INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Orientações | BORKAlerta | Arquivos | Empresas de lucro presumido serão notificadas pela Receita

Empresas de lucro presumido serão notificadas pela Receita

(Lendo os destaques em negrito e a cores você já entende)

 

Este é o BORKAlerta 20120522 já enviado aos Clientes BORKENHAGEN

Quem opta pagar imposto de renda pelo Lucro Presumido, se não declarar a atividade correta, terá informações cruzadas e um prazo para regularizar a Declaração. Depois vem a autuação, se necessário.


O título original no Portal Contadores: Empresas de lucro presumido serão notificados pela Receita

 

A partir deste mês, as declarações das pessoas jurídicas com opção pelo lucro presumido entregue no exercício de 2010, referente ao ano-calendário de 2009, serão verificadas pela Receita Federal. Aproximadamente 4 mil empresas que declaram pelo lucro presumido receberão comunicação do órgão acerca de erros e omissões.

Esta fiscalização, denominada pela Receita de “Autoregularização”, permitirá que os contribuintes inadimplentes regularizem o pagamento do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), antes de serem autuados.

Segundo o consultor tributário da IOB Folhamatic, Edino Garcia, neste projeto o órgão fará cruzamentos com outras declarações entregues, como por exemplo, a Declaração de Créditos e Débitos Tributários Federais (DCTF), com o intuito de verificar se o imposto demonstrado na Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (DIPJ) é o mesmo declarado mensalmente.

“O processo é muito semelhante ao que ocorre com as pessoas físicas, que desde 2010 podem obter o extrato da declaração do Imposto de Renda e resolver pendências com o Fisco, evitando assim, a malha fina”, argumenta Edino. “A diferença em relação às empresas está na possibilidade de serem avisadas de possíveis divergências na prestação de contas antes de serem autuadas pela fiscalização”.

Na opinião de Garcia, outro ponto de maior relevância da fiscalização é aplicação dos percentuais para apuração da base de cálculo do lucro presumido. “Já foi constatado que as empresas que deveriam aplicar o percentual de 8% estão aplicando 1,6%, enquanto outras que aplicaram percentual de 8% deveriam estar aplicando 32%”.

Segundo informações da Receita Federal, empresas que declaram ramo de atuação diferente da atividade cadastrada na Receita, de modo a pagar menos impostos, são as principais causas de divergência verificada na DIPJ. Outra irregularidade consiste em declarar valores maiores que os informados na DCTF.

Fonte: Canal Executivo


Alerta: Se seu empreendimento for notificado, apresse-se em verificar com seu profissional contábil se há alguma atividade desenvolvida que esteja sendo valorizada para reduzir a tributação.

Atente para que seu empreendimento não sonegue impostos por ter requerido enquadramento irregular!

Cuide para que a alíquota aplicada seja a correta para a(s) atividade(s) desenvolvida(s)!

Compartilhe esse alerta!  - Leia, sempre, nossas orientações!

 

Comentário 1: O profissional da contabilidade contratado para o processamento dos documentos fiscais, contábeis e da folha de pagamentos, se não estiver atuando junto, no estabelecimento, por certo desconhecerá os detalhes da atividade desenvolvida pela cliente. É importante, na constituição da sociedade, ser o mais claro possível ao profissional para que no enquadramento no CNAE não ocorra falha.

Comentário 2: Se houver tributação a menor, equivocada, aproveite para efetuar a "Autoregularização" propiciada pela Receita Federal. Quem não aproveitar a oportunidade, será autuada e daí 'o molho terá um pouco mais de pimenta'!

 

Edvino Borkenhagen

     Diretor Institucional

--------------------------------------------------

Para sua segurança, você optou BORKENHAGEN

BA20120522

A rápida informação ao cliente

Fonte:

Sítio Contadores

22/05/2012

Colaboração: Adolf

legaliza@borkenhagen.net

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados