INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Artigos, Manifestos e Reflexões | Artigos | Empreender por dentro?

Empreender por dentro?

Especialista em liderança, o Prof.Juan Daniel tem brindado leitores e leitoras do jornal A Gazeta do Iguaçu, nas edições de quintas-feiras. Em 23/02/2017 o artigo teve o título: "Uma forma de empreender diferente!". Por certo é uma chamada aos administradores, gerentes, centralizadores.


O Intraempreendedorismo é uma forma de empreendedorismo praticada pelo empregado (funcionário) dentro do estabelecimento (empresa).

Pessoas empreendedoras nem sempre são aquelas que abrirão o próprio negócio. Existe o modelo de empreendedorismo interno, também denominado de intraempreendedorismo: pessoas que empreendem no estabelecimento (na empresa) onde trabalham e que ajudam a criar novas ideias e, em consequência, novas propostas de negócio.

Este tipo de colaborador tem sido muito valorizado pelas empresas, principalmente por agregarem valor ao trabalho final executado pela organização. Eles são procurados pelas empresas de recrutamento com uma frequência cada vez maior, ocupando espaços importantes nas grandes corporações em todo o mundo (Periard,2010, p01)

O perfil do empreendedor interno é o de uma pessoa inquieta, inconformada, ousada, crítica, criativa, proativa, persistente, sempre propondo novas ideias e buscando melhorias para seu próprio desempenho.

O empreendedor, no modelo que conhecemos, tem a visão do novo negócio, já o intraempreendedor se dedica à própria empresa esperando que ela proporcione bons salários, uma carreira plausível, e realização pessoal, como se fosse o próprio negócio.

Os gestores precisam olhar para esses colaboradores com uma visão de futuro, pois os mesmos hoje em dia são ativos de luxo que se tornam pessoas chaves para o crescimento da empresa, vê-los como aliados e não como concorrentes!

Gerar nessas pessoas o senso de pertinência (pertencimento), de fazer parte de algo grande, sócio de um alto empreendimento que trará grandes benefícios para quem participa ativamente dele, corrobora Oyarzabal (2010. E quando se trata de negócios é de extrema importância que o colaborador aprenda a pensar "fora da casinha" para que se realize inovações e novos empreendimentos.

Conforme Salib e Magaldi (2010), empreender significa correr riscos, tanto fora quanto dentro da empresa. O importante é apoiar o colaborador, não punir se houver erros; os erros fazem parte do processo de melhoria. Se tem uma boa ideia, compartilhar a ideia, dar corpo a ela, fazer um planejamento e executá-la.

Considera-se de grande importância a empresa criar o ambiente para que as ideias frutifiquem e gerem frutos.

Empresas estagnadas, com liderança centralizadora, e que não valorizam os colaboradores estão destinadas ao fracasso!

Autoria: Prof.Juan Daniel

Publicado em 23/02/2017

Postado em 27/02/2017


Ponderações:

Empregado, onde tu trabalhas te permitem apresentar novas ideias? Te incentivam a apontar falhas? Te permitem sugerir melhorias?

Empregador, com teus empregados, teus liderados, atuas como dono da verdade, ou aceitas sugestões deles? Já pensaste em crescer um pouco mais pouco mais porque um dos empregados é mais audacioso, mais crítico do que tu? Como aceitas isso?

Com a palavra os internautas:

Não importa se és empregador ou empregado, mas importa que o artigo te faça refletir, te faça sentir-te desafiado/a a mostrar que tens em mente sugestões, propostas para crescimento coletivo!

Se tens uma informação construtiva, envia-a! Segue meu e-mail.

 

BORKENHAGEN - 33 anos dando espaço a artigos de bom conteúdo. Envia o teu!

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados