INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Artigos, Manifestos e Reflexões | Artigos | A Tenda de Timna

A TENDA DE TIMNA

A peregrinação do Professor Tarcísio Vanderlinde por lugares em Israel, apresentada por relatos em doses 'homeopáticas', tem um valor inestimável. Seu escrito é um presente para todos que se dignarem ler o artigo, ainda mais para quem esteja familiarizado com a Bíblia.


Saímos ainda cedo da cidade de Eilat no extremo sul de Israel com a intenção de chegar a Jerusalém antes do anoitecer.

O objetivo imediato era Timna, um parque ancorado ao deserto do Neguev. Ao encarar o deserto sentimos que de fato estávamos na Terra Santa.

O lugar fica aproximadamente 30 quilômetros de Eilat e é visitado por pessoas procedentes de várias partes do mundo.

Timna é considerada uma região de alto valor arqueológico e, acredita-se que em algum lugar naquelas paragens os Israelitas teriam acampado em torno da Tenda da Revelação, ou Tabernáculo, espécie de templo móvel que antecedeu o primeiro Templo de Jerusalém edificado à época de Salomão.

Além dos livros de Êxodo, Levítico e Números, há referências em diversas outras passagens da Bíblia sobre o “protótipo” do Templo de Jerusalém. Uma réplica do Tabernáculo armada em Timna visa difundir princípios espirituais relacionados ao assunto.

O local escolhido para a a montagem da tenda dá uma impressão muito real do que poderia ter sido aquele ambiente nos tempos de Moisés e Josué. Contudo, a descrição do Tabernáculo encontrada na Bíblia revela que a construção original foi muito mais sofisticada do que aquela que visitamos.

Entre os materiais utilizados para edificação se destacam a madeira de acácia, ouro, prata, cobre e linho. A acácia (foto) cresce no deserto, e é uma madeira muito dura que revestida em ouro transformava-se em peças do Tabernáculo. A Arca da Aliança, por exemplo, que ficava no lugar Santíssimo da Tenda, era totalmente feita de acácia e revestida em ouro.

Visitar o Tabernáculo, ainda que em forma de réplica foi um bom começo para nossa tão sonhada peregrinação pela Terra Santa.

Uma tenda costuma nos transmitir a imagem do provisório, do temporário, situação que naquele momento apontava de imediato para a nossa condição de passagem por aquele lugar.

Contudo, como já nos havia alertado o autor da carta aos Hebreus, a temporalidade indicada pela Tenda carrega um sentido transcendental, na medida que aponta para a nossa fugaz existência no planeta.

 

Autoria: Tarcisio Vanderlinde

Imagens fornecidas pelo autor

Publicado em 09/11/2016

 

Mais fotos cedidas pelo autor:

 


Considerações:

Não há como só apreciar o registro acima!

Temos que compartilhar o conteúdo, para que mais pessoas possam saber, mais isso!

Nós costumamos dar espaço, porque o sítio da BORKENHAGEN é para um público heterogêneo

Obrigado!


 

BORKENHAGEN - 33 anos dando espaço a artigos de bom conteúdo. Envie o seu!

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados