficinas de artesanato (Profªs Marisa e Angela)

CMEI Moraci Favassa Venson

CMEI Novo Horizonte

Colaboradoras: Cleonice Martins, Ines Vieira, Ingrid Garcia, Juliana Aparecida

CMEI Maricota Basso

Participantes: Onilza Malherbi, Ezaltina de Castilha, Maria Railda e Maria Ramona

CMEI Campos do Iguaçu

Alunas: Nadiny Juli Ruby, Flávia, Jully.

Equipe Pedaógica

Escola Municipal Cândido Portinari

Professora Mara

Camisaria Colombo

Detalhe da identificação

Bem em frente à exposição

Quarteto da Camisaria, guardiãs da exposição:

Sandra, Márcia, Rose e Elizandra. Pela localização estratégica da loja, elas 'vigiam' as exposições.


 

Jornal A Gazeta do Iguaçu - Edição 6.996 - http://www.gazeta.inf.br  - 31 de outubro de 2011

Cidade

Saúde vai realizar mais 2.300 mamografias em Foz do Iguaçu

Da Redação

Extrato e Comentários: Boa parte das mulheres que ainda não realizaram o exame das mamas poderá ser contemplada pela ação da Secretaria da Saúde, até o final do ano quando a intenção é alcançar mais 2.300 mamografias. Independente do empenho por parte do Município de Foz, cada mulher deve motivar-se a fazer o autoexame. Percebeu algum nódulo, algo estranho, procure o posto mais próximo! A Campanha, com programação em várias unidades de saúde, sempre foca a prevenção, pois em 80% dos casos há cura. Se descoberto em estágio inicial, aumenta para 95% a possibilidade de cura.

A primeira-dama, Dona Tutti, disse que a meta é zerar os casos de câncer de mama na cidade. Enfatizou: "A mulher é o centro da família. Por isso é importante que ela cuide da saúde. Quando o câncer tira uma mãe da família, os outros ficam enfraquecidos e à mercê de vários problemas".


 

Na Borkenhagen o Outubro Rosa ficou multicor

Para não impor a padronização, mas manter o foco no que realmente é o objeto da campanha, os integrantes da Borkenhagen Contabilidade tiveram o privilégio de escolher a cor da camiseta para nela ser aplicada a logo própria da adesão da Borkenhagen à campanha de Combate ao Câncer de Mama. A logo foi desenvolvida pelo artefinalista Clayton Ferreira, da Gráfica Joli, e a arte na camiseta pela designer Manuelle Nascimento, da Estatex, como já consta anteriormente publicado. O custeio das camisetas foi proporcional. Todos (que aceitaram vestir a campanha) se julgaram comprometidos, também, financeiramente, o que prova a busca da unidade na Equipe.

O time feminino (e a mascotinha)

O time masculino

Todos os integrantes 'internos' da Equipe Borkenhagen, tendo à frente a nova 'mascote' Thiffany


 

Jornal A Gazeta do Iguaçu - Edição 7.001 - http://www.gazeta.inf.br  - 07 de novembro de 2011

Caderno2

Exposição de colagens, pinturas e paineis no Edifício Classic

Extrato e Comentários: O que anteriormente esteve exposto no Shopping JL Cataratas, passou a ser disponibilizado, para apreciação, para a população que vier buscar algum serviço em um das diversas secretarias instaladas no Edifício Classic.

Mulheres com idade superior a 40 anos são o alvo principal desta campanha. Assim crianças e professores se uniram e produziram efetivas obras de arte de alerta, para que as mulheres façam o autoexame.

Até dia 20, só para lembrar, quem acessar o sítio do município: www.pmfi.pr.gov.br e selecionar o link da Fundação Cultural poderá participar inscrevendo uma frase ou slogan, concorrendo a prêmios. Igualmente os estabelecimentos comerciais poderão concorrer com a vitrine melhor decorada.


 

Borkenhagen fotografa cartazes/painéis em exposição - Edifício Classic

Para que as obras primas, dos já 'ilustres artistas' iguaçuenses, fiquem conhecidas do público que possamos alcançar, nosso diretor institucional, Edvino Borkenhagen, com câmera na mão, registrou, em 08/11, a exposição de paineis no saguão do Edifício Classic, onde funcionam diversas secretarias municipais.

A nossa cota de envolvimento comunitário, possível, vem sendo completada passo-a-passo.

Se a Secretaria Municipal de Educação valorizar o que aqui gratuitamente disponibilizamos, e o divulgar entre os autores, por certo estes se empenharão, ainda mais, em repassar sua mensagem a todos que possam alcançar. Disponham!

 

Vista parcial do saguão do Edifício Classic, com mais paineis expostos

CMEI Jardim Vitória

Professora: Suylene

Casa Ofício - Oficinas de Artesanato

Colaboração: Fisioterapeuta Morgani

CMEI Mamãe Agenora

Escola Municipal Emílio de Menezes

CMEI Júlia Ferrais

Equipe Júlia Ferrais

Casa Ofício

Professoras: Angela e Lucila

CMEI Professora Josinete Holler Alves dos Santos

CMEI Professora Suzana M.Balen

Professora: Suellen Horst

Escola Municipal Cândido Portinari

Professora: Raquel

Como houve diversos participantes na construção deste painel, entendemos ser conveniente registrar o nome de todos.

 

Que isso não prejudique os demais que também tiveram vários autores!

 

Esse registro foi voluntário, não tendo a Borkenhagen qualquer compromisso com a organização do evento, mas que represente que, de fato, nossa equipe se comprometeu com a luta contra o câncer de mama!

CMEI Victório Basso

Detalhe dos autores do painel à esquerda

Mãos amparam seios - Esc.Mun.Emilio de Menezes


 

Site Sua Cidade - http://www.suacidade.org - 09 de novembro de 2011

Foz do Iguaçu: Campanha contra o Câncer de Mama terá Jantar de encerramento

Fonte: http://www.pmfi.pr.gov.br/portal2/home/

Extrato e Comentários: O Jantar Rosa que acontece na sexta-feira, dia 11, a partir das 20h30 no Rafain Palace Hotel marcará o encerramento da 5ª Jornada de Prevenção ao Câncer de Mama 2011, realizada em Foz do Iguaçu e coordenada pela primeira-dama do município Hildegard Ghisi. O evento contará com a apresentação da premiada pianista paulista Eudóxia de Barros, que irá executar músicas do compositor e pianista húngaro Franz Liszt.

A pianista - Eudóxia de Barros nasceu em São Paulo em 1937. É uma pianista brasileira, importante figura da música erudita do Brasil. Estudou com Guilherme Fontainha, Nellie Braga, Lina Pires de Campos e o compositor brasileiro Osvaldo Lacerda, de quem foi esposa até o corrente ano, em virtude do óbito do mesmo. Aperfeiçoou-se na França, Estados Unidos e Alemanha. Venceu por unanimidade o concurso para solista da North Carolina Symphony, e foi solista da Cleveland Philharmonic Orchestra. Apresentou-se com grande brilho nas principais capitais do mundo e inúmeras cidades de todo o Brasil. Gravou 31 discos. Recebeu o Prêmio Nacional da Música outorgado pela Funarte em 1995.

Campanha - A programação da campanha conta com palestras educativas, exposições, orientações dadas por funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, nas unidades de saúde, escolas e creches. Bem como, por agendamento, em vários segmentos por toda a cidade, entidades, associações, hotéis, e no comércio em geral, que segue até dia 19 de novembro.

Concursos ?O tema continua sendo trabalhado com o apoio da comunidade. Nos concursos que vão premiar a melhor frase ou slogan sobre a prevenção do câncer de mama e o concurso que elegerá a melhor decoração de vitrine sobre o tema. As pessoas interessadas e o comércio da cidade e municípios dos países vizinhos, podem se inscrever até o próximo dia 20. As inscrições podem ser feitas no site da Prefeitura www.pmfi.pr.gov.br, acessando o link da Fundação Cultural. As fichas devem ser enviadas para o e-mail outubrorosa@pmfi.pr.gov.br ou entregues na Fundação Cultural, à rua Benjamin Constant, 62. A premiação será no dia 30 de novembro.


 

Jornal A Gazeta do Iguaçu - ,  - 09 de novembro de 2011

Paraná promove eventos de prevenção contra o câncer de mama

Da Redação - Fonte AENotícias

Extrato: Durante o mês de novembro, o Paraná realiza uma série de ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama, doença, que atinge mais de um milhão de mulheres em todo o mundo. No estado, cerca de 3,5 mil novos casos são registrados por ano. Em 2010, 759 mulheres paranaenses morreram em decorrência da doença. As secretárias da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, e da Saúde, Michele Caputo Neto, participaram na segunda-feira (7) da abertura dos eventos estaduais que marcam a luta contra a doença. Fernanda Richa pediu a multiplicação das informações sobre a doença e a adoção de práticas preventivas. ?font color="#CC0099">Ninguém melhor do que a própria mulher para conhecer seu corpo e identificar sinais que devem ser investigados. Isso deve ser feito constantemente, porque antes de cuidar da família, de quem a gente ama, é preciso cuidar de si própria? disse a secretária. ?font color="#CC0099">A mulher cuida de sua saúde e da família. Por isso, temos que intensificar as ações para derrubar os números de câncer de mama em nosso estado. Temos tecnologia para isso, e a detecção precoce é uma das garantias de cura da doença? afirmou Michele Caputo Neto.

Para a deputada Cida Borghetti, a lei 12.116, que instituiu o dia 27 de novembro como Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama, é uma vitória de todas as mulheres. ?font color="#CC0099">É um dia de mobilização para que todas as mulheres se unam para salvar vidas? disse

Chance de cura ?O médico oncologista da secretaria da Saúde Vinicius Budel falou sobre prevenção e controle do câncer de mama. Segundo ele, o aumento da longevidade é um dos fatores que têm contribuído para aumentar o número de casos da doença. ?font color="#CC0099">No entanto, nenhum tumor cancerígeno tem tanta chance de cura quanto o câncer de mama. Por isso, é essencial a detecção e o tratamento precoces? completou. Budel ainda detalhou o processo de formação de células cancerígenas e a importância de um acompanhamento adequado da paciente desde a primeira suspeita, bem como do início imediato do tratamento. Ele agradeceu o empenho da bancada paranaense em aprovar os recursos para a central de laudos e as unidades da mama.

Curitiba já tem uma unidade da mama, no Hospital das Clínicas, e estão previstas outras três em Londrina, Maringá e Cascavel. “Com essas quatro unidades funcionando com equipes capacitadas para atender a mulher paranaense, com certeza derrubaremos os números de câncer de mama no Paraná? afirmou.

Programação ?No dia 21 de novembro, o Governo do Estado reunirá primeiras damas, deputadas, vereadoras, servidoras públicas e convidadas para uma exposição e debate sobre câncer de mama. O encontro será realizado no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, das 9 às 12 horas. No dia 27 de novembro, será realizada uma caminhada com o tema “Unidos pela Vida: Vista-se de Rosa? O percurso será da Praça do Japão até o Parque Barigui, com início previsto para as 9 horas.


 

Jornal A Gazeta do Iguaçu - Edição 7.005 - http://www.gazeta.inf.br  - 11 de novembro de 2011

Geral b2

Encerramento do Outubro Rosa com recital de Eudóxia de Barros

Daniela Valente - Reportagem

Extrato e Comentários: Grande espetáculo foi programado para disseminar ações e informações para o combate ao câncer de mama. Primeiro, com entrada franca propiciada pela Fundação Cultural, o recital de Eudóxia de Barros.

Depois o Jantar Rosa, também no Rafain Palace Hotel, cuja venda de convites terá como destino do resultado, a AAVD - Associação Amigos Viva com Dignidade, que atende pessoas em tratamento contra o câncer. A casa de filantropia funciona ao lado do Hospital Costa Cavalcanti, na Vila A.

Não se cansaram os que por trabalho de telemarketing, via Provopar, convidaram pessoas a aderir ao jantar.

Durante a festa ocorrer homenagem à médica Célia Broffmann, que coordena a AAVD. A campanha já homenageou o médico, iguaçuense, cancerologista Arnaldo Cortez, no evento de lançamento da campanha, na Praça do Mitre.

 Parceiros

Para orientação do público, passível de ser alcançado, com relação à prevenção da doença, parceiros se somaram, contando nesta edição com show de fogos de artifício, em substituição à caminhada de edições anteriores, além do lançamento de dois concursos culturais: Melhor frase e melhor vitrine.

A Secretaria de Educação, através de 40 escolas e entidades, refez o projeto anterior, englobando maior número de pessoas na produção de cartazes (já publicados acima) feitos por alunos e professores. Algumas escolas, além do cartaz, fizeram panfletagem, entre seu público, interno e externo, com apelo à prevenção.

A Secretaria da Saúde foi encarregada de ofertar palestras gratuitas, em empresas e entidades, sobre a importância da prevenção. Esse trabalho foi fundamental para que bons resultados fossem possíveis.

A Borkenhagen Contabilidade levou a campanha para toda sua equipe, bem como a seus clientes. "Optamos por adotar a máxima de que as pessoas podem duvidar do que você diz, mas elas acreditarão no que você faz, e trouxemos a campanha para dentro da empresa", disse o diretor institucional, Edvino Borkenhagen. Para ele, a ação propicia um verdadeiro exercício de responsabilidade social. "Na verdade, responsabilidade social é devolver um pouco do tanto que se conquista graças à permissão que o município nos dá para atuarmos na atividade que escolhemos. Resumindo: todo aquele que recebe o alvará de licença, um sistema tributário compatível e as condições para trabalhar e lucrar, tem o compromisso de devolver algo em benefício da coletividade, seja no seu entorno, seja de forma mais ampla", segundo Borkenhagen.

A empresa está envolvida na campanha desde 2009, quando tornou essa integração mais efetiva, optando pelo uniforme rosa, broche para com o uniforme oficial da empresa, durante o período da campanha e fazer um resgate do que foi possível alcançar de material publicado na imprensa local, os destaques da participação de entidades no tocante à iluminação em rosa.

Este ano adotou sua própria logomarca, expondo também um banner em seu estabelecimento, para através disso atingir mais eficientemente sua clientela. A movimentação deve ter duração até o final de novembro.

Comentário - A Borkenhagen realizou sorteio de três camisetas entre clientes, sendo privilegiadas: Juliane, da Master Farma, da Av.Brasil; Jucilene, da Vidraçaria Destake, da Rua Almirante Barroso; e Mariza, da Mayer Especiarias, da Vila Portes. O testemunho da cliente Juliane da Silva Amboni Pancier demonstra também o sentimento de alegria das demais sorteadas: "Então eu também vou vesti-la às sextas-feiras, e também em outros dias e locais que me seja possível transmitir essa linda mensagem!".

Dos membros de equipe as manifestações foram diversas, das quais destacamos:

- Adriana: "Quando uso a camiseta da campanha, sinto que posso mostrar às outras pessoas a importância que a vida tem, e o quanto é indispensável o cuidado com a saúde do nosso corpo para estarmos realmente de bem com a vida.";

- Eunice: "Usando a camiseta da campanha, passo uma mensagem de alerta a quem me vê vestida com ela.";

- Melissa: "Movida pelo clima que há entre os membros de equipe, de minha parte, para divulgar a campanha, tenho vestido a camiseta em vários locais, onde muitos possam me ver e receber a mensagem.";

- Vanessa: Admiro o envolvimento da Borkenhagen nesta campanha, como em tantas outras, sempre procurando o bem-estar de todos da equipe e da comunidade.";

- Eduardo: "Quando vejo a camiseta da campanha, encomendada pela Borkenhagen, sinto orgulho por fazer parte disto. Este é o mesmo sentimento quando vejo o nome da empresa estampado em diversas campanhas voltadas para o bem comum, como a campanha Anti-fumo, o apoio ao Vote Cataratas, o incentivo ao Funcriança, entre outros."

O slogan da logo: "BORKENHAGEN CONTRA O CÂNCER DE MAMA - ESTAMOS DE OLHO!"

O slogan do Banner e da Camiseta: "CUIDE DE SUAS MAMAS! NÓS ESTAMOS DE OLHO!".

Assim como a empresa de contabilidade, outras também aderiram à causa.


 

UDC Notícias - Ano X - Edição nº 428 - http://www.udc.edu.br  - 11 e 12 de novembro de 2011

 

Turismo

Acadêmicos da UDC apoiam o Outubro Rosa

Extrato e Comentários: A noite de 31 de Outubro permanecerá na mente de muitos acadêmicos por longo tempo, diante das informações que lhes foram transmitidas em palestra que a princípio teve a intenção de reunir as acadêmicas do curso de enfermagem na luta contra o câncer de mama. Alunos de diversos cursos participaram. A enfermeira e professora Denise Peres de Almeida, mencionou personalidades conhecidas acometidas de câncer e observou que 80 a 90% das causas do câncer estão associadas a fatores internos como a genética, e a fatores externos como: cigarro, pílula anticoncepcional e até alimentos. Enfatizou, com relação ao câncer de mama que o autoexame é muito importante. Alunas que participaram reconheceram a importância da palestra, a importância de repassar conhecimento, a importância de a mulher fazer o autoexame. Para a formação de enfermeiros o tema foi de grande valia, conforme publicado no periódico.

As fotos são obra de Jéssica Barbosa, gentilmente cedidas para esta divulgação da Campanha.

 

Acadêmicas de Enfermagem e de outros cursos que participaram, na UDC, da palestra sobre o Câncer de Mama

Professora Denise que proferiu a palestra no Teatro Elias Hauagge

Enfermeira, professora Denise Peres de Almeida em palestra no Teatro Elias Hauagge, sobre o câncer de mama, em atividade alusiva à 5ª Jornada do Combate ao Câncer de Mama, dirigida a acadêmicos da UDC.

Acadêmicas de Enfermagem

Em cena, acadêmicas de enfermagem que participaram da palestra. Representando a campanha, todas as acadêmicas vestiram rosa para fazer parte do Outubro Rosa. A ação visa a conscientização para o autoexame e a importância do diagnóstico precoce da doença.


 

O 3º JANTAR ROSA FOI ESPETACULAR, SABE POR QUÊ?

Em 11/11/2011, precedido pelo concerto de piano pela gloriosa Eudóxia de Barros, aplaudida de pé, o evento contou com a participação maciça da comunidade representada pelos mais variados setores.

O concerto esteve composto por obras de Franz Liszt, Osvaldo Lacerda, Zequinha de Abreu, Ernesto Nazareth e Louis Moreau Gottschalk, com a "Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro". À saída teve quem disse que Gottschalk, na verdade foi o autor do Hino Nacional, e que a versão que utilizamos é como 'plágio' da obra do músico norte-americano, de Nova Orleans, na época residente no Brasil, e aqui falecido em 18/12/1969.

A pianista teve de conter a emoção ao falar de seu ex-esposo, falecido em 2011,

Durante o jantar, a justa homenagem à Dra.Maria Célia Bezerra Ferrer e Silva Broffmann, pelo que tem feito através da AAVD - Associação Amigos Viva com Dignidade, que atende, na Vila A, famílias que lutam contra o câncer para que tenham vida com dignidade, foi o ponto alto do evento.

A campanha tem como data final 19/11, mas nossa meta é permanecer de olho em você, principalmente em você que já passou dos 40 e não tem feito seu autoexame das mamas. Não custa! A busca por fatos ocorridos, divulgados, publicados, para incluí-los nesta página, representa nossa motivação em apoiar tão nobre iniciativa. Assim, nosso envolvimento fica demonstrado, na página.


 

Jornal A Gazeta do Iguaçu - Edição 7.005 - http://www.gazeta.inf.br  - 21 de novembro de 2011

Geral a8

Premiação de concurso encerra Campanha contra Câncer de Mama

Thays Petters - Kiko Sierich

Extrato e Comentários: Inúmeras ações foram levadas a efeito desde o início da Campanha Outubro Rosa, para atingir seus objetivos, dentre eles, palestras, shows artísticos, confecção de cartazes/painéis, exames de mamografia, o Jantar Rosa, a apresentação da pianista Eudóxia de Barros, o apoio de entes jurídicos e o concurso de melhor frase e de melhor vitrine.

A primeira dama municipal, Hildegard Litzinger Ghisi (Dona Tutti) disse: "Essa foi a campanha mais linda que eu já coordenei". Reconheceu que o fortalecimento das ações foi possível graças à adesão da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Saúde, da Fundação Cultural e do empresariado. Pessoas do comércio e de serviços, 'vestiram a camisa', médicos deram palestras, as secretarias incluíram a campanha no orçamento do próximo ano. A participação de todos foi fantástica.

A presidente do Provopar, Judite Dalcin disse que as metas foram atingidas graças ao apoio de todos os participantes diretos e da população, mais consciente sobre a doença. O investimento maior no lançamento e a participação maciça da população é que possibilitaram o sucesso, disse.

Programação

Os exames de mamografia de 17 de setembro a 19 de novembro tiveram grande procura, podendo ainda as interessadas a unidade de saúde para receber orientações de prevenção e realizar exames.

O Jantar Rosa, antecedido pelo recital pela pianista Eudóxia de Barros, realizado dia 11, propiciou renda que será revertida para a AAVD que atende pessoas em tratamento contra o câncer.

Apoio

Boa parte do sucesso foi possível graças ao  empresariado local, com ações de prevenção e orientação.

A Borkenhagen Contabilidade é uma das empresas que literalmente "vestiu a camisa" contra o câncer de mama.

Como disse o contador Edvino Borkenhagen "A princípio, nas campanhas de combate ao câncer de mama, a participação era de maneira tímida, mas eram divulgadas as atividades, bem como o Jantar Rosa.

A partir de 2009, a participação passou a ser mais efetiva, vestindo a equipe com a camiseta da campanha.

Já em 2010, além de iluminar a entrada do estabelecimento de rosa, mandamos confeccionar broches para uso com o uniforme durante o período da campanha.

Agora, em 2011, além das camisetas, criamos nossa própria logo de adesão à campanha, encomendamos um banner e definimos o slogan.

  Para Borkenhagen a campanha representa a responsabilidade de cada cidadão. "Na verdade, responsabilidade social é devolver um pouco do tanto que se conquista graças à permissão que o município nos dá para atuarmos na atividade que escolhemos", disse.


 

Jornal A Gazeta do Iguaçu - Edição 7.026 - http://www.gazeta.inf.br  - 02 de dezembro de 2011

Entretenimento

Campanha Câncer de Mama premia melhores frases

Por Redação

Extrato e Comentários: As seis melhores frases sobre a prevenção do Câncer de Mama, já foram escolhidas e a premiação será no dia 09 de dezembro às 20h na Fundação Cultural. O concurso integra as várias ações realizadas pelo município, na 5ª Jornada de Prevenção ao Câncer de Mama 2011, coordenada pela primeira-dama de Foz do Iguaçu Hildegard Ghisi, a “Dona Tutti?

Os vencedores e suas respectivas frases foram:

1° lugar: Gisele Paiva ?“Mulher! No toque das mãos, nos exames convencionais ou digitais, fazendo a prevenção, sempre há solução!?

2° lugar: Maria José Bianchi Paiva ?”Sinta seu corpo, ouça seu médico, reveja seus conceitos, vá além do seu tempo! Vida plena é o seu direito!?

3° lugar: Guido Paro Neto ?“Câncer de mama, se não der para evitar dá para curar. Caia de peito nessa luta!?

4° lugar: Liliana Mertig Duarte ?“Câncer de Mama MATA! Previna-se. Não deixe esse mal se instalar em seu peito!?

5° lugar: Juliano Aparecido da Silva ?“Mãe, para mim você é indestrutível, mas para o câncer não. Previna–se faça o teste do câncer de mama!?

6° lugar: Lenir dos Santos ?“Mulher, você que tem peito, lute. Previna-se contra o câncer de Mama!?

Premiação ?1º lugar ?Um final de semana no Iguassu Resort (para duas pessoas); 2º lugar ?Uma diária com refeição para duas pessoas no Rafain Palace Hotel; 3º lugar ?Passeio no parque das Aves, Macuco Safari e almoço no Porto Canoas (para duas pessoas); 4º lugar ?Uma bicicleta (Bicicletaria Fraida); 5° lugar ?Vale compras Pernambucanas no valor de R$ 150,00; 6º lugar ?três cortesias no Acquamania.

Comissão ?para a seleção das melhores frases foi constituída uma comissão com cinco membros formada por: Cátia Regina Guidio Alves de Oliveira, Fátima Regina Bergonsi Debald, Claudimery Chagas Dzierva, Denise Rosana da Silva Moraes e Hilda Rorato Maciel.

O concurso cultural conta com apoio da Fundação Cultural, Secretaria Municipal da Saúde e Educação, Provopar e Itaipu Binacional.


 

Jornal A Gazeta do Iguaçu - Edição 7.034 - http://www.gazeta.inf.br  - 16 de dezembro de 2011

Caderno2

2.200 mamografias durante Jornada de Prevenção ao Câncer de Mama

Extrato e Comentários: Foz do Iguaçu encerra a 5ª Jornada de Prevenção ao Câncer de Mama contabilizando 2.200 mamografias gratuitas nas unidades de saúde. Deu média de 600 exames por mês.

A participação da comunidade ficou espelhada pela exposição de cartazes e painéis elaborados por alunos e professoras de Centros de Educação Infantil e escolas municipais.

Cerca de 10 mil mortes ocorrem por ano no Brasil, vítimas de câncer de mama. Em Foz, há 5 anos ocorriam 45 mortes. No último ano o número baixou para 15, mas a meta é zerar a estatística. O município faz a sua parte, investindo em equipamentos, em orientação, em divulgação, cabendo à população o autoexame e a busca pela mamografia, se necessário.

O evento de encerramento que contou com a participação de secretários municipais e dirigentes de entidades parceiras e a premiação das melhores frases e as melhores vitrines. A foto foi cedida pela AMN.

Melhores frases - Já publicamos acima, as melhores frases escolhidas pelos jurados. Agora os autores das 6 frases selecionadas receberam os prêmios doados por empresas parceiras.

Melhores vitrines - Focando o tema "Câncer de Mama", a loja Kamalito (Centro) alcançou o primeiro lugar, enquanto que a loja Lírio Amarelo (Vila "A") conquistou o segundo lugar.

 

Colunistas que abriram espaço em suas colunas para apoiar a campanha. Parabenize-os!

Agradecemos a todos que acompanharam este compêndio até o final.

Assim, têm certeza do que fizemos e do que representa nosso envolvimento com a comunidade.

Avenida Salvador Guerra, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados