INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Orientações | Saúde | Arquivos | Inteligência nutricional

Inteligência nutricional

A preocupação com a produtividade e com o ganho de performance profissional nas empresas vem sendo foco de muitas pesquisas e discussões nos últimos 10 anos.

As causas e conseqüências do Estresse são, na maioria dos casos, os temas de mais interesse neste vasto campo da compreensão do ser humano.

Porém, à parte deste movimento, não menos importante para busca de uma condição de melhor bem estar e conseqüentemente melhores resultados, o nível de energia de uma pessoa durante sua jornada de trabalho está diretamente ligado a qualidade de seus resultados também no mundo corporativo.

Como um carro, nosso corpo gasta combustível, mas para sentir-se cheio de energia é preciso mais do que encher o tanque de calorias.

Se você se sente esgotado no meio de seu trabalho, tente mudar a dieta. "Comer bem pode melhorar a energia das pessoas", diz a nutricionista Nancy Clark, autora do guia de nutrição para o esporte. Afinal de contas, a comida é o combustível do corpo, e escolher alimentos altamente energéticos fará com que sua engrenagem funcione em força máxima. Isso significa tomar um bom café da manhã, fazer pequenas refeições a cada quatro ou cinco horas e escolher os alimentos certos.

Nutricionistas confirmam que um café da manhã rico em fibras sustenta o corpo. A farinha de aveia, por exemplo, apresenta rica mistura de fibras, que diminui a velocidade da digestão. Significa que o corpo recebe fluxo regular de energia, à medida que os carboidratos vão entrando na corrente sanguínea. Pode-se comer um doce ou pedaço de bolo para ingerir carboidratos, mas o fluxo de energia dos açúcares comuns é tão rápido que é seguido por queda brusca.

"Uma porção média de farinha de aveia, ao contrário, mantém níveis de açúcar do sangue altos por períodos maiores. Isso dá mais energia e faz com que a pessoa leve mais tempo para ficar com fome outra vez", diz Brian Morgan, médico da Flórida, que já trabalhou no Instituto de Nutrição Humana da Universidade de Colúmbia.

Os estudos vão mais longe e apontam uma alimentação certa para cada tipo de situação.

Se o trabalho além do expediente estava previsto, é possível se preparar de forma adequada com um cardápio rico em proteínas. Presunto, salame, frutos do mar e carne de porco entram nessa categoria. Sementes e feijões também são alimentos que mantêm a mente alerta e aceleram o raciocínio. E, se a notícia pegou você de surpresa, consuma alimentos ricos em açúcar, principalmente as frutas secas, que não atrapalham a digestão, potencializam o poder de concentração e são muito úteis nessas situações. Assim, você acaba a tarefa mais rápido e vai embora para casa.

Para situação onde você irá apresentar um projeto, a ansiedade natural pode ser um complicador para sua performance. Há o risco de falar demais e de atropelar os pensamentos durante a exposição. Por outro lado, o medo de ver suas idéias fracassarem pode gerar um bloqueio mental. "Para lidar com a ansiedade, são indicados alimentos que reduzem a aceleração dos pensamentos, mas mantêm a rapidez do raciocínio". Nessa lista estão: arroz, aveia, trigo, alface, alcachofra, romã, aspargo e palmito.

Para algumas pessoas, entretanto, a dificuldade é de se comunicar com clareza para influenciar os ouvintes. Nesse caso, o melhor é caprichar no consumo de carnes grelhadas, fígado, alcaparra e alimentos que têm sabor ácido, como molhos à base de maracujá e laranja.

Todos sabemos por experiência própria de que o modo como nos sentimos [fisicamente, mentalmente, socialmente, e espiritualmente] afeta e influencia nossa produtividade, e a alimentação tem um papel de grande importância neste processo. Vale à pena ficar atento, quando o assunto for produtividade e qualidade, e deixar aquela feijoada para o final de semana.

Avenida Salvador Guerra, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados