INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Entretenimento | Efemérides | Dia do Pescador

Dia do Pescador

 Todo pescador é mentiroso?

 

Como 29 de Junho é o Dia do Pescador, vem à mente uma canção infantil:

"Pedro, Tiago e João num barquinho, Pedro, Tiago e João num barquinho, Pedro, Tiago e João num barquinho, no Mar da Galiléia.

Puxaram as redes, mas não pescaram nada, puxaram as redes, mas não pescaram nada, puxaram as redes, mas não pescaram nada, no Mar da Galiléia.

Jesus mandou que atirassem de novo, Jesus mandou que atirassem de novo, Jesus mandou que atirassem de novo, no mar da Galiléia.

Tiraram as redes cheinhas de peixinhos, tiraram as redes cheinhas de peixinhos, tiraram as redes cheinhas de peixinhos, no Mar da Galiléia."


Apóstolos de Cristo

Dentre as religiões cristãs, notadamente a romana e as protestantes históricas, no dia 29 de Junho são lembrados os apóstolos Pedro e Paulo.

Conclui-se que um não era superior ao outro, justo por serem lembrados na mesma data.

Eram dois líderes apostólicos de Jesus Cristo, que um dia, em Antioquia, na Síria, estiveram face a face em um conflito total e franco. Observemos que ambos eram apóstolos de Jesus Cristo, especialmente chamados, comissionados e investidos com a sua autoridade; ambos eram respeitados nas igrejas por sua liderança; e ambos haviam sido poderosamente usados por Deus. Para os estudiosos, o livro de Atos dos apóstolos está dividido, tendo na primeira parte a história de Pedro e na segunda parte, a história de Paulo.

O embate ocorreu porque vieram para Antioquia alguns cristãos de origem judaica, ainda pregando a circuncisão, não considerando que a partir de Cristo a ligação do ser humano com Deus ocorre através de Cristo.

Divisões já havia naquele tempo. Os que receberam os ensinamentos de um apóstolo querendo ser superiores aos que receberam os ensinamentos de outro apóstolo, e 'la nave va!'.

Como divisões não devessem existir, e dever-se-ia preservar o ensino uno, a Igreja estabeleceu no calendário uma data única, para rememorar os feitos dos dois apóstolos.

Se dissensões ocorreram, rupturas aconteceram, pode ser porque não foi mantido o ensino puro, original, ou porque descontentes em não alcançar o poder, se lançaram a criar novas doutrinas em paralelo, não abandonando o cristianismo, mas defendendo posições antagônicas.

Se na sua igreja é lembrada a data, então pergunte ao seu pastor, ou ao seu padre, o que efetivamente significa a comemoração do Dia de Pedro e Paulo ou de São Pedro e de São Paulo.

Obrigado por nos prestigiar com a leitura!

Publicado em 29/06/2015

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados