INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Entretenimento | Efemérides | Dia do Adulto

Dia do Adulto

Antes de iniciar a leitura pense se você realmente é adulto? Claro, pois o jovem é diferente.

Dia da Criança é 12 de outubro;

Dia do Jovem é 23 de setembro;

Dia das Mães é o 2º domingo de maio;

Dia dos Pais é o 2º domingo de agosto;

Dia do Idoso é 1º de outubro;

Dia da Mulher é  08 de março;

Dia do Homem é 15 de Julho; e

Dia 15 de Janeiro é Dia dos Adultos. O quêêê? É isso mesmo! Pra comemorar o quê?

Ora, você sendo adulto, por certo deve ter-se sentido mais seguro no momento tão particular quando se descobriu adulto, não é?! Sentir-se adulto, poder estar sozinho, não depender dos outros, não se sentir uma criança mimada, ... Quando tiver feito algo errado e se arrependeu, deve ter sentido a sensação de peito apertado, ter de suportar as consequências. Medo? Não. Coragem para assumir a responsabilidade. Nem todos se tornam adultos na mesma idade. É coisa de cada um. Para uns é difícil, para outros é delicioso, mas não há escapatória. Um dia deixamos de ser criança, mas até chegarmos ao estágio de idoso há um longo caminho, chamado de vida adulta, vida madura.

Assim como há a criança que amadurece muito cedo, há o 'adulto-criançola', o 'adulto-bebezão', ou até o adulto que (parece que) não teve infância.

Adulto é o que está, portanto, entre o jovem (criança crescida) e o idoso; é o que mostra que tem capacidade de decidir, de pensar, de agir de forma equilibrada; é quem tem, legalmente, a capacidade de exercer a vida civil.

Agora você começa a entender por que faz sentido comemorar o Dia do Adulto?

Ouve-se muito: "Ser jovem, ser velho, é uma questão psicológica!" Será?

Daí ouviu-se também: "É!, mas quando você vê os jovens numa pelada de futebol, você até que gostaria, a cabeça aceita, mas o corpo não acompanha!"

Você, não importa a idade que tem, cumprimentaria um adulto, no dia 15 de janeiro, pela passagem do seu dia?

Se você desperdiçar a oportunidade, sendo ainda jovem, pode estar dizendo para si mesmo que 'ser adulto pouco vai alterar a minha vida!'. Pode ser, se você viver de forma desregrada, indisciplinada, descompromissada.

São os adultos que provêem o sustento para a maioria da população.

São os adultos que têm retirado do seu salário, um relativo valor para prover, do auxílio-doença, a população afastada do trabalho por doença.

São os adultos que planejam, projetam, investem, constroem, fabricam, administram para que a população tenha mais qualidade de vida.

São também, por outro lado, os adultos que não ficam felizes com a alegria inocente de crianças e jovens, a ponto de fabricar armas para que jovens ingressem para o mundo do crime.

São também adultos os que plantam e produzem drogas para criar dependência química, a começar nos jovens e a seguir no restante da população alienada, só porque gostam do dinheiro dessa gente.

Igualmente são adultos os que fabricam equipamentos bélicos e armamentos nucleares para destruir os que não concordam com as suas vontades, preferindo a guerra do que diálogo.

Entretanto são os adultos os que têm a capacidade de defender os indefesos, fazendo valer a ética, a honra, a justiça, a verdade.

Tal como as crianças brincam de forma salutar, alguns adultos também brincam, mas um pouco diferente, pois enquanto as crianças brincam com seus carrinhos de plástico, puxados por um cordão, ou mesmo guiados por controle remoto, eles brincam com seus veículos, na rua, fazendo rachas, fazendo curvas arriscadas, desrespeitando sinais de trânsito.

Entre as crianças os super-heróis não morrem, ou se são abalados em uma página da revistinha, reaparecem perfeitos em outra página, mas os adultos, morrem definitivamente, sem ter uma nova página da vida para reaparecerem para os seus familiares e amigos.

Crianças brincam com dinheiro de 'faz-de-conta' enquanto que adultos, por vezes, investem, ou gastam, além do que podem, onde nem deveriam, ou usam o dinheiro para corromper alguém para atingir uma meta, por mais inescrupulosos que sejam os objetivos.

Enquanto para as crianças se ensina como alguém deve se comportar no trânsito, se ensina plantar uma árvore (fazendo-os levar da escola, uma muda, no dia da árvore), adultos derrubam a floresta, tocam fogo na mata, sem se importar com os animais indefesos que morrerão, poluem rios, matam animais para, com sua pele, fazer casacos caríssimos.

Quando vemos encostas de morros deslizando e gente sendo soterrada, nos damos conta de que foram adultos os que construíram suas casas em locais não apropriados, mas também percebemos que outros adultos simplesmente fecharam os olhos deixando-os construir, sem se importar com a agressão à natureza.

Bom, eu prefiro, em muitos e muitos momentos da vida, manter meu lado criança, vendo a vida de forma mais ingênua, acreditando nas pessoas com quem posso me relacionar (até que me provem o contrário), ser alegre, espontâneo, sem contudo deixar de viver meu tempo de adulto com muita responsabilidade, vendo em cada semelhante meu, alguém em cujo lugar eu poderia estar, por isso o que esteja a meu alcance, que eu faça por ele, com responsabilidade social.

Que cada um, que tenha lido até aqui, escolha, ou avalie, que tipo de adulto é, ou que tipo de adulto quer ser. É sério!

Se todos praticássemos mais o 4º Mandamento: "Honrarás o teu pai e a tua mãe para que te vá bem e vivas muito tempo sobre a terra", o mundo seria melhor. Que alguém me prove o contrário!

Edvino Borkenhagen, com alguns subsídios colhidos, aqui e ali.

Avenida Salvador Guerra, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados