INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Entretenimento | Efemérides | 22 de Abril - Dia da Terra

22 de Abril - Dia da Terra

Da Terra viemos, e um dia à terra voltaremos.

No dia 22 de abril, comemora-se o Dia da Terra.

O Dia da Terra, este planeta para o qual sabemos que Deus predestinou abrigar vida humana, igual como a propaganda relativa a outras data comemorativas, "deveria ser comemorado todos os dias", mas sabemos que não é bem assim. Veja o Doodle que o Google

Por iniciativa de um senador ativista ambiental, dos Estados Unidos da América, de nome Gaylord Nelson, o Dia da Terra foi estabelecido em 22 de Abril de 1970, tendo para isso participado: duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades.

Enquanto vivemos a Terra é a nossa casa, é ela que nos abriga, e contra ela muitos se lançam irresponsavelmente.


Coletamos do Wikipédia o que para a data foi publicado (sem retirar os links) e assim enriquecer a mensagem.

O Dia da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970.

Tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.

História

A primeira manifestação teve lugar em 22 de abril de 1970. Foi iniciada pelo senador Gaylord Nelson, ativista ambiental, para a criação de uma agenda ambiental. Para esta manifestação participaram duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades. A pressão social teve seus sucessos e o governos dos Estados Unidos criaram a Agencia de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) e uma série de leis destinadas à proteção do meio ambiente.

A Bandeira não-oficial do Dia da Terra representa o planeta sobre um fundo azul. A imagem é uma fotografia feita pela missão Apollo 17 em 07 de dezembro de 1972.

  • Em 1972 se celebrou a primeira conferência internacional sobre o meio ambiente: a Conferência de Estocolmo, cujo objetivo foi sensibilizar aos líderes mundiais sobre a magnitude dos problemas ambientais e que se instituíssem as políticas necessárias para erradicar-los.

  • O Dia da Terra é uma festa que pertence ao povo e não está regulara por somente uma entidade ou organismo, tampouco está relacionado com reivindicações políticas, nacionais, religiosas ou ideológicas.

  • O Dia da Terra refere-se à tomada de consciência dos recursos na naturais da Terra e seu manejo, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis.

  • No Dia da Terra todos estamos convidados a participar em atividades que promovam a saúde do nosso planeta, tanto a nível global como regional e local.

  • "A Terra é nossa casa e a casa de todos os seres vivos. A Terra mesma está viva. Somos partes de um universo em evolução. Somos membros de uma comunidade de vida independente com uma magnífica diversidade de formas de vida e culturas. Nos sentimos humildes ante a beleza da Terra e compartilhamos uma reverência pela vida e as fontes do nosso ser..."

Surgiu como um movimento universitário, o Dia da Terra se converteu em um importante acontecimento educativo e informativo. Os grupos ecologistas o utilizam como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas, e o esgotamento de recursos não renováveis. Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas. Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufaturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a proteção de espécies ameaçadas. Por esta razão é o Dia da Terra.

Este dia não é reconhecido pela ONU.


A considerar pela forma que você, sua família, vive, considere tudo o que se extrai da Terra, para nossa subsistência ou para gerar riquezas; tudo o que se produz, graças aos insumos, ao materiais, extraídos da Terra; todo o lixo que geramos em decorrência de nosso dia-a-dia.

Tudo o que compramos, tudo o que consumimos durante a a nossa vida, afeta o ambiente à nossa volta, senão um pouco mais adiante.

Se formos descuidados ou irresponsáveis quanto ao consumo, viveremos as consequências, ou propiciaremos uma vida mais difícil a nossos sucessores. Muitos produtos nos são apresentados como que fabricados por 'anjos', mas na verdade a indústria só se interessa pelo lucro, pouco ou nada se importando com a nossa saúde. Verdades não nos são contadas, são omitidas, são escondidas.

Mas não são apenas determinadas indústrias, mas também políticos cujos objetivos são o lucro e o poder, que nos incentivam, nos impulsionam a consumir exageradamente alguns itens, o que por certo será pago pelas gerações vindouras, porque a vida na Terra ficará abalada.

Enquanto minérios são extraídos do subsolo, alguns desses itens são utilizados para produzir adubos e fertilizantes, para tornar a terra mais fértil, assim propiciando melhor colheita para quem vive diretamente do cultivo da terra. Há métodos naturais que não agridem o solo, mas o preservam, tais como as curvas de nível, o plantio direto, a rotação de culturas, a não queima da palha resultante da colheita, entre outros, que podem ajudar a evitar a erosão e assim preservar a terra produtiva por muito mais tempo.

Muito estimulante o Doodle criado pelo Google para esta data. A Terra poderá estar coberta pelo verde, mas poderá ser ainda melhor, se tiver condições de gerar flores, para a felicidade de seus habitantes. Você planta flores? Você respeita uma planta que produz flores? Você se omite de denunciar quando um vândalo arranca uma planta da via pública? Você está atuando com responsabilidade no cuidado para que a vida na Terra seja preservada?

Reflita sobre o Dia da Terra, reflita sobre o motivo pelo qual Deus permite que

você ainda continue vivendo sobre a Terra!

Se você partisse hoje, isso significaria uma perda para a humanidade?

E para o povo brasileiro? para o povo do seu estado? para o povo do seu município? para o povo do seu bairro?

Também para o povo de seu prédio, para o povo que vive com você em sua residência?

Pense nisso!

Edvino Borkenhagen

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados