INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Artigos, Manifestos e Reflexões | Artigos | O poder das boas palavras

O poder das boas palavras

O Prof.Juan Daniel, especialista em liderança, nos permite reproduzir ou republicar seus textos semanalmente publicados no jornal A Gazeta do Iguaçu. O artigo abaixo acreditamos ser útil e propício a qualquer ambiente, não só profissional. Serve para patrões, dirigentes, chefinhos, diretores, pais, mães, mas também para subordinados, para filhos, para agregados à família, e também para amigos sinceros.


Você já elogiou alguém hoje?

Vivemos em uma sociedade onde os valores parecem se deteriorar a cada dia. As pessoas estão colocando em primeiro lugar a si mesmas, seus próprios interesses, sua vontade suprema sobre os demais. Não é pra menos, pois o homem pós-moderno é carente de altruísmo, de olhar além de seu próprio ego e narcisismo.

Reconhecer valores nas pessoas, fazer um elogio, reconhecer um trabalho bem feito, uma atitude correta e uma ação de bondade é cada vez mais raro. Estamos perdendo esse tipo de valor, diluindo-se num mar de superficialidades e materialismo.

A humildade vem acompanhada da capacidade de reconhecer o outro. Sempre somos propensos a criticar, a rebaixar, a denegrir o outro, a sermos ingratos, a demonstrar certa satisfação quando alguém é derrotado, como se a vida fosse um jogo de perder ou ganhar.

O sábio rei Salomão afirmou que "A língua tem poder de vida e de morte. Os sábios saberão usá-la e colherão de seus frutos". Ter uma vida baseada no altruísmo, na disposição em servir e ajudar os outros, na motivação para que o outro chegue lá, é plantar boas sementes. Os frutos com certeza virão com abundância! Contudo, semear contendas, fofocas, ou tentar desmoralizar as pessoas, são sementes do mal que trarão como consequência veneno à própria pessoa que o disseminou. É uma lei natural da vida!

A psicologia demonstra que elogiar os filhos, ajuda na construção de uma autoestima equilibrada. Pais ultra exigentes que só cobram e castigam seus filhos para que sejam nota 10 em tudo, mas negligenciam o afeto e desconsideram a possibilidade de que eles possam errar, estão fazendo um grande mal. Isso é muito perigoso. Ninguém cria seus filhos para a perfeição, e sim, educa-os com capacidade para lidar com os erros, para superar-se.

Da mesma forma, nas empresas, elogiar os colaboradores que se destacam, reconhecer e premiar o que fazem bem, é um verdadeiro incentivo, um gás para que continuem fazendo seu melhor. Mas cuidado: ao elogiar alguém avalie se é oportuno e se é sincero, do contrário, vira bajulação!

O medo de reconhecer as boas qualidades dos outros é algo ingênuo. Tem gestores que não gostam de fazer nenhum tipo de reconhecimento a seus colaboradores com medo de que no dia seguinte estarão em seus escritórios pedindo aumento. Pode? Sim, pode!

Chamar a atenção de um funcionário, de um empregado, em público é falta inadmissível; uma verdadeira falta de ética, principalmente de respeito. Para que se tem um escritório?

Quem trata bem as pessoas merece estar acima da maioria em postos de liderança, pois os verdadeiros líderes devem ser pessoas humildes, carismáticas, que buscam o melhor para suas equipes.

Habilidades técnicas todos podem adquirir, mas habilidades em lidar com as pessoas e colocá-las para cima, somente os que têm inteligência emocional.

E isso está ficando raro!

Autoria: Prof.Juan Daniel

Publicado em 18/08/2016

Postado em 02/09/2016


Com a palavra, Você:

Em seu ambiente familiar tem havido reconhecimento a seus méritos, às suas conquistas?

Em seu meio social a solidariedade, o altruísmo, a responsabilidade social vem sendo reconhecida?

Em seu ambiente profissional as suas ideias de melhoria tem sido aproveitadas e reconhecidas?

Em seu convívio religioso, o seu testemunho é evidenciado, enaltecido e copiado?

Se isso não vem acontecendo, será que você realmente tem todos os predicados que julga ter?

Se isso não vem acontecendo será que não está na hora de limpar as lentes, ou os olhos?

Se isso não vem acontecendo será que as pessoas que lhe apreciam não estão preparadas?

Se isso não vem acontecendo, será que não é hora de debandar?

Contudo, pense bem:

a) - Se 'a grama do vizinho é mais verde', não seria porque a sua não está merecendo os cuidados adequados?

b) - Se do outro lado do muro as possibilidades de crescimento profissional são muito melhores, não seria prudente conhecer a realidade, "de lá", antes de menosprezar o lugar que você ocupa?

Enfim, você tem feito tudo de forma a merecer as "boas palavras"?

No seu direito a melhorar ainda mais essas ponderações, manifeste-se! Segue meu e-mail.

 

BORKENHAGEN - 33 ANOS DANDO ESPAÇO PARA ARTIGOS DE BOM CONTEÚDO. ENVIE O SEU!

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados