INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Entretenimento | Curiosidades | Setembro - mês da bicicleta. Você sabia?

Setembro - mês da bicicleta. Você sabia?

27/09/2013 - Audiência discute Planos Diretores Cicloviários nos municípios do Paraná

Fonte: Assessoria de Imprensa da Assembléia Legislativa do Paraná - ALEP, com a colaboração dos jornalistas Adriano Rima e Carlos Kaspchaka

 

Mês da bicicleta - A Lei estadual 17.385, em 10 de dezembro de 2012, que instituiu o Mês da Bicicleta a ser comemorado anualmente em setembro, é uma iniciativa do deputado Rasca Rodrigues.

Foto: Deputado Rasca Rodrigues (PV) por: Sandro Nascimento (Alep)

O deputado Rasca Rodrigues (PV) divulgou na terça-feira (10/09) a realização da audiência pública sobre Planos Diretores Cicloviários nos Municípios do Paraná, que vai acontecer no dia 27 de setembro, às 14 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa. “Nós estamos no Mês da Bicicleta e nada mais apropriado do que discutir as formas como os municípios vão incluir os Planos Cicloviários nos seus Planos de Mobilidade Urbana, que deverão estar prontos até 2015”, explicou o deputado, ao justificar a realização do evento.

 

Audiência pública - A audiência pública é organizada pela Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana Sustentável – da qual também fazem parte os deputados Reinhold Stephanes Junior (PMDB), Adelino Ribeiro (PSL), Douglas Fabrício (PPS), Francisco Bührer (PSDB), Marla Tureck (PSD) e Nelson Luersen (PDT) – em conjunto com a Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu) e o programa CicloVida, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

“Nós aqui na Assembleia estamos empenhados em discutir de forma ampla a questão da mobilidade urbana, mas sempre dando ênfase à questão da sustentabilidade. Reuniremos prefeitos e secretários municipais que respondem pelo tema, e junto com autoridades do Ministério das Cidades, secretários de Governo, universidades, daremos no encontro subsídios às prefeituras de como criar os planos cicloviários”, informou Rasca.

Nova cultura – O deputado chamou a atenção para a necessidade urgente de se criar uma nova cultura de mobilidade urbana, que deve ser sustentável, e disse que este é o grande desafio das cidades contemporâneas, em todas as partes do mundo. “Temos que mudar os nossos conceitos. A opção pelo automóvel, o privilégio ao transporte individual, levou à paralisia do trânsito, com desperdício de tempo e combustível, além dos problemas ambientais de poluição atmosférica e de ocupação do espaço público”, destacou.

“A solução para estes problemas passa por desenvolver planos de mobilidade urbana sustentáveis. Não podemos mais priorizar o padrão de mobilidade baseado no transporte motorizado individual. Por isso, desenvolver os Planos Diretores Sustentáveis é fundamental. E por isso a importância de discutirmos os Planos Diretores Cicloviários nos Municípios do Paraná”, explicou.

Segundo o parlamentar, os Planos Diretores Cicloviários devem garantir a bicicleta como meio de transporte, garantir a segurança dos ciclistas, integrar a bicicleta com os demais sistemas de transporte, aplicar e aperfeiçoar a legislação existente e eliminar as barreiras urbanísticas à locomoção dos ciclistas.

A Lei 12.587, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana tornou obrigatória a elaboração, até 2015, de Planos de Mobilidade Urbana (PMU) para todos os municípios com mais de 20 mil habitantes. Por isso, a importância desta audiência do dia 27. Nela poderemos aprofundar o debate sobre a realização dos Planos Diretores Cicloviários”, disse.

Rasca explicou que as informações estão disponíveis no Ministério das Cidades, na Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana e na Agência Nacional de Transportes Terrestres, e em outros programas públicos como o PAC da Mobilidade. “Também existem outros estudos feitos pelas universidades, instituto de pesquisas e ONGs dedicadas ao conhecimento e prática desenvolvidas para as cidades sustentáveis”, informou.

Postado em 27/09/2013

Avenida Doutor Damião, 80 - CEP 85864-400 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados