INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Artigos, Manifestos e Reflexões | Artigos | Se você não faz o seu trabalho, todos pagam o pato

Se você não faz o seu trabalho, todos pagam o pato

O Prof.Juan Daniel, especialista em liderança, nos permite reproduzir ou republicar seus textos semanalmente publicados no jornal A Gazeta do Iguaçu. O julgamos muito apropriado para os membros de nossa Equipe. Talvez o seja bem apropriado também para os da tua Equipe.


"Não tô nem ai" reflete a total falta de compromisso dos colaboradores com suas empresas. O descaso a inércia ou mesmo a própria omissão de alguém, prejudica toda uma rede de operações e relações no trabalho.

Proponho a seguinte fábula para fazermos uma reflexão sobre a importância de executarmos bem nossa tarefa de sermos solidários com os colegas quando precisam e de alcançar as metas da empresa. Nossa ilustração de hoje nos traz uma excelente lição sobre a rede de relações interpessoais.

Segue a fábula... tente imaginar com qual dos animais você se identifica. Com o rato, com a galinha, com o porco ou com a vaca? Com essa fábula concluiremos a série "Metáforas do Empreendedorismo".

O jovem rato olhando pelo buraco na parede vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que haveria ali. Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos:

- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa!!

A galinha disse:

- Desculpe-me jovem rato eu entendo que isso seja um grande problema para você, mas não me prejudica em nada não me incomoda.

Então o rato foi até o sr. porco e disse:

- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira!

- Desculpe-me jovem rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar. Fique tranquilo que você será lembrado nas minhas 'orações.

O rato dirigiu-se à dona vaca. E ela lhe disse:

- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira! - O que? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!

Então o jovem rato voltou pára casa abatido, para encarar a ratoeira sozinho. Naquela noite ouviu-se um barulho, como o da ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego.

No escuro ela não viu que a ratoeira havia prendido a cauda de uma cobra venenosa E a cobra picou a mulher O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre.

Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.

Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco.

A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.

Moral da Estória:

Na próxima vez que falar que o problema não é seu, pense duas vezes, a omissão de uma pessoa afeta a todos, pois o trabalho precisa ser realizado em equipe, e nunca jamais com uma visão egocêntrica!
 

Autoria: Prof.Juan Daniel

Publicado em 14/07/2016

Postado em 16/08;2016


Com a palavra os integrantes da Equipe Borkenhagen:

Cada um que ingressou na Equipe Borkenhagen, sabe por qual motivo foi aceito.

Alguns com alguns predicados relativos a aprendizado acumulado, mas muito poucos.

A grande maioria por aceitar o desafio de trabalhar no nosso padrão, no nosso estilo.

Alguns até já se portaram tal qual uma galinha, um porco ou mesmo uma vaca.

Mas já houve, e ainda há os "ratos", que buscam soluções, às vezes de difícil solução para outros.

Esses, os "ratos" vivem de antena ligada a tudo o que se passa à sua volta.

Como é bom ter "ratos" na Equipe! Assim a direção não se sente isolada na tomada de decisões.

No decorrer dos dias, dos meses, dos anos, cada membro da Equipe tem a oportunidade de escolher com que animal quer se assemelhar; tem a oportunidade de demonstrar se apenas pensa no salário do fim do mês, se quer atuar como se a uma família pertencesse, se quer ampliar seu conhecimento, e se quer dar de si para o crescimento de todos da organização.

Se aparecesse uma ratoeira no teu ambiente de trabalho, ficarias aterrorizado/a ou alertarias os colegas?

Se houver algum recado para a direção, com o intuito de ajudar, manifeste-se! Segue meu e-mail.

 

BORKENHAGEN - 33 anos dando espaço a artigos de bom conteúdo. Envie o seu!

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados