INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Entretenimento | Efemérides | Arquivos | Início do Advento

02/12 - Início do Advento

O Advento iniciou!

É o tempo em que os cristãos iniciam o novo Ano Eclesiástico, relembram a segunda, e definitiva, vinda de Jesus Cristo, para julgar o mundo.

Advento é o tempo de anunciar que o Natal está por chegar!

As igrejas cristãs adotam o que chamam de Ano Litúrgico, ou Ano Eclesiástico, ou Ano da Igreja para ordenar suas celebrações. O Ano da Igreja inicia com o 1º domingo de Advento. Advento é o período de 4 domingos antes do Natal. Durante esse "Ano da Igreja", há o período festivo e o não-festivo. O período festivo enaltece a Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), iniciando no 1º Domingo de Advento, e concluindo com o Domingo de Pentecostes, que simboliza a descida do Espírito Santo, quando se completa a Trindade. Então vem o período não-festivo, também denominado no meio católico de Domingos Comuns, ou Tempo Comum. No meio evangélico, pelo menos entre as igrejas históricas (protestantes), os domingos são tratados como 'domingo após pentecostes'.

Advento - tempo de preparação, de expectativa, onde os fieis, aguardando a comemoração do nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento. Muito se ouvirá pastores e padres pregar sobre a necessidade de arrependimento.

Guirlandas ou coroas de advento podem ser vistas nas igrejas e nas casas de famílias cristãs, símbolo de origem germânica, para testemunhar a esperança e o amor divino.

As quatro velas da coroa de advento lembram os quatro domingos que antecedem o natal. No início, sem luz, a coroa lembra as trevas em que o mundo vivia antes de Deus se revelar na criança de Belém. “O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz” Isaías 9.2.

No primeiro domingo de Advento, nas igrejas em que ela é utilizada, é acesa a primeira vela. Domingo a domingo é acesa mais uma vela, até a quarta vela, mostrando que o natal se aproxima. Então é chegado em nosso meio, Jesus Cristo, a luz do mundo, quando é acesa a quinta vela. Nem todas as igrejas utilizam a quinta vela.

Saiba mais sem tendência religiosa! Clique aqui.

 

Para obter mais informações sobre como a coroa de advento é utilizada na Igreja Luterana (IELB), contate o pastor Celso Wottrich, pelo fone 45-3574-3049.


Na IECLB, o costume é apresentado assim:

 

A Coroa de Advento - Uma forma de expressar alegria pela vinda de Cristo.

 

Significado:

O Círculo da Coroa - Simboliza tanto a Eternidade como a aliança de Deus com a humanidade, através de Cristo.

A fita vermelha - Simboliza o amor de Deus que nos enlaça.

Os ramos verdes - Simbolizam a esperança cristã na vida eterna.

As quatro velas - Vão sendo acessas uma a uma, a cada domingo de Advento. Simbolizam a alegria da aproximação de Cristo – a Luz do Mundo – que veio no Natal – que vem diariamente pela Palavra e Sacramentos e que virá no dia derradeiro.

Se forem velas azuis simbolizam a alegria pela esperança do céu, cada dia mais próxima.

Se forem vermelhas simbolizam a alegria da redenção que se aproxima.

Velas brancas simbolizam a paz, a santidade, a purificação perfeita que se aproxima.

Velas roxas têm caráter penitencial e não são próprias para advento.

A vela branca

A vela branca no centro da Coroa representa Cristo – que finalmente chegou a nós. É chamada de “A Vela do Natal”, ou “Vela de Cristo”, pois só é acesa no Natal e em todos os cultos após o Natal – até a Epifania. Deveria ser uma vela litúrgica especial, de cera, com símbolo de Cristo.

A lição das velas

Para gerar luz e calor, a vela se consome. Nisso representa a Cristo que consumiu-se ao dar sua vida para o resgate de todos nós! – Exemplo vivo de como o povo de Deus, para irradiar a luz e o calor da fé e do amor cristão, precisa estar disposto ao sacrifício pessoal.

Autor: Pastor João Carlos Tomm

Se quiser, leia mais.


O CALENDÁRIO DE ADVENTO

 

O Calendário do Advento vem dos Luteranos alemães, que, ao menos até o começo do século XIX, faziam a contagem regressiva para o dia do Advento ou Natal.

Freqüentemente, a contagem era feita com um simples risco de giz na porta a cada dia, começando em primeiro de dezembro. Algumas famílias tinha meios mais elaborados de marcar os dias, como acender uma nova vela (talvez a gênese das atuais coroas do Advento) ou pendurando um santinho na parede a cada dia. Saiba mais.

Postado em Novembro/2012


Última semana do Advento Cristão

Quem vem nos acompanhando, já leu sobre o que o advento é, como a igreja cristã introduziu esse período no Ano da Igreja, ou Calendário Eclesiástico, mas ainda assim vamos manter, mas esta semana essa chamada para que, se você, ainda que seja cristão, mas não muito praticante, seja cristão só "de nome", porque a família o introduziu nessa fé, ou você que não é cristão, sinta vontade de conhecer um pouco sobre esse lindo e atrativo período, que acompanhe o que já registramos e veja nos links disponíveis, na Internet a riqueza sobre o assunto.

É tempo de se reconciliar com todos, mas principalmente com Deus, para celebrar o nascimento de quem, para os cristãos é o 'prometido salvador'.

 

Respeitamos as tradições e os simbolismos adotados por todas as religiões. Todas têm suas preciosidades, mas também têm temas polêmicos que podem ser ensinados de forma diferente de um líder para outro.

Vem à mente o que alguém postou: "A única religião original foi quando o homem das cavernas ouviu um trovão, teve medo, olhou prá cima e deduziu que alguém por lá estava bravo."

Participe das atividades de uma igreja cristã!

Viva o advento com sobriedade e discreta alegria!

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados