INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO    |   FAMÍLIA BORKENHAGEN 
Início | BORKINFO |Agosto de 2014

Edição dedicada à

 PÁTRIA AMADA BRASIL

Foz do Iguaçu-PR, Agosto de 2014

Ano XVIII, N° 196 - Circulação dirigida Tiragem 3446 destinatários

Boletim Institucional da Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda. - Certificada ISO 9001:2008

EM QUE PÁTRIA SERÁ TEU FUTURO?

Muito se ouvirá falar nos programas do Horário Eleitoral sobre a Pátria Brasil, sobre soluções milagrosas para essa e aquela situação.

Muito se falará no início do mês de Setembro sobre a Semana da Pátria.

Muito se verá de gente utilizando fitas, adesivos, bandeirolas, bandeiras durante a Semana da Pátria. Será?

Será que aqueles que mostraram seu amor pelo futebol, durante a Copa do Mundo, principalmente enquanto o Brasil não havia sido desclassificado, desfilando com símbolos do Brasil na camiseta, no boné, no carro, demonstrarão o mesmo amor pelo Brasil durante a Semana da Pátria?

Será que veremos capôs de carros revestidos com a Bandeira Nacional?

Será que nos enojaremos (outra vez) de alguns candidatos nos programas políticos prometendo o que não podem cumprir?
Será que estamos verdadeiramente esclarecidos sobre o que queremos de nossa Pátria?

Será que não fazemos parte daquele pequeno grupo de pessoas que tenta conversar o guarda de trânsito para não aplicar a multa por excedermos a velocidade no perímetro urbano? Não dirigimos nosso veículo após uma churrascada regada à cerveja, ou que seja um almoço em família, sem esperar passar o efeito do álcool, para daí já nos sentirmos seguros na direção?

Alguém disse: Político não presta! Perguntamos: Político bom é o que te dá uma aposentadoria, uma casa e um carro na garagem? E mais: Quantos projetos tu ajudaste a montar, com a Associação do Bairro, para que o político do teu bairro, da tua cidade, defenda?
É bom refletir antes de querer jogar pedras! Faze certo o que te cabe, para então ter direito a cobrar dos outros!

Quem, na pátria terrena, não faz a vontade de Deus, não herdará a pátria celeste.

PÁTRIA - Em que pátria será teu futuro?

MISSÃO NACIONAL - PRÊMIO MPE BRASIL

Aconteceu de 18 a 22 de agosto, pela primeira vez no Paraná, em Curitiba, na sede do SEBRAE, a Missão Nacional do Prêmio MPE Brasil de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas.

Ano após ano as MPE’s são convidadas a preencher um questionário sobre sua gestão. Em 2013 superou a marca de 93 mil os inscritos, mas apenas 42.600 os estabelecimentos sabatinados, que tiveram a coragem de devolver o questionário preenchido.

Na Convenção da FACIAP, também em Curitiba, houve a revelação dos vencedores nas 8 categorias: Indústria, Comércio, Serviços, Saúde, Educação Tecnologia da Informação, Turismo e Agronegócios, e nos 2 destaques: Inovação e Responsabilidade Social.
As vencedoras do Paraná, somadas às dos demais estados, totalizaram 125 MPE’s, as quais foram a Brasilia participar de um Seminário e também da revelação das vencedoras em sua categoria.

Destas 125, apenas 9 se qualificaram como “Vencedora”. Dentre essas 9 está a BORKENHAGEN, única do ramo contábil de todo o Brasil a conquistar o Prêmio MPE Brasil desde que ele existe.

A conquista não pára por aí, pois as 9 vencedoras foram convocadas para 1 semana de novos aprendizados, de reforço no que já fazem bem, na Missão Nacional do Prêmio MPE.

PÁTRIA - QUEM TE AMA, CUIDA DA TUA TERRA!

APRENDER E ENSINAR

Aprender algo é comum para todo ser vivente, mas ensinar, pode parecer difícil num primeiro momento. Não foi o que aconteceu nos dias da Missão Nacional, em Curitiba.

Dentre as participantes houve cada depoimento, que foi de cair o queixo! Inúmeras boas práticas foram conhecidas, muitas que inclusive poderão ser implementadas por outros participantes. Dependerá da aceitação pela comunidade, dependerá do apoio da imprensa, dependerá da dedicação dos empreendedores.

Uma coisa ficou clara: as micro e pequenas empresas não têm a capacidade de remunerar igual as médias e grandes, mas nem todas as pessoas são felizes em grandes empresas.

O ‘olho no olho’, o aperto de mão, o abraço, o “bom dia” do superior podem reter os bons empregados, ainda que muitos destes também são ‘roubados’. O que importa é ensinar, ensinar, ensinar. O resultado será a favor do empregador.

PÁTRIA - QUEM TE AMA, CUIDA DE TUAS ÁGUAS!

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. Acrescentamos, para melhor espelhar como tratamos a mulher

O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.

Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.

Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.

Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.

Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
Provérbios 31:10-15
Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
Provérbios

CLIENTES QUE NESTA EDIÇÃO DESTACAMOS

Para sua casa, seu apartamento, seu comércio, ou mesmo para o jazigo de um ente querido, a Flora Éden tem plantas que lhe darão mais vida!


Paisagismo também.
Fone 3529-6225
facebook.com/floraeden.viveirodemudas

Vem a Primavera e daí o verão.

Quem não tem piscina, AGUAPÉ é a opção.

 

Av.José Maria de Brito,

 ao lado do Posto Oklahoma
Encante-se com os modelos!

Agende a visita de um consultor, ou

Agende uma visita - Tel. 45 3573-1979.

Água de rio, passeio de barco, pescaria, conviver com a natureza, tudo num só lugar: Clube de Pesca MARINGÁ.


Um clube tradicional, bem estruturado. Contate pelo Fone 3527-3232.

DICAS E TOQUES

UMA SOCIEDADE AUTOFÁGICA?

Assim definiu, Ayn Rand:

Quando perceberes que, para produzir, precisas obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovares que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceberes que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de ti; quando perceberes que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto sacrifício; então poderás afirmar, sem temor de errar, que tua sociedade está condenada!”.

Uma sociedade é composta pelas pessoas que a integram. Se estas pessoas permitem que alguém sem talento, sem vergonha, sem escrúpulos é elevado a um cargo que represente essas pessoas, então essa sociedade, infelizmente, está composta por pessoas sem dignidade, sem amor próprio.

Não adianta culpar pessoas públicas por desmandos; não adianta dar patada de gato e esconder as unhas, mas é preciso ser coerente, vibrar com cada fato positivo e, por outro lado, ajudar a corrigir o que esteja equivocado.

Conheça o candidato, antes de votar!

                                        CUSTO DO EMPREGADO                                                            CONSELHO  AMIGO

O empregador faz planos, traça estratégias, define metas, seleciona os fornecedores, contrata empregados, disposto a ter lucros, poder atuar em favor da comunidade em ações de responsabilidade social e com o devido cuidado com o meio ambiente.

Que lindo! Todos os empregadores seguem isso à risca? Poderá haver os que apenas querem locupletar-se com os lucros, não importando a qualidade de vida dos seus empregados, talvez nem se importando com o que acontece no quarteirão onde está fincado o seu estabelecimento?

Senhor empregador, quanto custa um empregado? Você poderá dizer: Bom, é o salário, mais os encargos sociais previdenciários e trabalhistas, o FGTS, a Contribuição Confederativa, o 13º Salário, as férias, mais 1/3 sobre as férias, a multa sobre o total do FGTS depositado, se for demitido, o INSS sobre o 13º Salário, ... Será que eu esqueci de algo mais? A resposta foi sua!

Digamos que em seu estabelecimento usem uniforme, algum eletroméstico é utilizado, para ele trabalhar precisa de mesa, cadeira, ferramentas, telefone, computador, internet, calculadora, caneta, lapiseira, papel para refazer um trabalho que ele lhe apresentou com falhas, ... Isso tem custo? Isso é investimento que ele reconhece a oportunidade que desfruta?

Pondere!

EM 31 ANOS DE ATIVIDADE - CLIENTES COM MAIS DE 20 ANOS SUPERAM OS 40%!

Quando você souber de um caso de tráfico de drogas estar ocorrendo, não hesite! DISQUE 181!

Ajude a salvar os jovens e permita que a Polícia faça a parte dela! Não se omita para não arrepender-se!
Um indefeso pode estar em sua casa!

ACEITAS UM PADRINHO?

Padrinho para batismo, para casamento? Não! Um padrinho para o emprego em que estás ingressando.

Na Missão Nacional do Prêmio MPE Brasil, a Visionsystem, de Chapecó-SC, apresentou como boa prática a instituição do padrinho para todo novo empregado. É alguém de outra área, que se dispõe a ensinar ao novato:

- Como me comporto quando chego?

- Como uso o computador no trabalho?

- Como me comporto ao sair?

Pois é, o padrinho lê o Código de Ética, junto com o novo empregado, lhe explica o organograma, e faz uma avaliação ao final do contrato de experiência.

Essa avaliação vai para a pasta do empregado, fazer parte do seu histórico.

Avaliações periódicas podem ser realizadas e seu resultado, igualmente, irá para a pasta.

Todos os apontamentos serão postos na balança na hora de promover alguém, ou mesmo no eventual caso de pedido de aumento de salário.

Essa prática pode ser copiada!

FALAR PELAS COSTAS?

Pelos idos de 1981, em Foz do Iguaçu, aportaram o Sr.Irapoan e a Dona Vera. Ele da área de engenharia, foi trabalhar na Itaipu Binacional, enquanto que ela, pedagoga, com mestrado e boa experiência administrativa, não conseguiu colocação no meio comercial iguaçuense. Mas por que? Ora, porque ela era culta demais. Não havia estrutura que a pudesse absorver dado à gama de conhecimento que ela detinha.

Foi daí que eles abriram uma LAVANDERIA. A pedagoga foi gerenciar sua lavanderia. Dava-se bem com a atividade, mas o marido sempre queria dar um pitaco nas atividades da firma, como se dizia.

Certo dia a Dona Vera não aguentou e tascou essa pro marido: “O, Irapoan! Um pé lá, e um pé cá, não dá! Ou bem você fica na Itaipu, ou bem você se desliga de lá e vem pra cá!”.

Conviver com esse casal foi maravilhoso. A ZIP LIMP foi uma das 5 clientes com as quais a BORKENHAGEN iniciou as atividades em 1983.
Isso lembra artigo de Pablo de Paula, em que escreve: “Ser inteligente em uma sociedade pouco instruída é como receber uma estrela de xerife no velho oeste bem no dia em que o bandido mais perigoso do local adentrou a cidade. Em outras palavras: as pessoas não querem saber o raio de conhecimento que você possui. Elas estão interessadas em si mesmas e em mais nada.”

Constata à tua volta que: os intelectuais são sempre perseguidos, enquanto os demais são abraçados.

Quando perceberes que há pessoas que falam pelas tuas costas, dá-te conta de que estás pelo menos dois passos à frente.

Quem ouve fofocas a seu respeito, deve fechar os ouvidos, para não se desconcentrar, mostrar seus valores, preservar sua conduta, assim minimizando o agressor.

Cuida das palavras que pronuncias para que não sejam mal interpretadas ou deturpado o significado delas!

TEM COMPLIANCE?

Compliance? Significa aderência à norma. E daí? Não ajudou muito não é?!

Se a nossa contabilidade está feita dentro do que estabelece a legislação, podemos dizer que “atende à norma”.

Se numa fábrica uma peça é fabricada nas medidas definidas em um desenho ou norma, dizemos que “atende à norma”.

Se um empreendimento obedece às melhores práticas de regulamentação, governança corporativa, princípios contábeis, de controladoria, ou normativos do setor em que atua, dizemos que “atende à norma”, ou que tem Compliance.

Compliance pressupõe a existência de uma norma ou regulamento.

Na BORKENHAGEN, por exemplo, para alcançarmos a certificação ISO, foi redigido, avaliado, definido e implementado o Manual da Garantia, bem como o Manual de Procedimentos, onde todos os procedimentos estão detalhados. Tudo o que se faz está escrito, atribuindo responsabilidades, definindo quem faz o que, onde registra, quem avalia o que outro fez, por quanto tempo guarda, o que faz quando decorreu o tempo de preservação, e assim por diante.

Anualmente temos a auditoria da ABNT, ocasião em que a compliance é avaliada, ou seja se estamos atendendo às normas. Se algo irregular for detectado é lavrada uma não-conformidade, a qual tem a força de uma “notificação”.

Recebe-se um prazo para regularizar o que esteja em desacordo para preservar o direito da divulgação da certificação.

Para haver compliance, deve haver segregação de funções, ou seja: quem elabora um projeto não pode ser a mesma pessoa a fiscalizá-lo; quem cria uma norma interna não pode nomear a si próprio como fiscalizador dessa norma.

Ter controle interno muitos empreendimentos têm, mas se não sabem para que servem, é como não tê-los.

                                           PARA QUE SERVE?                                                              PÁTRIA X PATRIOTA

Perguntar “Para que serve?” é algo que pais e mães lembram muito bem quando os filhos são bem pequenos.

Seria só no ambiente familiar que essa pergunta teria por que ser comum?

E quando um empregado recém ingressado fizer essa pergunta, todos os ‘veteranos’ saberão responder?

É! Esse teste a Direção pode fazer para avaliar o quanto de fato pode contar com os mais antigos, o quanto vestem a camisa, o quanto assumem seu papel de membros de equipe, o quanto divulgam o empreendimento, o quanto se empenham em conseguir novos clientes, o quanto evitam horas de desperdícios, seja com assuntos particulares, seja com ‘zoadas’, seja com re-trabalho.

O controle interno serve para valorizar quem faz bem, quem faz direito.

Poderíamos perguntar:

Por que queremos uma pátria?

É uma questão de pertencimento!

Patriota não fala mal da pátria; ajuda a torná-la melhor!

Se "pátria é o espaço geográfico em que vivemos, então:

Feliz Dia da Pátria!

NÃO SUBESTIME!

LEITURA SEMANAL ACESSÍVEL

Toda pessoa tem seu valor. Algumas até pensam que valem mais que outras.

No horário eleitoral é bom conhecer os candidatos, principalmente para ajudar os outros a não votar errado.

Rádio ou TV, não importa. O que vale é o que nos será apresentado. Não entre na onda, mas valorize o privilégio do voto!

Candidato só é eleito pelo voto. Vote!!!

COLUNA MENSAGEIRO

Todas as sextas-feiras, no jornal A Gazeta do Iguaçu.

 

Se não tens como comprar o jornal ou acessar sua página, acessa pelo quadro à direita.

Leia! Avalie!

Critique! Elogie!

Se você ainda não leu a coluna Mensageiro, nós reprisamos:

29/08 - Só hoje, não fume!

22/08 - Santo do pau ôco ou do esculpido?

15/08 - Corcovado ou corvo acocorado?

08/08 - Que “maria” és tu?

01/08 - Viva Agosto com muito bom gosto!

25/07 - De onde vem a tua comida?

18/07 - Legados da Copa

11/07 - Jornalistas topetudos

04/07 - Quem pode xingar?

Pela Internet: www.gazeta.inf.br, ou

Coluna Mensageiro.

EXPEDIENTE

Boletim informativo institucional, mensal, da BORKENHAGEN Soluções Contábeis Ltda.

Registro sob Nº 001 e 002 em 23/05/97, no Livro B-1 do RCPJ.

Composição e Redação: Edvino Borkenhagen

Revisão, Diagramação e Publicação: Adolf Samuel Borkenhagen

Até a Edição 197, na certeza de termos você nos acompanhando e aprovando!

Viva o Brasil, e a liberdade que temos!

As bandeiras hasteadas diariamente na BORKENHAGEN, expressam nosso sentimento.

Avenida Doutor Damião, 80 - CEP 85864-400 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados