INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Nossa Empresa | Campanhas | Não fume apenas 1 dia!

Não fume apenas 1 dia!

Esta campanha terá desdobramentos, inclusão de novas chamadas, eventuais depoimentos, ...

As novidades estarão sempre mais abaixo.

Conheça o conteúdo, pois poderá ajudar você ou alguém do seu relacionamento.


 

Campanha: Não fume apenas 1 dia!

Lançamento: 23/08/2012

Motivo: Dar ênfase às iniciativas alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Fumo: 29 de Agosto.

Pretensão: Reduzir o consumo de tabaco e melhorar a qualidade de vida de fumantes e não-fumantes.

Recursos: Buscas em literatura apropriada, buscas na Internet, aprimoramento com imagens chocantes e chamativas.

Investimento: Tempo de dedicação na estruturação da campanha, pela página, pelo boletim institucional, pela coluna semanal em jornal.

 


Vamos a um breve retrospecto:

A - Em 23/08/2012

Fumante

Só hoje, não fume!

 

Neste dia 29 de Agosto de 2012, não fume!

Dê esse direito ao seu pulmão!

Não importa a ansiedade que isso vai provocar, mas faça esse esforço pelo seu próprio bem!

 

Você perceberá que não irá adoecer, apesar da falta que lhe possa fazer o tabaco, a nicotina, durante esse dia.

Se depois você aceitar o convite a não fumar e quiser uma receita para parar de fumar, clique aqui.

 

Nossa chamada

Na tela de entrada, com antecedência maior que de 1 semana, lançamos a chamada a seguir:

Para os céticos a data pode não significar muito, pois não acreditam em como pode ser o seu fim pelo ato, pelo vício, de fumar.

A figura acima mostra o pulmão sadio e o pulmão doente, pelo efeito da nicotina, liberada da folha do tabaco. Para o cérebro, fumar dá prazer, e é por isso que antigamente os comerciais mostravam pessoas felizes, pessoas fazendo charme, pessoas que não sabiam do mal que iriam sofrer mais tarde.

As campanhas levadas a efeito por entidades oficiais e particulares, sempre focaram para os males do fumo, seja ele em forma de cigarro industrializado, cigarrilha, cachimbo ou palheiro. A planta do tabaco até que é bonita. Nem parece que de suas folhas pudesse ser gerado algo maléfico à saúde do ser humano.

Produzia-se o fumo em corda, o qual era cortado em fatias, era fragmentado, e enrolado em palha de milho formando o cigarro palheiro, ou usado no cachimbo.

Acesse os links acima e conheça mais, em imagens.


B - Em 24/08/2012:

Na imprensa local, no jornal A Gazeta do Iguaçu, na Coluna Mensageiro, publicamos o seguinte artigo, com o intuito de auxiliar os fumantes a entender que o fumo faz mal à sua própria saúde, e também à saúde dos seus mais chegados:

 

Fumar faz mal?

Fumar faz muito bem!

 

Órgãos públicos, institutos, clínicas, planos de saúde, entes privados, também a Borkenhagen, todos se empenham em motivar pessoas que fumam, a que abandonem o vício do fumo porque ele é danoso.

Estão todos enganados! Pode ver que a população que se mostra a mais inteligente, continua fumando, e cada vez com mais convicção. Então quer dizer que as campanhas realmente são um furo n'água. Tem sido uma pena os investimentos no sentido de diminuir o uso do tabaco, na forma de cigarro, charuto, cachimbo, ou seja lá a forma em que os fumantes consomem o fumo.

A Borkenhagen em 2010 empenhou-se junto com entes privados e públicos com atividades diversificadas como: comércio de material de construção, comércio de material elétrico, banco, cartório, hotel, escola, colégio, faculdade (do aluno, ao acadêmico, do acadêmico ao diretor), núcleo de ensino, cooperativa de crédito, posto de combustível, revenda de veículos novos, indústria de confecções em malha, lojas de móveis, agência de viagem, loja de refrigeração, loja de materiais de solda, loja de materiais agrícolas, loja de moda masculina, consultório odontológico, operadora de plano de saúde, hospital, loja de produtos óticos, produtora de arte visual, casa de utilidades domésticas, megastore, loja de calçados, loja de tintas, eletrônica, clube esportivo, farmácia, papelaria revenda de veículos semi-novos, cooperativa educacional, jornal, associação comercial, escritório de contabilidade, loja de pneus e produtos automotivos, entre outros, para, com o auxílio de diretores de colégios e faculdades e respectivos professores e alunos, promover a campanha “APAGUE O CIGARRO! – ACENDA A VIDA!”, com mais de 32 mil adesivos aplicados em parabrisas de veículos, em geladeiras, em portas e janelas, sobre mesas, cada qual no seu gosto.

Palestra, a convite do Comando da Capitania dos Portos, material audiovisual preparado, a convite do SICOOB, rodou para todos os que acessaram os caixas, apresentações para diretores de colégios e em empresas, mas tudo isso foi um grande erro.

Erro? Por quê? Porque fumar não faz mal. Fumar faz bem! Faz bem para a companhia que produz cigarros, faz bem para o médico, faz bem para o coveiro, faz bem para os laboratórios que produzem medicamentos para aliviar o sofrimento de fumantes, os quais insistem em dizer que estamos errados.

Edvino Borkenhagen

 

VICIADOS SÃO COITADOS. DEVEMOS AJUDÁ-LOS!

Na BORKENHAGEN acreditamos que FUMAR FAZ BEM para os que se locupletam da fragilidade dos fumantes. Quanto pior, melhor. Quanto mais doentes, mais consultas, mais medicamentos, mais dinheiro público tirado dos impostos que pagamos.

BORKENHAGEN

www.borkenhagen.net

Fone 3028-6464

O fone da contabilidade

 

Se de alguma forma nosso intento ajudou algum fumante a iniciar a redução do consumo de tabaco, ou tomar a decisão de, efetivamente, parar de fumar, será a melhor recompensa!


C - Em 06/09/2012:

Em Setembro também pratique o 1 dia sem cigarro!

 

Quem evitou o cigarro no dia 29 de Agosto, precisa manter o trato feito consigo próprio: não fumar por 1 dia nos meses seguintes (dia 29). Talvez pare 2 vezes nos meses seguintes: também no dia 14 de cada mês.

A receita para parar em definitivo está na página.  Clique aqui.

Os males causados pelo cigarro, estão amplamente divulgados na Internet. Em qualquer sítio de busca podem ser alcançadas informações assustadoras.

E você que não fuma, ajude seu amigo, seu parente, seu vizinho, seu colega de trabalho!

Recomende que tome consciência dos males que ele faz também aos não fumantes!

 


D - Em 14/09/2012:

Fumante, a DPOC mata, sem dó!

 

Se você é fumante, e ainda não se convenceu de que o cigarro é maléfico, e prefere continuar fumando, nós respeitamos sua decisão, mas nos sentimos no direito de dizer-lhe que não é justo buscar a Saúde Pública, para, com o nosso dinheiro, receber atendimento médico, tratamento de recuperação, tratamento do câncer, tratamento da DPOC - Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Veja isso em: http://www.borkenhagen.net/mensageiro/2011/1014.html.

DPOC: essa sigla é de tirar o fôlego!

Sendo fumante, e esteja em busca de auxílio para parar de fumar, acesse: http://www.borkenhagen.net/saude/receitafumo.html.

Nada do que lhe propomos tem qualquer custo. Só queremos ajudar quem precisa e aceita! Subsídios da fonte consultada.

 

O que é essa DPOC?

A DPOC é uma doença caracterizada pela diminuição ou limitação no fluxo de ar aos pulmões, que quase sempre é irreversível. Num gauchês mais apropriado diríamos que "sufoca o vivente!"

Esta limitação do fluxo aéreo é progressiva e está associada a uma resposta inflamatória dos pulmões a partículas ou gases nocivos. Por causa desta inflamação crônica e das tentativas do corpo para repará-la, ocorre o estreitamento nas pequenas vias aéreas periféricas.

Com o passar do tempo, esse processo de lesão-e-reparação provoca a formação de tecido cicatricial e o estreitamento da luz da via aérea.

No início da evolução da DPOC, a resposta inflamatória causa alterações da vasculatura pulmonar que se caracterizam por espessamento da parede vascular. Essas alterações podem acontecer devido à exposição à fumaça de cigarro ou ao uso do tabaco (fumo) ou como conseqüência da liberação de mediadores inflamatórios.

Outras causas também podem estar associadas ao ambiente de trabalho do paciente, como lugares onde se manipulam substâncias ou gases nocivos à saúde, como exploração de minério de carvão, manipulação de amianto e outros, embora hoje em dia seja proibido o uso do amianto e a segurança com o uso de equipamentos de proteção individual esteja aumentada nas minas, muitos pacientes idosos, que em épocas passadas conviveram com uma realidade diferente da dos dias atuais nos seus locais de trabalho, sofrem hoje com as conseqüências da manipulação indevida ou exposição inadequada desses materiais.

Dentre os fatores de maior risco para o desenvolvimento desta doença a longo prazo ainda está o uso contínuo do cigarro, maior causa de desenvolvimento de doenças crônicas pulmonares que levam a uma grande diminuição do seu nível de qualidade de vida e saúde.

 

Cuidados

O paciente portador de DPOC deve ter uma atenção especial, pois a qualquer momento pode ter uma crise forte de falta de ar.

O atendimento deve ser rápido. Pode ajudar a diminuir os riscos de uma parada respiratória.

A melhor posição para pacientes com DPOC é sentado, pois a postura melhora o fluxo de ar aos pulmões.

Quando deitado, deve-se colocá-lo num ambiente em que possa repousar com a cabeceira da cama bem elevada.

São frequentes, nesses pacientes, os sintomas de Pneumonia, tosse intensa, febre alta, falta de apetite.

Esses pacientes, por estarem sempre em potencial risco, devem procurar ter em casa um aparelho nebulizador, para os casos de sentir falta de ar. Eles podem ser usados conforme prescrição médica. Ajuda bastante. Em casos mais graves, é necessário levar o paciente a um Pronto Atendimento de Urgência.

Então? Vai dar atenção aos chamados ou vai preferir ignoram e morrer sufocado? É possível !!! a escolha é sua!


E - Em 25/09/2012:

Fumante, dia 29 está aí !!!

 

Lembre que, se você não fumou dia 29 de Agosto, então não fumará neste 29 de Setembro. Esse é o trato que você fez consigo mesmo.

Nós apenas estamos relembrando!

Mostre aos amigos, aos colegas, aos parentes, à família, que você tem amor próprio.

O compromisso assumido consigo mesmo é prova de que têm amor à vida, têm amor próprio.

Aos não fumantes conclamamos a darem apoio aos que estão fazendo a opção em não fumar 1 dia por mês.

 


Em 29/09/2012 - Reforço de chamada para a campanha

 

Como foi ficar sem cigarro, só por 1 dia?

 

Havíamos conclamado os fumantes a deixar o cigarro por apenas 1 dia e o resultado foi surpreendente.

Quem não fumou no dia 29 de Agosto, pode repetir a dose no dia 29 de cada mês.

Ah em 2013 Fevereiro terá apenas 28 dias, por isso antecipe o dia sem fumo!

Dê esse direito ao seu pulmão!

Se parar 1 dia já não lhe trouxer dificuldade, então deixe de fumar também no dia 14 de cada mês!

Se depois você aceitar o convite a não fumar e quiser uma receita para parar de fumar, clique aqui.

 

Reação de fumantes

Enquanto fumantes que visitaram nossa página em 29/08, sentiram-se motivados a não fumar por 1 dia, e nos comunicaram que o desafio foi válido, pode ter ocorrido que outros nem ligaram para a chamada pelo seu próprio bem.

A Receita para parar de fumar ficou mais conhecida, pode ser seguida por alguns que se manifestaram animados a buscar uma solução para essa dependência, e pode ser indicada para outros de seu círculo de amizades ou mesmo parentes.

De nossa parte, saber que para alguém faz bem, para nós também faz bem.


F - Em 29/10/2012 - Lembrete de compromisso com sua decisão

 

Quando em 23 de Agosto foi ao ar a primeira chamada para esta edição, a reação foi fraca.

Em 24 de Agosto a Coluna Mensageiro, mexeu com mais alguns fumantes.

Dia 29 de Agosto, data de combate do fumo, já ouvimos fumantes se manifestar que aceitaram o desafio de parar por 1 dia.

Em 29 de Setembro foi só um reforço. O gostoso foi receber manifestação de fumantes que informaram que por segunda vez já conseguiram parar de fumar por 1 dia.

Segunda-feira, 29 de Outubro, quem acessa a página da BORKENHAGEN depara-se com o lembrete para não fumar nesse dia.

Sim o nosso propósito é de continuar incentivando os fumantes a que parem, a que evitem o cigarro no dia 29 de cada mês, até que consigam deixar de fumar também 1 quinzena depois, ou seja: não fumar também no dia 14 de cada mês.

O desafio é este. Aceitar ou ignorar cabe ao fumante!

Aos não-fumantes cabe motivar os fumantes a lerem este recado e apoiá-los a superarem a dependência gradativamente. Você vai ajudar?


G - Em 29/01/2013 - Basta de mortes por fumaça!

Na madrugada de 27/01/2013, morreram mais de 200 jovens, na maioria universitários vítimas de fumaça tóxica em casa noturna em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

A fumaça do cigarro, igualmente, é tóxica e afeta o fumante em dose maior, bem como o não-fumante que a inalar.

Quem aderiu à Campanha "FUMANTE, SÓ HOJE, 29, NÃO FUME!" que quer dizer "Não fume apenas 1 dia", está sendo lembrado que neste dia 29, mais ainda é dia de não fumar.

Quem já tem um depoimento de como está andando sua dedicação, pode nos relatar, que o nome será preservado.

Então, em memória às vítimas da fumaça tóxica, que tombaram dia 27, NÃO FUME, HOJE!

Obrigado!


H - Em 27/02/2013:

O desafio precisa ser mantido!

 

Quem aderiu ao desafio de deixar de fumar por 1 dia, fique alerta!

Este ano o mês de Fevereiro não tem 29 dias, então pode deixar de fumar no dia 28/02 ou no dia 1º de março.

Quem fuma, estraga a sua própria saúde e também a saúde dos outros que ele diz respeitar e amar.

No Brasil a cada 14 minutos morre uma pessoa vítima de DPOC - Deficiência Pulmonar Obstrutiva Crônica. Clique na imagem e veja-a um pouco mais nítida.

Isso não seria o suficiente para parar de fumar?

Mais acima, na inserção de 14/09/2012, você já deve ter visto o que é a DPOC, como ela faz sofrer quem por ela for acometido e quão grave é sofrer de enfisema pulmonar.

Não seja inimigo de quem quer que seja, pois nem a um inimigo se deseja sofrer de DPOC - Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica!


I - Em 26/02/2013:

Na segunda-feira, deixe seu pulmão respirar melhor!

 

Como todo mundo, você tem o direito fundamental de respirar melhor.

Nas passagens de nível (onde o trem cruza a rodovia, ou vice-versa) é comum vermos uma placa: PARE, OLHE, ESCUTE!.

Para respirar melhor, também temos que tomar algumas atitudes: parar, respirar fundo, suspirar. Assim deixamos o ar entrar e sair completamente de nosso corpo, coisa que muita gente não faz, por não saber, ou por não querer dar-se ao trabalho de respirar adequadamente.

Mas respirar bem, respirar adequadamente, só é possível se os pulmões estiverem saudáveis e corrigirmos nossa postura, principalmente quando atuamos sentados.

No trabalho, quando puder, tape uma narina e inspire o ar pela outra, e mais tarde faça o mesmo com a outra narina. Respirar tapando e destampando alternadamente cada uma das narinas ajuda a reequilibrar a entrada de ar. Isso faz com que tanto a ação de energizar como a de acalmar a respiração atuem de forma harmônica e o seu corpo todo recebe ar de forma equilibrada.


J- Em 16/07/2013:

Dia 29, é segunda-feira. Renove a semana e o seu pulmão!

 

Caminhadas, corridas, pedaladas podem tornar nosso pulmão mais resistente.

Como dia 29 é segunda-feira, viva bem o domingo, para estar com excelente preparo físico.

Quem fuma, deve lembrar que dia 29 é dia de passar sem fumar.

Ou os fumantes se dão conta de que é possível ficar 1 dia sem cigarro, ou nós teremos que dar mais ênfase em nossas chamadas mensais!

Aprecie as moças da caminhada matinal e perceba que não estão ofegantes!

Quando, na segunda-feira, anoitecer levante as mãos para o céu e agradeça a Deus por lhe ter dado forças e determinação, para ficar 1 dia sem cigarro.

Agora que você (se for fumante) percebeu que não é difícil, contagie outros!

Estimule-os a deixar o cigarro por um dia e você verá que as amizades se tornarão mais sólidas, mais fortes!


K- Em 23/08/2013:

Você fuma? Nãããooo? Por que não?

A BORKENHAGEN tem como um de seus propósitos lutar pela melhor qualidade de vida dos cidadãos.

As ações sociais já desenvolvidas tiveram vários focos, mas o de maior repercussão foi a campanha contra o fumo: "APAGUE O CIGARRO! ACENDA A VIDA!", levada a efeito em 2010, com mais de 50 pessoas jurídicas envolvidas, além de colégios estaduais, e faculdades privadas, contando com diretores, professores e seus alunos.

Dia 29/08 é o DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO.

Desde 29 de agosto de 2012 estamos trazendo chamadas mensais, para alertar  os fumantes a que não fumem pelo menos 1 dia.

Conseguindo isso, o fumante pode mostrar a si próprio que ele é quem manda em seu corpo, e não o vício do cigarro.

Não importa se fumas ou não, mas importa que no dia 29 ninguém fume.

O que farás para nos ajudar nessa empreitada?

Todo dia pode ser "Dia sem Fumo!" Depende de ti !!!


L- Em 29/08/2013:

Lembrou do compromisso?

Aqui da BORKENHAGEN nos empenhamos durante um ano inteiro chamando os fumantes à responsabilidade. É assim que podemos nos expressar?

Todos os meses, no dia 29 deveriam deixar de fumar.

É! Deixar de fumar pelo menos por 1 dia. É fácil.

Quem não é fumante aceita o desafio e ajuda um fumante a ter mais qualidade de vida e se livrar da DPOC e do câncer de pulmão.

Estamos conversados?

Fumante, dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Não é dia de combater o fumante, mas de ajudá-lo a se livrar desse mal.

Quem já foi fumante e parou, e quiser relatar, nós podemos publicar.

 

M- Em 30/08/2013:

Já passou o dia?

Lembrou do compromisso?

 

Deixamos a chamada por mais 1 dia, para que os fumantes lembrassem que por 1 dia deveriam deixar de fumar.

A proposta foi de ajudar, de incentivar, de alertar.

Mostramos diversos malefícios, diversos perigos, causados pelo ato de fumar.

Se ajudamos, nos realizamos. Temos certeza de que o empenho valeu à pena.

Se ninguém deixou de fumar após tantas chamadas, após tantos textos diferentes, após tantos alertas, o que fazer?

Que ninguém esqueça: "Vivemos a consequência de nossos atos!" - Nuno Cobra


M - Em 28/10/2013:

Como parar de fumar?

Ronaldo Tavares, colunista do jornal A Gazeta do Iguaçu, na edição de 23/10/2013, nos brindou com um excelente conteúdo, o que reforça nosso empenho no apoio aos fumantes a que deixem de fumar.

Lembre-se, fumante, ou lembre um fumante amigo seu: Dia 29, não fume!

O mote é: FUMANTE, só hoje, 29, não fume!

Claro que o intuito é para que parem de fumar definitivamente.

Eis o texto que transcrevemos:

Como parar de fumar?

É óbvio, mas vale frisar: largar o cigarro depende, em primeiríssimo lugar, do desejo do fumante. É ele quem deve enumerar os inúmeros benefícios da decisão e preparar estratégias para superar os sintomas da abstinência que funcionem no seu caso.

"A força de vontade é o alicerce para acabar com o vício", afirma o psiquistra e psicoterapeuta Cláudio Pérsio Carvalho Leite, diretor de uma clínica antitabagismo. "Sem ela, o que já é difícil fica impossível", completa.

Quem pretende abandonar o vício sozinho vai se defrontar com o embate entre o desejo de parar e a necessidade, tanto psicológica como fisiológica, criada pelo cigarro.

"O fumante deve marcar uma data, elaborar um plano e ainda considerar as possibilidade de procurar orientação médica e utilizar medicamentos", recomenda o especialista Montezuma Pimenta Ferreira, do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo.

"É bom ir reduzindo em 20% o número de cigarros tragados a cada semana até chegar ao dia estabelecido, aquele de zerar o hábito de vez."

O primeiro passo é estabelecer o início do tratamento e espalhar a notícia para familiares e amigos. "Assim você assume um compromisso com as pessoas de quem gosta e isso vai ser um incentivo a mais para persistir na batalha", afirma Ricardo Meireles, técnico antitabagismo do Instituto Nacional do Câncer, o INCA.

A etapa seguinte é pensar em estratégias sobre como parar de fumar:vou usar este ou aquele método? Devo ou não tomar remédio? Será que é melhor buscar ajuda profissional? Consigo enfrentar a barra sozinho? Pergunte-se, ainda, quais são os gatilhos que o levam a acender um cigarro.

Também é importante buscar alternativas quando bater aquela vontade de dar suas baforadas. Vale tudo: fazer atividade física e exercícios de respiração, cantar, rabiscar...

Você precisa evitar as situações que propiciam a recaída: tédio, estresse, companhia de outros fumantes, bebidas alcoólicas e café. Para fechar o cerco à síndrome da abstinência, peça a ajuda (e a paciência) da família e dos amigos, além, é claro, de tirar de cena objetos que lembrem o vício, como cinzeiros e tocar em cigarros.

Outra boa dica é conversar com ex-fumantes. Eles vão contar como foi esse processo, o que fizeram para conseguir, qual o método que usaram. Os especialistas também sugerem que você escreva os motivos que o levaram a tomar a decisão e listar os benefícios que ela trará à sua vida. Lembre-se de carregar esse papel sempre com você. E aí, quando bater aquela vontade de jogar tudo para o alto e botar o cigarro na boca, vale até procurar um médico, que poderá receitar um antidepressivo.

Sem um bom treino para vencer essa luta, as tentativas em geral são infrutíteras e, a arma mais importante para evitar frustrações é a Informação.

"O fumante deve estar consciente de que é um dependente e que a briga vai ser dura, mas que ele pode, sim, sair vitorioso", diz a cardiologista Jaqueline Scholz Issa, do Ambulatório de Antitabagismo do Instituto do Coração da USP. Depois dessas dicas, vamos ver o quanto você é firme e decidido em seus objetivos. No meu caso foi a determinação.

Autoria: Ronaldo Tavares

 

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados