INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Orientações | Saúde | Arquivos | Informações sobre Psoríase

Informações sobre Psoríase

Brasil participa de movimento de conscientização

no dia mundial da Psoríase

 

No sábado 29 de outubro, em 82 paises estarão sendo realizadas ações de conscientização pelo Dia Mundial da Psoríase. Uma data dedicada às pessoas com psoríase, instituída mundialmente, pelo Word Psoríase Day no ano passado, para gerar um grande movimento de conscientização e luta contra o preconceito e a discriminação.

Em várias cidades brasileiras serão realizadas, atividades voltadas às pessoas que têm a doença e a população em geral.

Estão se mobilizando para essa ação de conscientização entidades que interagem com as pessoas que têm psoríase, entre eles o GAPIP, o CBP Centro Brasileiro de Psoríase e as Associações de Apoio as Pessoas com Psoríase localizadas em várias cidades brasileiras.

 

A psoríase

 

É uma doença de pele, que pouca gente sabe ao certo como é, mas quem a vê fica constrangido e quem a possui, procura escondê-la. A psoríase piora no inverno em função da ausência do sol e pelos banhos prolongados e é uma doença que ainda não tem cura conhecida. Ela provoca a formação de placas avermelhadas e com escamas esbranquiçadas de pele, que a deixam grossa. Geralmente aparece nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo, mas pode acometer qualquer área e até, em casos mais raros, o corpo todo. A aparência explica o nome psoríase, que do grego, significa “sarnento” e que por mais de mil e duzentos anos foi confundida com a Lepra. O curioso é que embora acometa 2% da população mundial, em qualquer idade e igualmente em ambos os sexos, pouco vemos na mídia e raramente ouvimos uma pessoa nos contar que tem psoríase. 

A psoríase não atinge só o indivíduo, mas toda família e amigos. Em 30% dos casos pode ser transmissível geneticamente. Também não atinge só a pele, mas afeta o comportamento, convívio social e até a personalidade. Por esse motivo, muitas pessoas que têm psoríase, são vistas com estranheza pela sociedade, sendo vítimas de preconceitos. 

 

Os parceiros

 

São parceiros desse grande movimento de conscientização: 

 

ABC – Associação Brasileira de Cosmetologia, ABEC – Associação Brasileira de Estética e Cosmetologia, ABP – Associação Brasileira de Podologos, APARH – Associação Paulista de Recursos Humanos, ANFARMAG – Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais, Ânggulo Comunicação Estratégica, Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, ASSOCEMSP - Associação dos Profissionais de Cosmetologia, Estética e Maquilagem de São Paulo, Belezain, Câmara Municipal de São Paulo, CBP – Centro Brasileiro de Psoríase, CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Cruz Vermelha Brasileira – Filial do Estado de São Paulo, GAPIP, Leone - Casa dos Equipamentos, LIONS Club, LBV – Legião da Boa Vontade, Rotary International, METRÔ, Revista Personalité, SENAC – Saúde, Secretaria de Participação e Parceria, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, SBLMC - Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, SPTrans, UNIFESP e UNIBAN.

 

Está em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo, o projeto de lei nº 0742/2003 de autoria do Vereador, atual Secretário Gilberto Natalini, o qual visa criar uma política pública de apoio às pessoas que têm psoríase, dentro do município.

 

“Considero o projeto de lei nº 0742/2003, um dos mais ousados para a promoção da saúde e bem estar das pessoas com Psoríase. A experiência nos mostra, que para mudar a história da Psoríase em nosso País, é fundamental dar continuidade a parceria entre o poder público, iniciativa privada e as Associações de Apoio às Pessoas com Psoríase”, afirma o diretor do Centro Brasileiro de Psoríase – CBP, Dr. Cid Yazigi Sabbag. 

 

Mais informações poderão ser encontradas nos sites:

 

- WPD - www.worldpsoriasisday.com

- CBP www.cbp.med.br

- GAPIP www.gapip.com.br

- Psoríase.org - www.psoriase.org

 

- Ânggulo Comunicação Estratégica

Sandra Pegorelli

Fone: 11 5031-2707 e 11 9282-8862

E-mail: sandra@anggulo.com.br / www.anggulo.com.br

Avenida Salvador Guerra, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados