INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Entretenimento | Curiosidades | Um cliente a menos. Devemos comemorar?

Um cliente a menos. Devemos comemorar?

    

Realmente um CURIOSIDADE !!!

A demissão de clientes, por iniciativa dos profissionais contábeis e das sociedades contábeis, é um fato curioso.

Estão sobrando clientes? Por certo que não.

O que está acontecendo é que há clientes que não acatam as orientações do responsável por sua contabilidade, sua escrita fiscal, sua folha de pagamento.

O Contador, no Novo Código Civil, consta em um capítulo específico onde estão definidas as suas co-responsabilidades na má gestão tributária ou econômica de seus clientes. Isso é bom? Sim, é bom pois faz com que o profissional cuide bem de seu cliente, mas por outro lado aquele cliente que ele não consegue 'educar' para agir corretamente, vai lhe propiciar transtornos.

Detalhe: Pelo artigo 1.177, “a responsabilidade dos profissionais de contabilidade é direta, pessoal e solidária no caso de prática de atos dolosos

Observação: Penalidades é fácil estabelecer (impor), mas reconhecimento é o profissional que deve conquistar! Na verdade o cliente desorganizado pode assim ser por não ter recebido a orientação adequada do Contador.

Tal qual a mãe que faz tudo pelo filhinho, alguns clientes são, por demais, cuidados pelo profissional contábil.

Ele não aprende (ou não quer) e o serviço acaba sendo feito pelo profissional do qual o cliente muitas vezes não reconhece a dedicação.

A BORKENHAGEN também emitiu algum 'convite' a que clientes (do tipo acima mencionado) busquem a concorrência, mas para o novo profissional é dada a ficha completa!


O que pensamos:

Às vezes é preferível trabalhar com um número menor de clientes para poder dar a assessoria que se pretende, pois o volume de serviço para atender aos 'fiscos', é tamanho que acaba não sendo, em alguns casos, dada a assessoria que o cliente precisa.

Para o empreendedor brasileiro a máxima que vale é: vender mais e gerar resultado. Iso é bom, mas precisa ter planejamento.

Negócio menor, risco maior! Não é com todos, mas os menores empreendimentos em geral tem estrutura mais frágil, e por isso não se organizam, ou pensam que a organização não é necessária. Daí entra em cena o profissional contábil, como consultor.

 

Dizer que o profissional contábil deva reclamar do cliente? Não!

Dizer que o profissional deva reclamar do governo, da burocracia? Não!

Se o profissional vai, em lugar do cliente, às repartições, isso tem seu valor. Não sabe cobrar, é problema seu! .

Estruture-se a ponto de poder atender o universo de clientes que cada um tem, selecione e prepare bem os membros de sua equipe, e "siga em frente, caminhoneiro!".

Quando um contrato é celebrado, as regras precisam estar bem definidas; o cliente deve estar bem esclarecido sobre quais são os serviços que integram o contrato, ou seja o que ele tem de direito pelo valor que vai pagar e o que lhe será cobrado em separado, se um dia solicitar, ou se a legislação mudar.

Enquanto o cliente é cliente, ele deve ser bem tratado e bem atendido. Não se deve reclamar que o cliente deixa de fazer isso ou que deixa de fazer aquilo. Se o orientamos e aceitamos que prepare a documentação "meia boca', então a culpa é nossa. Se não somos competentes para 'convencê-lo' a fazer melhor, então devemos assumi-lo como ele é e não resmungar ao processar sua documentação.

O cliente demitido é o cliente se faz de surdo ao receber orientação profissional e não quer reconhecer o que o profissional faz por ele, ou em seu lugar, e quando isso acontece, é o limite, é o fim.

Pode parecer incompetência profissional, mas entre manter um cliente desorganizado, com intenções divergentes da lei, e acabar por ser comprometido perante a lei, como co-responsável por atos ilícitos, ilegais, é preferível demiti-lo.

A ISO 10002 - Satisfação do Cliente, que a BORKENHAGEN conquistou em 2007, nos mantém muito mais comprometidos com o cliente do que outras estruturas contábeis, sejam organizações contábeis (escritórios) ou profissionais contábeis (empregados ou autônomos).

Nos esforçamos para conquistar um cliente, e nos esforçamos muito mais para preservá-lo conosco.

Um cliente não se acha na lata de lixo, nem esquecido, ou descartado, numa esquina!

Ser responsabilizado pelo que não se deve? Aí não dá!

Postado em 03/10/2014

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados