INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Entretenimento | Efemérides | Arquivos | Os reis magos eram foliões?

Os reis magos eram foliões?

Para o domingo de Epifania, constante no Calendário Eclesiástico da maioria das igrejas cristãs, ou também Dia de Reis segundo a tradição ou folclore brasileiro, lançamos uma chamada em nossa página.

Aqui nos permitimos complementar com algumas 'pitadas' para que você veja se você treme na fé, ou se você se afirma ainda mais na fé. O conflitante Dia de Reis, Domingo de Epifania, Natal dos Gentios, merece ser apreciado amiúde.

 

A pergunta (do título) pode soar descabida, mas se vemos a tradição da folia de reis sobressair mais do que o Natal dos Gentios, ou seja o natal dos não-judeus, a pergunta passa a ter sentido.

Os cristãos relembram o Dia de Reis, a cada 06 de Janeiro, acreditando que três reis magos (sábios) vieram de lugares diferentes, seguindo uma específica estrela, para adorar o Menino Jesus:

Baltazar, da África, teria levado mirra, resina de um arbusto, para preparar medicamentos;

Gaspar, da Índia, teria levado incenso, para representar a espiritualidade; e

Belchior, da Europa, teria levado ouro, representando a nobreza.

Na verdade nos evangelhos não fazem referência que fossem reis, mas sábios, magos que estudavam as estrelas.

Igualmente não há registro claro quanto à origem deles. Como entender que "magos vieram do Oriente", se a tradição diz que Baltazar veio da África e Belchior veio da Europa?

Das pregações de líderes religiosos conclui-se, muitas vezes, que os sábios teriam visitado José, Maria e Jesus, na estrebaria.

Os presépios armados, nas casas, em repartições públicas e mesmo nas igrejas, mostram as estatuetas dos magos próximos de uma estrebaria.

Na Bíblia o registro é de que encontraram o Menino na casa onde viviam José e Maria, o que nos permite entender que tempos depois do nascimento, talvez cerca de 2 meses depois, foi quando os ilustres visitantes chegaram. Chegaram todos no mesmo dia e na mesma hora? Isso interessa para a fé cristã? A tal estrela continuou a brilhar por quanto tempo depois que os sábios concluíram a visita? Isso faz diferença? A casa em que vivia a família de Jesus ficava próxima da estrebaria, para que a indicação da estrela fosse correta para os magos? Independente da hora em que Jesus tenha nascido, mas naquela primeira noite a estrela já brilhava e indicava o local em que o recém-nascido poderia ser encontrado? Conclui-se que sim, pois primeiro foram até o rei Herodes, pelo que se entende que dali saíram juntos. Mas e do local de sua origem (de seu continente) chegaram na mesma data até Herodes? Teria chegado o primeiro, o segundo e então o terceiro, o que teria deixado Herodes alvoroçado, ou chegaram juntos? Isso faz diferença?

Leia a Bíblia, especificamente os evangelhos que relatam o nascimento de Jesus, converse com seu líder religioso, e tire suas conclusões. Não queremos lhe meter dúvidas na sua cabeça, mas que você saiba avaliar até onde nos ensinam a fiel Palavra de Deus e quanto são conveniências que a Igreja adotou para dar sua explicação!

Entenda melhor, lendo: "A humanidade e seus tripés". Clique aqui.

Postado em 05/01/2013

Complementado em 09/01/2013

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados