INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Artigos, Manifestos e Reflexões | Artigos | Aula Magna de Élisée Reclus: A questão é saber

Aula Magna de Élisée Reclus: A questão é saber

Nascido na França, Élisée Reclus é reconhecido na história como um geógrafo radical. Viveu de 1830 a 1905.

Participou ativamente da Comuna de Paris em 1871.

Preso por suas ideias e ações, foi deportado para Nova Caledônia (espécie de fim de mundo para a época) sendo sua pena comutada posteriormente para dez anos de banimento.

A partir de 1894, instalou-se em Bruxelas onde, sob sua impulsão, foi criada a Universidade Nova, bem como o Instituto de Altos Estudos, no qual lecionou.

Participou ainda de inúmeros jornais, revistas e brochuras. Mas é sobretudo o autor das extraordinárias obras de geopolítica “Nova Geografia Universal: a Terra e os Homens (19 volumes) e “O Homem e a Terra”(6 volumes), nas quais analisa a relação do homem com seu meio.

Os trechos que seguem são fragmentos do discurso proferido por Reclus na sessão solene do início do ano acadêmico da Universidade Nova de Bruxelas no ano de 1895:

Cabe a vós escolher, pois tendes a consciência de vossa responsabilidade; cabe a vós decidir como utilizareis o ensinamento de vossos professores e amigos, seja para amontoar em vossa memória palavras que logo esquecereis, seja para trazer convosco esse mundo de conhecimento que cresce incessantemente e do qual novo fato desperta um entusiasmo sempre inovador. [...] Vivificar a ciência pela bondade, animá-la com amor constante pelo bem público, tal é o único meio de torná-la produtora da felicidade, não só pelas descobertas que aumentam riquezas de todos os tipos e por aquelas que poderiam suavizar o trabalho do homem, mas, sobretudo pelos sentimentos de solidariedade que ela evoca entre aqueles que estudam e pelas alegrias que todo progresso suscita na compreensão das coisas. Essa felicidade é uma felicidade ativa: não é a egoísta satisfação de conservar o espírito em repouso, sem perturbações nem rancores; ao contrário, ela consiste no exercício árduo e contínuo do pensamento, no gozo da luta que o apoio mútuo torna triunfante, na consciência de uma força constantemente empregada. A felicidade à qual a ciência nos convida é, pois, uma felicidade que devemos trabalhar para conquistar todos os dias.
[...] A reivindicação do pensamento livre foi a própria origem de nossa existência como grupo de ensino; ela também será constantemente a condição de vida e prosperidade. Uma chama livre, de brilho sem dúvida modesto, mas aberta e viva, arde sobre o altar que erguemos com nossas mãos; esse alegre flamejamento é por nós mantido com um zelo ímpar, pois é nele que vemos radiar nossa alma coletiva. [...] Vários de nós já quase concluíram suas vidas; os jovens que vêm a nós mal a começaram, e devemos ajudá-los a viver nobremente. [...] Milhares de jovens, eles sabem disso, buscam simplificar seu trabalho decorando as fórmulas de seus manuais, mastigando e remastigando frases expectoradas antes deles por professores célebres, amontoando no cérebro secas definições, sem cor e sem vida, como aquelas de um dicionário. Mas não é isso o que esperamos de um estudante digno desse belo nome. Ao contrário, nós o prevenimos vivamente contra todos os formulários e os manuais que tiram vontade de ler livros e mais ainda o desejo da natureza; dizendo-lhes para desconfiar dos programas que limitam a inteligência, dos questionários que ancilosam, dos compêndios que a empobrecem, e aconselhamo-los a estudar diretamente com todo o entusiasmo da descoberta. [...] Sua grande preocupação será não parecer saber, mas saber
”.
 Anselmo

 

Postado pelo Prof.Tarcísio Vanderlinde em 20/03/2014

Considerações:

1 - Que os jovens estudantes conheçam quem foi Elisée Reclus;

2 - Que os estudantes não se limitem a ser 'decorébas'; e

3 - Que cada estudante mantenha a dignidade de ser "estudante" e procure efetivamente SABER!

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados