INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Artigos, Manifestos e Reflexões | Atitude Cristã - Negócio Legal | Você é cidadão ou é patriota?

Você é cidadão ou é patriota?

Mensagem Nº 08 - Edição Nº 37

Enquanto um cidadão é meramente: uma pessoa, ou é uma pessoa que vive numa cidade, ou é uma pessoa que goza dos direitos civis e políticos de um Estado (país), ou ainda, é uma pessoa que desempenha seus deveres para o Estado (país), o patriota é uma pessoa que ama a pátria e quer servi-la.

Saia justa, não é?!

Quando lemos, ou ouvimos, noticiários policiais, o termo cidadão, ou indivíduo, é muito usado. Tratam da ‘pessoa’ que está sendo assunto da notícia. Estaria correta a frase seguinte? O cidadão “X” foi surpreendido em ato ilícito, pelo cidadão “Y” no cumprimento do seu dever, o qual lhe deu voz de prisão encaminhando-o para o cidadão “W”o qual mandou trancafiá-lo na cadeia, ficando à disposição da justiça e, durante o julgamento o cidadão “Z”, amparado na decisão dos 7 cidadãos que compuseram o corpo de jurados, aplicou-lhe a pena de detenção por 3 anos, com possibilidade de redução da pena para metade, por comportamento.

Houve um tempo, em Foz do Iguaçu, quando às 8 horas da manhã, ao ser hasteada a Bandeira Nacional, o trânsito era interrompido em frente ao antigo 1º Batalhão de Fronteira, hoje 34º Batalhão de Infantaria Motorizado, posicionando-se alguns soldados para orientar o trânsito, naquele breve momento. Bom é lembrar que havia pessoas, e muitas, que desembarcavam de seu veículo em sinal de respeito à Bandeira, enquanto ela era hasteada. Podemos dizer que estes cidadãos naquele tempo demonstravam mais respeito para com o pavilhão nacional do que hoje, eram mais patriotas do que hoje?

Religiões cristãs ou não-cristãs pregam uma vida além da terrena ensinando seus fiéis a se prepararem para o céu, o nirvana, o além, o paraíso, a pátria celeste. Enquanto templo é a edificação, utilizada para a realização dos cultos religiosos, não importando a religião, “igreja” (do grego) é a reunião dos que foram chamados para fora, ou os chamados, os escolhidos para atuarem ‘em favor de’, os equipados para testemunhar ‘sobre’, ou seja: é a união de fiéis que professam uma mesma fé, defendem um mesmo credo.

Todos, portanto, que integram a “igreja” têm uma missão: preparar os semelhantes para a vida eterna, para a vida após a morte. Morre-se naturalmente, ou porque alguém resolveu tomar a vida de nós, ou morre-se por um ideal. Cidadãos judeus morreram em arenas, servindo até de deboxe para um público composto de cidadãos não-cristãos, mas testemunharam sua fé. Cidadãos brasileiros morreram em campos de batalha, seja dentro ou fora do país, no cumprimento do ser dever, como militares, porque fizeram um juramento à pátria. Da Canção do Exército destacamos: “E quando a nação querida frente ao inimigo, correr perigo, se dermos por ela a vida rebrilha a glória, fulge a vitória.” E o refrão: “A paz queremos com fervor, a guerra só nos causa dor. Porém, se a pátria amada for um dia ultrajada, lutaremos sem temor.” Sejamos todos cidadãos, respeitando as leis, e patriotas defendendo a pátria terrena que nos acolhe, para um dia merecermos a pátria celeste que apregoamos!

Edvino Borkenhagen – bsc@borkenhagen.net

Contador iguaçuense com 28 anos de experiência

 

Visite a página do jornal, clique aqui e confira outras matérias.

Avenida Salvador Guerra, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados