INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Artigos, Manifestos e Reflexões | Artigos | Por que trabalhas onde estás?

Por que trabalhas onde estás?

O titulo original na Revista FENACON é: Salário e benefícios X Cultura da empresa

 

Você procura por um emprego. Na Agência do Trabalhador há uma lista de possibilidades. Você aceita o primeiro que aparece? Por que você aceita? Por que você não quer visitar o primeira da lista? O que você tem a oferecer de predicados, de experiência, de conhecimento para pleitear a vaga?

Nos propomos, aqui, de forma resumida, trazer subsídios de artigo de Guilherme Martins, publicado na Revista Fenacon, Ano XIV - Nº 153.

Leia com atenção!


 

Pode lhe parecer uma tentação saber que há uma vaga em empresa que ofereça mais do que o valor que você percebe onde está trabalhando. Mas qual é a cultura e os valores que a proponente segue? Isso lhe faz diferença?

Antes de aceitar a oferta, segundo Eduardo Ferraz, considere: "Se você é uma pessoa calma, formal, concentrada, que gosta de fazer uma coisa de cada vez, e entra em uma empresa sem rotinas definidas, com muita pressão e comandada por pessoas ansiosas e agressivas, certamente não conseguirá se adaptar. O mesmo acontece com pessoas extrovertidas em ambientes formais". Mesmo que o salário, os benefícios e todas as outras vantagens sejam ótimos no início, depois não serão suficientes para motivá-lo a continuar na empresa com o máximo de produtividade. "Em ambos os casos, o profissional terá de passar os dias se controlando e sofrendo em um ambiente com uma cultura completamente diferente daquela em que se sentiria feliz".

Talvez seja difícil trabalhar em empresas muito formais, bem organizadas ou com hierarquia bem definida. Talvez seja melhor valorizar o lugar em empresa que pague menos que a outra oferta, mas proporcione mais conforto e qualidade de vida. Talvez a menos distância de casa e menos exposição ao trânsito sejam fatores a considerar.

Ser feliz onde se está trabalhando pode compensar o aparente prejuízo financeiro, a curto prazo, por não aceitar o novo emprego, pois produzindo mais, poderá auferir ganho maior, a médio prazo, e poderá ter oportunidades de crescimento.

Assim, antes de correr para onde oferecem mais, antes de se submeter a processo de seleção, é importante conhecer o ambiente  e os possíveis companheiros de trabalho, bem como o perfil de quem já foi promovido, lá.

Ainda como diz Ferraz "Pessoas  muito diferentes do clima e da cultura organizacional sofrem uma pressão enorme e não conseguem render o necessário, o que acaba sendo ruim para o profissional quanto para a organização. Quando alguém se sente parte da cultura, concorda, defende e valoriza a empresa sem ninguém pedir".

A cultura de uma empresa existe para propiciar solidez na tomada de decisões e modos de agir dos empregados, para dar credibilidade  à imagem da empresa. O mútuo esforço para o bom entendimento garante estrutura consistente e ritmo de produtividade da organização.

Mudar a cultura da empresa que já existe há vários anos e está sólida? Pode ser perigoso para a imagem. Os profissionais devem se encaixar na estrutura da empresa, não o contrário.

Acrescentamos o que foi ouvido em uma das convenções da FACIAP, em Foz do Iguaçu, da fala do diretor-presidente das Lojas Marisa: "Se de manhã, ao vestir o uniforme, você não sentir os olhos brilharem, então não vá trabalhar. Talvez a empresa não mereça você, ou você não mereça a empresa!".

Aos membros da equipe BORKENHAGEN esta mensagem é conhecida, pois em várias oportunidades já foi pronunciada.

Cabe também uma pergunta: A FELICIDADE INTERNA BRUTA EXISTE?

Ainda embrionária, mas como meta ela existe, para a equipe da BORKENHAGEN, pois na Pesquisa Interna de Satisfação o resultado confirma que vem sendo feito o possível para proporcionar ambiente adequado para realizar o serviço, feliz.

Publicado em 21/11/2012

Avenida Doutor Damião, 80 - CEP 85864-400 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados