INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Entretenimento | Curiosidades | Arquivos | Cores Litúrgicas

Cores Litúrgicas

As igrejas cristãs adotam o que chamam de Ano Litúrgico, ou Ano Eclesiástico, ou Ano da Igreja para ordenar suas celebrações. O Ano da Igreja inicia com o 1º domingo de Advento. Advento é o período de 4 domingos antes do Natal.

Durante esse "Ano da Igreja", há o período festivo e o não-festivo.

O período festivo enaltece a Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), iniciando no 1º Domingo de Advento, e concluindo com o Domingo de Pentecostes, que simboliza a descida do Espírito Santo, quando se completa a Trindade.

Então vem o período não-festivo, também denominado no meio católico de Domingos Comuns, ou Tempo Comum. No meio evangélico, pelo menos entre as igrejas históricas (protestantes), os domingos são tratados como 'domingo após pentecostes'.

Todos os períodos do "Ano da Igreja" têm seus significados e suas cores litúrgicas, as quais também têm sua simbologia.

Por exemplo quem vai a uma missa (em igreja católica) observará que a estola (que vai sobre a batina) varia dependendo da época do ano, ou da celebração, e igualmente numa igreja protestante observará que a batina poderá ter a mesma cor durante o ano inteiro mas a estola trará desenhos, figuras (geralmente bordadas) com motivos diferentes, de acordo com a época do ano.

Os paramentos, tecidos que são colocados sobre o altar e sobre o púlpito, além do banner fixado na parede, evocarão a época em que os cristão vivem no "Ano da Igreja".

As cores litúrgicas, salvo pesquisa mais aprofundada acompanham o que está retratado na planilha abaixo:

BRANCO ou

DOURADO

Usado na Páscoa, no Natal, nas Festas do Senhor, e de Todos os Santos, exceto dos mártires. Simboliza alegria, ressurreição, vitória e pureza, brilho, sol da vida, nova vida.

 

VERMELHO

 

Lembra o fogo do Espírito Santo. Por isso é a cor de Pentecostes. Lembra também o sangue. É a cor dos mártires e da sexta-feira da Paixão. No meio luterano também é utilizada na comemoração da Reforma, evento ocorrido em 31 de outubro de 1517.

 

VERDE

 

É usado nos domingos 'Após Pentecostes', ou do Tempo Comum e nos dias da semana do Tempo Comum . O verde simboliza o crescimento e a esperança.

 

ROXO

 

Usado no Advento e na Quaresma. É símbolo da contrição, da penitência, expectativa e da serenidade. Também pode ser usado na confissão reservada, e nos atos fúnebres (missa de corpo presente, culto de corpo presente, e sepultamento).

 

PRETO

 

Sinal de tristeza e luto. A Igreja Católica a aboliu, utilizando o roxo. a Igreja Luterana a mantém nos funerais e por vezes na Sexta-Feira Santa (da Paixão de Jesus Cristo).

 

ROSA

 

O rosa pode ser usado no 3º domingo do Advento (Domingo Gaudete ou Domingo da Alegria) e 4º domingo da Quaresma (Domingo Laetare ou Domingo da Alegria). O ROSA é uma cor intermediária entre o ROXO do Advento ou da Quaresma e o BRANCO do Natal ou da Páscoa, para simbolizar as alegrias que já se aproximam.

As diferentes cores dos paramentos e das vestes litúrgicas têm o objetivo de manifestar exteriormente o período que se está celebrando na Igreja. Servem também para alertar o povo daquela religião, bem como os visitantes, a que se conscientizem de que a vida cristã não tem um modo único, fixo, imóvel de ser vivida perante Deus, mas que ela é dinâmica, vive épocas diferentes, para as quais as leituras bíblicas também darão ênfase ao que a IGREJA está celebrando naquele fim de semana, naquele período.

 

Especificamente com relação ao Advento destacamos as leituras comumente utilizadas, podendo haver variação. As igrejas utilizam a "Coroa de Advento", com 5 velas, sendo uma acesa a cada domingo, e a 5ª na noite de Natal, quando todas permanecerão acesas durante a celebração.

Leituras ao acender:

A 1ª vela: Isaías 9.1-7; 2ª vela: Isaías 11.1; 3ª vela: Lucas 1.76-79; 4ª vela: João 1.9; 5ª vela (a do centro da coroa): João 1.4

Avenida Salvador Guerra, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados