INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Nossa Empresa | Conquistas | "Logística Reversa - ISO 14001"

"Logística Reversa - ISO 14001"

 

A BORKENHAGEN - comprometida com o Meio Ambiente

 

Para que nossos clientes, e os visitantes a este sítio, tivessem a correta informação sobre sustentabilidade, nos propusemos a postar informações sobre nossas ações nesse sentido.

A Logística para Retorno de Resíduos Sólidos

 

Boletim institucional BORKINFO®, Ano XV, Nº 159, AGO-OUT 2010:

 

Estabelecimentos industriais e comerciais, a partir da Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, tem de se preocupar com um novo tipo de provisão para lançar na contabilidade. É a Provisão para os gastos com a logística reversa dos resíduos sólidos. O nome é um tanto diferente, pois essa provisão trata do registro dos gastos com os resíduos sólidos, gerados após o consumo de bens.

A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social, um conjunto de ações para facilitar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos aos seus geradores para que sejam tratados ou reaproveitados em novos produtos, na forma de novos insumos, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, visando a não geração de rejeitos. Esta conta é típica da contabilidade social e ambiental e tem respaldo na política nacional, relativa ao manejo e do fluxo de resíduos sólidos. Entre os produtos que estão dentro desta política estão: agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes, embalagens em geral além dos eletroeletrônicos e seus componentes. Você deve lembrar de quando surgiu a lei que determinava ao fabricante recolher todo e qualquer tipo de embalagem, chegando ao ponto de você poder, no supermercado, levar o tubo de creme dental e deixar a caixinha no supermercado para que este a retornasse ao fabricante, responsável para dar destino à embalagem, mas parece que essa lei ‘não pegou’. Agora com a preocupação ambiental um pouco mais avançada poderemos ver as coisas acontecer. Então indústrias, serviços de saúde, propriedades rurais e o comerciante (co-responsável com o produtor/gerador dos resíduos) ambos deverão elaborar e dar publicidade via notas explicativas às demonstrações financeiras anuais, das práticas em relação aos planos de atuação para os resíduos sólidos, com base em um programa que prevê, no mínimo as seguintes etapas: acondicionamento, disponibilização para coleta, coleta, tratamento e disposição final ambientalmente adequada. Isso é resumo da publicação do Dr.Zappa Hoog, na COAD. Veja no site.

BORKENHAGEN - 27 ANOS ALERTANDO CLIENTES E NÃO-CLIENTES

 

Se o cliente gera lixo

 

Coluna Mensageiro - Nº 657, de 25/02/2011 - Jornal A Gazeta do Iguaçu

 

Se o assunto é Responsabilidade Ambiental muita gente torce o nariz. Aí vem os legisladores com mais uma obrigação para nós! Será que é isso mesmo? Será que a lei não estaria vindo para nos proteger, ou para proteger a quem venha nos suceder? Já pensou nisso?!

A Lei  12.305, de 02/08/2010, regulamentada pelo Decreto 7.404, de 23/12/2010, apresenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Até aí nenhuma novidade, pois a imprensa já se encarregou de noticiar isso. Mas o que isso tem a ver comigo? Ocorre que estes dispositivos legais definem o papel da União, dos Estados e dos municípios na destinação dos resíduos, estando isso também a cargo de fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores, recicladores e agentes ambientais.

Nesse aspecto a Borkenhagen Contabilidade, já de longa data, não mais incinera papéis, papelões, plásticos, gerados ou descartados com relação à sua atividade de contabilidade. Todos os materiais são reservados e entregues à Cooperativa dos Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu – COAAFI, a qual os recolhe, recicla e dá a destinação adequada, gerando renda para seus cooperados. Bom, isso talvez outras organizações contábeis também façam. Pergunte ao seu Contador quantos quilos de produtos recicláveis ele contabilizou em 2010, entregues aos agentes ambientais?

Agora com a aplicação e a obediência à lei que trata do destino de resíduos sólidos, ocorre uma virada: “Alguém fabricou um produto. Quando este se tornar descartável para o consumidor, não irá mais para o lixão. Ele retornará ao fabricante, que fará a reciclagem.”

Para os clientes da Borkenhagen a novidade: A partir de Março de 2011, todos os relatórios contábeis gerados pela contabilidade, fruto de nossos serviços, quando não mais tiverem serventia, podem ser retornados para nós. Nós os fragmentaremos, ensacaremos e repassaremos à COAAFI. Assim as informações do cliente estarão preservadas, sem risco de irem para o lixão.

Se o cartucho de tinta, vazio, não passível mais de ser remanufaturado, deve retornar ao comerciante que o vendeu; se o carretel da bobina de fax deve retornar ao comerciante que o vendeu ao usuário; se a bateria do veículo deve retornar ao estabelecimento comercial; se o pneu também deve retornar à loja de pneus, mas tudo isso sempre amparado em nota fiscal, então teremos mais que um problema reduzido. A sonegação também diminuirá. Parabéns!

Então os papéis que a Borkenhagen gerar para atender seu cliente e, quando estes tiverem cumprido sua missão, poderão retornar para a fragmentação. Quem ganha são nossos clientes, e a natureza ainda mais.

 

O anúncio daquela edição trazia a seguinte mensagem:

 

TENHA RESPONSABILIDADE
SOCIAL E AMBIENTAL !!!

Na BORKENHAGEN, vislumbramos a ISO 14001, de longa data, mas um passo de cada vez. A Responsabilidade Social já é nossa marca registrada e a Responsbilidade Ambiental vem sendo exercida com bom planejamento.

BORKENHAGEN

www.borkenhagen.net

Fone 3028-6464

O fone da contabilidade

 

Recebemos lixo

 

Boletim institucional BORKINFO®, Ano XV, Nº 162, FEV 2011:

 

Todos nossos clientes já sabem, e também publicamos em nossa coluna Mensageiro, no jornal A Gazeta do Iguaçu, que a partir de 1º de março de 2011 estaremos recebendo de nossos clientes os relatórios contábeis por nós gerados, que já cumpriram sua finalidade, e que eles estariam destinando ao lixo. Nós fragmentaremos os relatórios e enviaremos o papel à Cooperativa de Agentes Ambientais - COAAFI. Um jeito de exercitar Responsabilidade Ambiental.

 

 

Logística Reversa

 

Boletim institucional BORKINFO®, Ano XV, Nº 172, JAN 2012:

 

Título estranho? Na edição 162, de Fevereiro de 2011 divulgávamos que a partir de 1º de Março de 2011 estaríamos recebendo, de nossos clientes, os relatórios por nós gerados e que já tivessem cumprido sua finalidade. Ao invés de serem jogados no lixo, ou queimados, que tais relatórios fossem retornados. Estruturamos a logística reversa, para que nosso cliente não ficasse com o encargo de dar fim aos papéis já sem serventia.

Em qualquer visita de nosso Contínuo Externo (motoboy) o cliente pode entregar-lhe os relatórios que anteriormente lhe havíamos enviado, para que sejam fragmentados e repassados à COAAFI - Cooperativa dos Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu, por quem receberão o tratamento de material reciclável.

Agora tramita na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 2551/11, que prevê que as pessoas físicas que tiverem gastos com a coleta e entrega de produtos geradores de resíduos sólidos, que tenham benefício fiscal de redução no Imposto de Renda a pagar.

Se todo cidadão se tornar mais consciente e responsável para com o meio ambiente, contatará uma entidade de agentes ambientais que, ‘con mucho gusto’ fará a coleta gratuitamente, servindo o material coletado como fonte de renda para os cooperados ou membros da entidade coletora. A BORKENHAGEN já pratica a coleta gratuita de resíduos sólidos, desde que implementou a logística reversa, de acordo com a Lei 12.305/10.

Meio ambiente é coisa nossa!

BORKENHAGEN - 28 ANOS INCENTIVANDO MELHORIAS CONTÍNUAS


 

O mundo fala em sustentabilidade, o Brasil fala em sustentabilidade, talvez você também.

Aproveitamos para anexar 3 destaques e uma entrevista da revista Geração Sustentável, do bimestre Set-Out/2013:

 

 

 

À página 6 temos:

1 - Matéria sobre a coleta, pelo Grupo Pão de Açucar, de materiais recicláveis, no caso: embalagens secundárias. Exemplo: Um tubo de creme dental, para ser vendido está acondicionado em uma caixa (embalagem) que automaticamente será descartada, em casa, quando o consumidor passar a utilizar o creme dental. Então essa caixa pode ser depositada, o cliente não a precisa levar para casa para, depois dar destinação/encaminhamento para coleta de materiais recicláveis. A iniciativa do Grupo Pão de Açúcar é considerada inovadora.

2 - Logo abaixo, a matéria sobre a iniciativa da Diageo, da Vodka Smirnoff, incentivando a coleta dos vidros para reciclagem.

3 - À direita da matéria da Diageo, o Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade. Como as inscrições podem ser feitas até 20/01/2014, vale à pena conhecer o regulamento em www.fecomercio.com.br/sustentabilidade.

 

A Lei 12.305 já é antiga (de 02/08/2010), mas parece que “não pegou”.

Os valores relativos à sustentabilidade precisam ser ‘perseguidos’.

A BORKENHAGEN adotou em Fevereiro/2011 a Logística Reversa, ou seja:

A partir de 1º de Março de 2011, os clientes poderiam dispor deste diferencial.

Nossos clientes precisam ser lembrados que os relatórios que nós geramos, mas que não têm mais valor para eles, podem ser retornados pelo CON-Luiz, para serem fragmentados e, depois repassado o papel para a cooperativa de agentes ambientes. É a nossa parcela de contribuição com vistas à sustentabilidade.

Isso se chama: A caminho da ISO 14001 !!!


 

Na mesma edição da revista, uma entrevista ímpar, a qual retratamos neste espaço para privilégio dos internautas:

 

 

 

Parabéns pra você, por ter lido todo o conteúdo! Só os perseverantes chegam ao final.

Se houver algum comentário quanto a o que já vem sendo feito, bem feito, mas que possa melhorar, escreva-nos!

Podemos crescer juntos, se você aceitar!

 

"A sustentabilidade será alcançada se as pessoas que se dizem responsáveis, de fato agirem!" - Edvino Borkenhagen

 

Créditos à Relações Corporativas da Revista, Giovanna de Paula, que gentilmente nos cedeu o material.

Muito Obrigado!

 

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados