INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Artigos, Manifestos e Reflexões | Artigos | Outubro Rosa 2012

 

 

OUTUBRO ROSA 2012

 

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa está de volta.  A mobilização chama atenção sobre a importância do exame das mamas para evitar mortes em decorrência do câncer. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. É um estímulo para a participação no movimento da população, empresas e entidades. Tudo começou na década de 90 nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas  referentes ao câncer de mama e à mamografia no mês de outubro.  A campanha já derrubou as fronteiras e hoje vários países, incluindo o Brasil, realizam o evento que  envolve milhares de pessoas. A cor rosa foi escolhida para sensibilizar a população de forma bonita, elegante e feminina, chamando à atenção para o câncer. A cor foi ganhando, não só laços, mas também acessórios, roupas, fachadas de prédios e monumentos.

O câncer de mama é uma doença que se alastra rapidamente. É mais comum em mulheres acima de 40 anos. Mais raro (25% dos casos) em mulheres mais jovens, podendo ocorrer também em homens (1% dos casos). A sua incidência cresce em cerca de 1,5% ao ano. Quanto antes for diagnosticado, maior é a chance de cura. Ou seja, identificando-se o câncer mais no seu início, aumentam as possibilidades de cura. Um câncer de mama inicial, tratado corretamente, tem elevadas chances de ser controlado. Nisto, a mamografia anual, a partir dos quarenta anos, tem um papel fundamental.

Os caminhos para diminuir as chances de desenvolver o câncer de mama são a alimentação saudável, a prática de atividades físicas, o controle do peso e a abstenção do consumo do álcool. Essas medidas podem evitar o câncer de mama em até 28%. Todavia, a genética ainda é a principal causa. Pode-se dizer que os fatores que levam ao câncer de mama são variados e podem agir em conjunto. O importante é estar de antenas ligadas e não se entregar, quando a doença aparece. Hoje, o tratamento adequado tem grandes possibilidades de controlar a doença.

Infelizmente, no Brasil, o diagnóstico tardio do câncer de mama é o maior fator de morte de mulheres pela doença. Cerca de 15% das mortes de mulheres por câncer ainda se devem ao câncer de mama. Você pode contribuir para mudar esta realidade. É só participar do Outubro Rosa. De que maneira? Usando uma blusa, um boné, uma gravata, um lenço, um laço cor-de-rosa; iluminando a fachada de sua casa de cor-de-rosa; participando da caminhada do outubro cor-de-rosa; fazendo a mamografia que você esqueceu, no mês de outubro cor-de-rosa e estimulando suas amigas e conhecidas a fazerem o mesmo.

Se você tem uma empresa, fica mais fácil. Pode comprar as camisas da campanha e doá-las a seus funcionários; pode promover palestras na sua empresa e estimular as mulheres para que a assistam; pode liberar as mulheres que ainda não fizeram sua mamografia para que a façam no mês de outubro, sem descontar este dia; pode iluminar a fachada de sua empresa com luz cor-de-rosa, como é feito em monumentos e edifícios importantes em todas as grandes cidades do mundo.

Quem não teve uma pessoa da família, uma conhecida, uma amiga que teve o infortúnio de enfrentar um câncer de mama? O laço cor-de-rosa e a própria cor se tornaram o símbolo da solidariedade e do comprometimento com a mobilização geral pela prevenção contra o câncer de mama. O uso do laço e da cor rosa em outubro serve para ajudar a conscientização das pessoas e salvar vidas.

 

 

Dr. Antoninho Ricardo Sabbi  - mastologista

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Mastologia

Fonte: Revista Sem Fronteiras - OUT/2012

Publicamos em 07/11/2012

Avenida Doutor Damião, 80 - CEP 85864-400 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados