INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Orientações | BORKAlerta | Arquivos | Transfusão mais fácil e segura com computadores

Transfusão mais fácil e segura com computadores

(Texto "traduzido" a linguajar mais acessível, para fácil e rápido entendimento)

 

Este é o BORKAlerta 20141007 já enviado aos Clientes BORKENHAGEN

Quando alguém necessita de transfusão de sangue, sabe o caminho que o sangue percorre até chegar ao quarto ou apartamento em que esteja hospitalizado. Uma notícia interessante do TST dá conta que computadores estão ajudando ... Leia o alerta!


 

O sangue passa pelo computador?

No primeiro momento pode parecer que depende do computador para o sangue chegar ao paciente.

O Brasil tem tido muitas conquistas na saúde, mas nem todas são do conhecimento do cidadão, talvez porque muitos prefiram assistir uma novela ou filme, a assistir um telejornal; talvez, também porque os meios de imprensa não noticiam o que promova ou dê reconhecimento ao Governo.

As 13 unidades (agências) transfusionais do Distrito Federal, que compõem a Hemorrede Pública, localizadas nos hospitais da rede pública, e que juntas realizam cerca de 5 mil transfusões por mês, foram informatizadas, graças à doação de 50 microcomputadores, pelo TST - Tribunal Superior do Trabalho, o que propicia ao DF ser a primeira unidade da Federação a informatizar 100% a sua hemorrede.

A Hemorrede, coordenada pela Fundação Hemocentro, através destas 13 unidades faz testes pré-transfusionais, a transfusão e o acompanhamento pós-transfusional. Com a informatização, todos os procedimentos terão mais agilidade, além de melhorar o gerenciamento da rede.

Durante 4 anos equipes se revezavam nas informações e no fornecimento das necessidades para que ocorresse o desenvolvimento do sistema. A entrega dos equipamentos, no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), propiciou o lançamento da informatização da Hemorrede.

Agora, com os computadores doados pelo TST, disse a diretora "implantamos o sistema de código de barras, ampliando a segurança e evitando riscos de erros humanos. Antes, a anotação da recepção do sangue nos hospitais era feita à mão". Acrescentou: "emoção e gratidão" é o que fica registrado.

Por parte do presidente do TST é importante a parceria que permitiu o reaproveitamento de equipamentos sem uso na sua instituição de origem para serviços importantes da comunidade. "O Tribunal tem o dever, como instituição republicana, de auxiliar a sociedade sempre que possível", finalizou.

Na foto: A diretora do Hemocentro, Beatriz Mac Dowell Soares, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Barros Levenhagen, e o secretário interino de Saúde do DF, José Bonifácio Carreira Alvim


 

Observações:

Este é mais um fato de que entre as repartições existe harmonia, como existe entre os poderes.

O que aos cidadãos, muitas vezes, é apresentado, são apenas pontos de divergência, causando a impressão de falta de respeito ou de entrosamento entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.

Claro que há os 'ditos' que querem aparecer e tumultuar, mas aos poucos a comunidade percebe as armações.

Então, quando há investimentos do governo federal, no município em que está sediado o governo estadual, muitas vezes o reconhecimento vai para o governador, quando na verdade é conquista e realização do prefeito. Isso certamente não acontece no Paraná. Quando há investimentos do governo federal num hospital municipal, por exemplo, sabe-se que vem dinheiro do governo, mas na maioria das vezes se pensa que veio do governo mais próximo, o estadual. Este é o ALERTA!

Bem apropriada a chamada que vem sendo veiculada dizendo que terminada a eleição, apenas se inicia o processo, ou seja: a partir do momento que os eleitos assumem o poder a eles confiado, o que cabe ao eleitor é conferir se as promessas de campanha estão sendo cumpridas, e as iniciativas são de interesse e atendem as necessidades da população, se os valores praticados conferem com os vigentes no mercado, mas para isso tudo existem os 'procuradores', a quem foram confiados cargos no legislativo.

 

Edvino Borkenhagen

     Diretor Institucional

--------------------------------------------------

Para sua segurança, você optou BORKENHAGEN

A rápida informação ao cliente

Em 19/09/2014

Fonte: TST

Colaboração: Edvino

 

Avenida Doutor Damião,  80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados