A próstata precisa existir nos homens?

Coluna Mensageiro
– A próstata é uma glândula no homem que tem a função de ajudar a nutrir os espermatozoides para a reprodução. O crescimento da próstata é benigno e natural, mas precisa de acompanhamento. Apreciando pela razão, a próstata só não precisa existir em homens castrados.

Não é regra, mas as pessoas gordas, as pessoas que fumam e as que não praticam exercícios, são as maiores candidatas a ter problemas com a próstata. Eis algumas dicas para prevenir problemas com a próstata:

  1. Adotar uma alimentação saudável e equilibrada;
  2. Não usar tabaco (cigarro, charuto, narguilé, cigarrilhos, …);
  3. Evitar uso excessivo de álcool (ficar bebum);
  4. Tratar doenças como diabetes, pressão alta e colesterol elevado;
  5. Manter o peso saudável; e
  6. Praticar atividades físicas regularmente.

Há recomendações simples de cuidados naturais que podem ajudar a não ter problemas com a próstata, como:
– Não segurar a urina, mas urinar quando der vontade, sempre que possível;
– Evitar ingerir muitos líquidos de uma só vez, ao fim da tarde, antes de ir dormir, ou em locais onde não existe banheiro próximo, ou de fácil acesso;
– Fazer exercícios físicos e fisioterapia para fortalecer os músculos pélvicos.
Custa muito isso? Claro que não! Mas requer determinação e valorização do seu próprio bem estar!

Tá, mas a próstata aumenta de tamanho em todos os homens? Sim, ela aumenta. O porquê do aumento da próstata ainda é desconhecido pelos médicos.
Um dia, integrando um grupo de empreendedores, em visita ao Hospital Ministro Costa Cavalcanti, perguntei aos médicos que acolheram os visitantes, dentre eles o Dr.Ronei Rodrigo Rorato, se a atividade sexual mais intensa ou menos intensa teria algo a ver com o aumento da próstata, a resposta foi a mesma: Ainda não se sabe o real motivo desse aumento.

Faz sentido entender que o envelhecimento do homem bem como de seus testículos, seja um fator que resulte no crescimento da glândula.
Se recomendam que homens em idade madura façam o exame do toque, é porque entendem, os médicos, que com a maturidade do homem a vida sexual seja menos intensa, a glândula deixe de produzir o líquido seminal que ajude na condução dos espermatozoides e se torne preguiçosa, ociosa, ou flácida, tal como ocorre com músculos, a exemplo dos bíceps.

Todo homem que venha a ter a próstata aumentada de tamanho terá câncer de próstata? Bem, não é exatamente assim!
O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum, depois do câncer de pele não-melanoma. Há no entanto a chance de cura com margem acima de 90% se tratado no início. É por isso que o exame do toque deve ser feito o mais cedo possível (na idade madura, após 50 anos).
Claro que o homem brinca com a saúde, faz gracinha com o exame do toque, mas quando ele se vê alcançado pelo câncer, acaba a gracinha.

O exame do toque deve ser sempre acompanhado do teste sanguíneo, chamado PSA total. Quanto maior o nível de PSA no sangue, maior é a chance do paciente ter, de fato, câncer de próstata, declara o urologista André Matos de Oliveira, do Instituto Mário de Abreu.

Então quando ouves a Borkenhagen Contabilidade, em seu anúncio pela Rádio Cidade 100.1 FM, chamar a atenção dos homens, entenda que:
Novembro Azul é muito mais do que o toque!

Edvino Borkenhagen

Coluna Mensageiro – Registro 0123526, 18/08/2003 – Títulos e Documentos
Publicada em 05/11/2021 – Ano XXIV – Mensagem 1.215
Leitura crítica antes de publicar, por: Wagner Bogo

BORKENHAGEN 38 ANOS  ALERTANDO PELA SAÚDE DE MULHERES E HOMENS!

 

Deixar uma resposta