INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Orientações | BORKAlerta | Nova Rescisão fica para 1º de Fevereiro

Nova Rescisão fica para 1º de Fevereiro

(Lendo os destaques em negrito e a cores você já entende)

 

Este é o BORKAlerta 20121101 já enviado aos Clientes BORKENHAGEN

Se 59% ainda não implantaram o novo modelo, então está evidente que alguém tem pressa ou que alguém está muito lerdo. Prazo havia! Produtores de software é que deviam ter-se empenhado. Prorrogação sempre soa como descrédito à medida inovadora.


O titulo original no Portal Contadores é: Governo adia exigência de novo formulário para rescisões

 

 

O governo voltou a adiar por mais três meses a obrigatoriedade do uso do novo formulário para rescisão de contrato de trabalho. O documento seria exigido a partir desta quinta-feira, mas as empresas ganharam até o dia 31 de janeiro para se adequar à mudança. O primeiro prazo concedido pelo governo havia sido em julho deste ano. Depois, ampliou para 1º de novembro.

A nova prorrogação foi determinada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, porque 59% das companhias ainda não adotaram o novo formulário. "Não podemos correr o risco de que o trabalhador seja prejudicado no momento em que for requerer o seguro-desemprego e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) na Caixa Econômica Federal", disse Brizola Neto, de acordo com a assessoria do ministério.

A transição para o novo modelo de formulário foi iniciada no ano passado. Cerca de 2 milhões de trabalhadores com carteira assinada são demitidos em média por mês no Brasil, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Para a Pasta, o novo documento trará mais segurança aos envolvidos no processo de rescisão, porque haverá mais clareza dos dados.

A intenção é que se diminuam, por exemplo, questionamentos na Justiça depois da homologação da demissão. O novo formulário tem mais campos para discriminar as diferentes verbas às quais o funcionário tem direito e também mais espaço para especificar as deduções.

Fonte: Estadão - Célia Froufe


Alerta: A prorrogação não significa que não deva ser introduzido, logo, o novo modelo, ou melhor: os dois documentos.           

Atente para o fato de que, o Departamento Pessoal precisará receber ajustes na inclusão de informações.

Cuide para que o assunto não seja deixado para última semana!

 

Comentário 1: A publicação da alteração saiu em Junho. Desde Agosto/2012 nossos clientes já desfrutam da inovação.

Comentário 2: A BORKENHAGEN, utiliza o CORDILHEIRA, da EBS Sistemas (clique no link da EBS e contate-a). Utilizar o CORDILHEIRA propicia tranquilidade para nós e para o cliente.

Comentário 3: Qualquer prorrogação é recebida com reservas por quem trabalha adequadamente, quem obedece a lei.

Comentário 4: Se os programadores de 59% das companhias (como diz o texto do jornal), não prestaram atenção, ou não eram capacitados o suficiente para atender a lei, talvez seja o momento de falar sério com seu fornecedor.

Sugestão: Leia sempre as orientações do seu profissional do Departamento Pessoal !!!

 

Edvino Borkenhagen

     Diretor Institucional

--------------------------------------------------

Para sua segurança, você optou BORKENHAGEN

BA20121101

A rápida informação ao cliente

Fontes:

Portal Contadores

01/11/2012

Colaboração: Melissa

pessoal@borkenhagen.net

Avenida Doutor Damião,  80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados