INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Artigos, Manifestos e Reflexões | Artigos | És tu um 'Zé puxa saco'?

És tu um 'Zé puxa saco'?

Especialista em liderança, o Prof.Juan Daniel tem brindado leitores e leitoras do jornal Gazeta Diário de Foz do Iguaçu, nas edições de quintas-feiras. Em 23/03/2017 o artigo teve o título: "UMA METÁFORA DA PROATIVIDADE". Esse artigo calha bem para quem, do uniforme não faz a 'sua' camisa, mas diz que veste a 'camisa da empresa'.


Hoje daremos continuidade à nossa série de 'Metáforas do "Empreendedorismo".

Veremos que "ir além', fazer a diferença no ambiente de trabalho, trabalhar com zelo e excelência, são as práticas que garantirão o sucesso daqueles que empreendem e desejam crescer na sua organização ou empresa.

 

O Caso do Zé

Na fazenda, onde havia um grupo de trabalhadores desmotivados e acomodados, um certo dia chegou um senhor humilde, com sua família, chamado Zé, um jovem agricultor que estava em busca de uma nova oportunidade de trabalho.

A oportunidade lhe foi concedida, e juntamente com o trabalho, recebeu uma humilde casa para morar, enquanto trabalhasse na fazenda - Benefício cedido a todos os trabalhadores rurais com família.

Zé, muito observador e inquieto, percebeu que a casa estava suja e descuidada. Resolveu dar-lhe nova vida.

Foi assim que, com suas poucas economias e no tempo de folga, comprou tinta, lixou, trocou madeira podre, cuidou da limpeza, pintou as paredes com cores alegres, tirou todas as goteiras, além de colocar flores nos vasos esquecidos num canto pelo antigo morador.

Os outros trabalhadores não entendiam por que o Zé trabalhava feliz e ganhando tão pouco? Não entendiam por que Zé arrumava e cuidada com zelo o que não era dele?

Devido às críticas e fofocas que rolavam na fazenda, achando que ele estava puxando o saco do chefe, resolveu desabafar com eles:

Esse trabalho é tudo o que tenho hoje. Sem ele a minha família vai ficar desamparada, sem sustento e sem onde morar. Então, não quero que a minha família passe por outro sofrimento. Antes de reclamar, prefiro agradecer por essa oportunidade. E uma das maneiras que encontrei de agradecer foi arrumando a casinha onde moro!

Os colegas ficaram calados, mas não pararam de criticar!

O entusiasmo do Zé em pouco tempo chamou a atenção do dono da fazenda. O que levou o proprietário a pensar o seguinte: "Alguém que cuida tão bem da casa que emprestei, certamente cuidará com o mesmo capricho da minha fazenda!".

Então o Zé foi promovido a gerente da fazenda!

E os outros trabalhadores ainda achavam que o Zé puxava o saco.

Autoria: Prof.Juan Daniel

Publicado em 23/03/2017

Postado em 03/04/2017


Ponderações:

Muitos empregados não conseguem perceber o quanto há de investimento para que possam ocupar um posto de trabalho.

Muitos empregados não conseguem (ou não querem) perceber quanto custa para o empregador, tê-los na Folha de Pagamento.

Muitos empregados não conseguem perceber que todo o desperdício que eles poderiam evitar, resultaria em mais resultado positivo e, assim, existindo mais resultado positivo, poderia reverter em maior ganho, mais salário, mais conforto no ambiente de trabalho, mais felicidade em estar naquele empreendimento.

Que pena que não conseguem! Que pena que eles perdem oportunidades que os 'zés puxa sacos' conseguem vislumbrar, com isso recebem reconhecimento e crescem na confiança de seus superiores!

Na verdade, na cozinha os 'puxa sacos' são de grande utilidade para a dona de casa servir-se de material que em outras casas, eventualmente, iria para o lixo.

 

Se tens uma informação construtiva, envia-a! Segue meu e-mail.

 

BORKENHAGEN -  34 anos  dando espaço a artigos de bom conteúdo. Envia o teu!

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados