INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Artigos, Manifestos e Reflexões | Artigos | Petra: Na Terra dos Vermelhos

PETRA: NA TERRA DOS VERMELHOS

Pois é! Na publicação anterior destacamos que pessoas viajam por diversos motivos, entre eles por missão ou ideal. Para o Professor Tarcísio Vanderlinde, Petra foi o destino de uma investigação diferente. Seu escrito é um presente para todos que se dignarem ler o artigo.


Só entendi mais tarde porque o escritor Érico Veríssimo levou mais de três anos para publicar um livro sobre sua experiência de ter visitado a Terra Santa com a esposa no ano de 1966. Em meio uma forte gripe, tomando aspirinas e chás que a esposa preparava, as anotações que Veríssimo fez durante sua estadia de apenas 10 dias em Israel, foram apenas lembretes, que depois cuidadosamente ampliou com outras informações que pesquisou.

O cenário da geografia bíblica é amplo e está longe de se restringir à região banhada pelo Rio Jordão. O ambiente tenso conhecido como Oriente Médio, na verdade, envolve também outras grandes extensões da África, Ásia e Europa. O que acontece no tempo presente naquela região, costuma ter reflexos inesperados em todo o mundo.

Territórios que atualmente fazem parte da Síria, Jordânia, Turquia, Grécia, Itália, Egito, Iraque, Irã e mesmo Arábia Saudita, estão relacionados a acontecimentos narrados em diversos textos milenares, que chegaram às nossas mãos num volume único, que habitualmente chamamos de Bíblia.

Contudo, ainda existem muitos outros textos, geralmente apontados como apócrifos, que costumam trazer informações sobre a região que é trilhada desde a antiguidade por milhões de peregrinos de todas as partes do mundo. O Livro de Enoque, por exemplo, não faz parte da Bíblia, mas é citado por ela.

O imperador D. Pedro II, que reinou no Brasil durante o século XIX não deixou de visitar àquela região viajando de carruagem e a cavalo.

Visitar a Terra Santa pode se transformar numa experiência única dependendo daquilo que se crê. E foi assim que, caminhando por aqueles lugares, nos vimos na Terra dos Vermelhos, lugar que hoje é conhecido como Jordânia.

Um professor de hebraico nos chamou atenção sobre a origem do nome para a Terra dos Vermelhos ou Edom. A dica vem do livro de Gênesis, ao descrever os edomitas como emergentes da linha do irmão gêmeo de Jacó: Esaú. A Bíblia o descreve como “ruivo” ao nascer.

A palavra, que também pode ser encontrada com o sentido de "vermelho”, no hebraico é “adon”, de onde o nome Edom é originado. Grande parte da região de Edom é composta por arenito vermelho cujo ícone são as esculturas nabateias na famosa cidade de Petra.

O ambiente peculiar formado pelo arenito vermelho fez com que Hollywood escolhesse aquela região para ambientar o recente filme “Perdido em Marte” sem precisar de filtros especiais. Outros filmes famosos como “Indiana Jones e a Última Cruzada” e “Lawrence da Arábia”, também utilizaram a antiga Edom como cenário. Contudo, aquele ambiente tem muito mais história do que as produções fílmicas que Hollywood costuma mostrar.

Na época de Cristo, o povo que se originou dos edomitas era conhecido como nabateus. Entre 9 a.C. a 40 d.C., a região foi governada pelo rei Aretas VI sendo que a capital do reino ficava em Petra.

Uma das filhas de Aretas IV casou-se com Herodes Antipas, filho de Herodes o Grande e que governou a Galileia e a Pereia, na Transjordânia na mesma época do rei de Petra.

Petra é hoje o sítio arqueológico mais famoso da moderna Jordânia. Ao lado de Machu Picchu e o Coliseu de Roma, numa sondagem entre internautas, Petra foi considerada como uma das sete maravilhas do mundo moderno.
 

Clique nas fotos e admire-as em tamanho maior.

Autoria: Tarcisio Vanderlinde

Imagens fornecidas pelo autor

Publicado em 13/09/2016


No Brasil temos cenário assemelhado (na cor), composto pelas falésias, no Estado de Alagoas.

Aqui, num ambiente, a erosão natural e, no outro, o mar está corroendo a natureza.

Trace um comparativo!

 

Obrigado!


 

BORKENHAGEN - 33 anos dando espaço a artigos de bom conteúdo. Envie o seu!

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados