INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Artigos, Manifestos e Reflexões | Artigos | Prefeito determina revisão de IPTU a partir desta quinta-feira

Prefeito determina revisão de IPTU a partir desta quinta-feira

Secretaria da Fazenda atenderá os contribuintes que tenham dúvidas a esclarecer sobre a cobrança do IPTU ou pedir revisões

AMN

 

O prefeito Paulo Mac Donald reuniu a equipe técnica na tarde de ontem (24) para anunciar a realização de uma campanha de revisão do IPTU. A decisão administrativa será aplicada de imediato. A partir de quinta-feira (27/09/2012) das 8h às 17h, os funcionários da Secretaria da Fazenda estarão atendendo os contribuintes que tenham dúvidas a esclarecer sobre a cobrança do IPTU ou pedir revisões. A secretaria fica na Avenida Brasil – fundos do Banco do Brasil. “Quem tiver queixa de alguma cobrança sobre IPTU compareça à Secretaria da Fazenda onde a equipe estará pronta para rever todos os casos”, assegurou o prefeito.

Mac Donald afirmou que o governo vem observando o uso político da questão do IPTU nas eleições e resolveu tomar a decisão. “Não podemos aceitar a politicagem que estão fazendo em cima disso. Estamos chamando quem tiver qualquer observação a fazer seja de valores, de revisão, de execução que considerar indevida ou que se achar injustiçado, para vir resolver diretamente na Secretaria da Fazenda. Se houver alguma coisa errada, vamos corrigir já. Não é para depois das eleições. É agora”, reforçou. A campanha se estenderá, a princípio, por uma semana, podendo ser prorrogada, se houver necessidade.

O secretário da Fazenda, Reginaldo da Silva, disse que a prefeitura vai sanar todas as dúvidas, relativas à cobrança do IPTU. Ele observou que o Município tem um amplo programa de isenção automática do IPTU para as famílias de baixa renda com mais de 20 mil famílias beneficiadas. Também existe a remissão de dívidas prevista na lei e observados os critérios para quem não tem condição de pagar - são outros mil contribuintes beneficiados.

E ainda a isenção por requerimento, respeitando os critérios da lei. “Isso inclui pessoas idosas – acima de 60 anos - com um único imóvel e renda de até três salários mínimos; e também aqueles casos de condição social vulnerável por qualquer razão incluindo situações de doença grave que impeça da pessoa trabalhar e ganhar o seu sustento”, afirmou.

Nos casos em que a cobrança do IPTU é obrigatória a prefeitura notifica o contribuinte em todas as fases da cobrança da dívida. Todos os anos o Município implanta o Refis possibilitando facilidades como o parcelamento. A cobrança judicial é obrigatória a todos os Municípios e prevista no Código Tributário para os casos em que o contribuinte não paga, nem pede isenção e nem comparece para negociar, obedecidos os prazos legais.

IPTU - O pagamento do IPTU como ocorre em todos os anos, tem como postos de pagamento agências bancárias, lotéricas e internet, bem como possui vencimentos diferenciados conforme a oferta de descontos, para o pagamento a vista ou parcelado. O contribuinte conta com a opção de tirar a segunda via pela internet, no portal da Prefeitura, ou na própria Fazenda, quando o carnê não chega à residência através do correio. Além da segunda via, funcionam plantões para o esclarecimento de dúvidas como imposto, valores, prazos, área do imóvel, entre outras.

 

A secretaria fica na Avenida Brasil – fundos do Banco do Brasil, no alto da Avenida Brasil

 

Texto cedido pela redação de A Gazeta do Iguaçu

Foto: Edvino Borkenhagen

Foto da área de atendimento ao público

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados