INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Orientações | Saúde | Arquivos | O dom de ouvir - Parte 02

O dom de ouvir - Parte 02

Exames

 

Conheça quais são os principais exames realizados na orelha

Audiometria

Tonal, Infantil Condicionada, Comportamental e Ocupacional. Exame que verifica o quanto a pessoa escuta.

Audiometria de Campo

Exame que realiza a audiometria infantil condicionada, indicado para crianças menores que não permitem a colocação dos fones e também para as pessoas que utilizam prótese auditiva, com o objetivo de medir se aumentou a capacidade auditiva e verificar sua adaptação.

Eletrococleografia

Exame para auxiliar o diagnóstico de tonturas na Doença de Ménière.

Emissão Otoacústica (EOA)

Exame computadorizado usado para diagnostico precoce da perda auditiva em criança. É rápido, indolor e bastante confiável.

Estudo P300

Geralmente este exame é feito em crianças com deficiência de atenção, dificuldade de aprendizado escolar e hiperativas, que parecem não estar entendendo o que está sendo falado a elas. Se este exame der resultado positivo a pessoa pode ser encaminhada para iniciar a terapia de estimulação com fonoaudióloga e assim poderá alcançar a melhora ou até a solução do problema.

Imitanciometria

Detecta patologias da orelha média e completa os resultados da audiometria.

Potencial Evocado Auditivo de Tronco Cerebral (Bera)

Mede o limiar auditivo (menor intensidade de um som que pode ser percebido pela orelha) em pessoas que não colaboram na audiometria convencional (crianças de baixa idade, idosos, deficientes físicos ou mentais) e estuda as vias auditivas. Evita a simulação de casos de perdas auditivas por ruído no trabalho. Este exame pode ser utilizado em teste pré-admissional e demissionais.

Processamento Auditivo

Tem a função de detectar disfunções no processamento auditivo. Essas disfunções acontecem quando a pessoa tem dificuldades de compreender o que está ouvindo. Geralmente crianças hiperativas, que mesmo sem problemas ao ouvir, não conseguem compreender as informações que chegam ao cérebro através da audição.

Reabilitação Vestibular ou Labiríntica

É um tratamento realizado de forma individual e personalizada onde exercícios físicos são usados para aumentar a capacidade de percepção do sistema de equilíbrio e para diminuir a intensidade de sintomas como a tontura e a vertigem, proporcionando uma melhora da qualidade de vida.

Retreinamento do Zumbido

O objetivo deste tratamento é diminuir a percepção do zumbido, através de estímulos sonoros. São usadas técnicas com o intuito de diminuir o incômodo do barulho produzido pelas orelhas constantemente, podendo alcançar em alguns casos até o desaparecimento por completo do sintoma ou pelo menos a adaptação ao problema.

Reabilitação da Função Tubária

Tratamento indicado para pessoas que apresentam mau funcionamento da tuba auditiva (sensação de orelha tampada).

Terapia do Processamento Auditivo

Indicado às pessoas com dificuldades de compreensão e desenvolvimento da linguagem.

Vectoeletronistagmografia (Vecto ou Veng)

Indicado para pessoas que apresentam tonturas, crises de vertigem, instabilidade, sensação de flutuação ou casos neurológicos com suspeita de comprometimento cerebral com resultados precisos (doenças cerebrais).

 

Cirurgias

 

As principais cirurgias realizadas na orelha e quando elas são indicadas

É importante lembrar que as cirurgias são realizadas somente em último caso. Sempre depois que todos os tratamentos possíveis foram realizados, mas por não alcançarem o sucesso esperado, só então que o procedimento cirúrgico é indicado para que a cura seja alcançada ou pelo menos uma considerável melhora.

Estapedectomia

É realizada no tratamento da Otosclerose que provoca a fixação (endurecimento) do estribo) osso localizado na orelha média). Durante a cirurgia é feita a substituição do estribo prejudicado por uma prótese com formato aproximado.

Timpanomastoidectomia

A cirurgia é realizada para tratamento do Colesteatoma impedindo seu crescimento.

Timpanoplastia

Essa cirurgia é realizada para reconstruir a membrana timpânica perfurada. Essa perfuração acontece principalmente quando a pessoa apresenta Otite média repetidas vezes e porque algumas das infecções não foram tratadas corretamente.

Timpanotomia (para colocação de tubo de ventilação)

É realizada quando a pessoa apresenta Otite média serosa, que provoca o acúmulo de secreção dentro da orelha média. A cirurgia consiste na colocação de um tubo de ventilação (uma prótese em formato de tubo que liga a orelha média à externa) permitindo o equilíbrio das pressões dentro e fora da orelha média. Essa cirurgia é realizada principalmente em crianças, por apresentarem Otites médias frequentes.

 

Está gostando e aproveitando as informações? Então aguarde a próxima publicação, onde iremos informar sobre audição nas crianças e um teste para saber como anda a sua audição.

Avenida Salvador Guerra, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados