INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Entretenimento | Eventos | Arquivos | Aniversário de 80 anos do 34º BIMtz

Aniversário de 80 anos do 34º BIMtz

Com o prestígio do Cônsul do Brasil em Ciudad del Este, embaixador Flavio Roberto Bonzanini, dia 24/02/2012,

no 34º Batalhão de Infantaria Motorizado, ocorreu a comemoração,

dos 80 anos desde a chegada da 1ª Companhia Independente de Fronteira,

hoje sob o comando do Ten.Cel.Antônio Cézar de Oliveira Mendes.

Veja algumas fotos:

(para vê-las em tamanho maior, clique sobre a imagem)

Como maior autoridade civil, presente, o embaixador Flávio Roberto Bonzanini, ao lado do Comandante Mendes recebeu a apresentação do grupamento para o desfile comemorativo.

O 34º BIMtz está subordinado à 15ª Brigada de Infantaria Motorizada, com sede em Cascavel, comandada pelo General de Brigada, Ajax Porto Pinheiro. A 15ª BIMtz, por sua vez, integra o Comando Militar do Sul, integrado pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Formatura da tropa em apresentação ao Comandante e ao Embaixador

O crédito da foto é de Francisco H. Sierich (Kiko), do jornal A Gazeta do Iguaçu, gentilmente cedida para enriquecer a matéria.

Lançamento do selo e carimbo comemorativo

Comandante Mendes oblitera (carimba) selo comemorativo pelos 80 anos

O embaixador, o comandante e o gerente regional da ECT, apresentam selo obliterado

Em destaque, o selo que o 34 BIMtz passará a utilizar no envio de suas correspondências.

Registros de momentos de alguns convivas

Aspirantes Nasser e Consalter ladeando o convidado Edvino Borkenhagen, na chegada

O sorriso dos coronéis descontraídos:

Alexandre Cardoso e Rogel Zattar

A segurança, a inteligência e a parceria

Inteligência e poder bem representados

Diretor Regional dos Correios, após o lançamento do selo dos 80 Anos

Dos Correios: Adriano, André, Areovaldo e Paulo marcando a Realização

Militares argentinos deram brilho

Aspirantes Moresco, Nasser e Mendes

Integração de forças: GM, Exército e PM

Civil muito bem 'protegido'

Representantes dos Correios, ladeados por José Fernandes Grezzana, do Bco.Brasil

A integração militar bem representada

O bolo dos 80 anos de história do Exército

O bolo apresentado aos convivas, em tamanho condizente ao prestígio

O canto do 'Parabéns prá você' pelos 80 anos do Batalhão (do Exército em Foz)

O corte do bolo pelo ex-comandante Zattar e o embaixador Bonzanini (observados!)

Por que comemorar 80 anos de presença militar?

Em 1889, o capitão Belarmino de Mendonça, como chefe da Comissão Estratégica do Paraná, teve a missão de criar uma estratégia para atravessar o Paraná e iniciar os estudos para instalar uma companhia de fronteira na região do Iguassu. De um posto avançado em Guarapuava, que ele um pelotão lá fixaram, viveram uma epopéia que iniciou no Brasil Império e chegou ao destino no Brasil República.

No Povoado do Iguassu, consta que não havia autoridade constituída. O Povoado foi elevado à categoria de Vila Iguassu em 1910 e, em 10/06/1914, foi emancipado como município de Vila Iguassu. Nessa época, considerando que a Colônia Militar fora emancipada, os militares se retiraram da região, ficando desguarnecida a cidade e a fronteira. Em 1918 é que a Vila Iguassu se converteu no Município de Foz do Iguaçu. Podes pesquisar mais!

Em 26/02/1932 retornam os militares, agora como Companhia Independente  de Fronteira, não pelo caminho pelo qual a expedição do engenheiro e tenente José Joaquim Firmino chegou, mas pelo Rio Paraná. Você vai questionar: Pelo Rio Paraná? E como desceram a Sete Quedas? Ora, é uma questão de considerar a geografia e os limites entre estados da federação.

O contingente de militares da Companhia de Fronteira, de 600 soldados, que desembarcou no antigo porto oficial, era maior que a população civil do município, dizem os registros.

Essa Companhia Independente de Fronteira passou a denominar-se 1º Batalhão de Fronteira em 1943 e como 34º Batalhão de Infantaria Motorizado em 1980. Então, na verdade a presença militar deve ser considerada como de 1889 a 1914 e de 1932 a 2012 = 95 anos.

 

Fotos cedidas pela Secretaria de Comunicação Social do 34 BIMtz

Agradecimentos ao Sargento Denner

1ª Companhia Independente de Fronteira - Foz do Iguaçu

 

Vista do GRESFI - Grêmio Esportivo e Social de Foz do Iguaçu

Inaugurado em 1941, no Governo Getúlio Vargas

 

Av Brasil anos 40 - cruzamento Rua Jorge Sanwais

Casa de madeira (esquina superior): Pedro Rodinski

Construção em alvenaria (esquina inferior): Príncipe Hotel (?)

 

Visita do presidente Juscelino Kubitschek (JK) em Foz do Iguaçu

 

Vista do 34º Batalhão de Infantaria Motorizado, aos 80 anos

 

Agora você percebeu, melhor, os motivos para comemorar os 80 anos do Exército em Foz.

Quem esteve presente, gostou, tanto do bolo quanto da cerimônia, claro!

Mas os registros não param por aqui!

(Munido de um gravador digital, nosso diretor institucional Edvino Borkenhagen, recolheu três pronunciamentos para,

degravá-los e aqui, apresentá-los para os internautas que perderam tão lindo evento.)

 

Leitura da Ordem do Dia

O 34º Batalhão de Infantaria Motorizado é uma unidade integrante do Exército Brasileiro, e como tal tem sua missão inserida na destinação constitucional das Forças Armadas. É uma instituição nacional permanente e regular, organizada com base na hierarquia e na disciplina e destina-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

O Exército Brasileiro está presente em Foz do Iguaçu, desde a chegada da “Comissão Estratégica do Paraná”, organizada para explorar o caminho da foz do Rio Iguaçu. Era comandada pelo então 2º Tenente José Joaquim Firmino que chegou em Foz do Iguaçu em 15 de julho de 1889, após uma árdua marcha iniciada em Guarapuava, com duração de mais de 7 meses.

A Colônia Militar do Iguaçu foi emancipada em Janeiro de 1913, sendo criado em Março de 1914 o Município de Foz do Iguaçu.

Após a Colônia Militar, o Exército volta a Foz do Iguaçu no ano de 1932 com a 1ª Companhia Independente de Fronteira, criada em 26 de Fevereiro de 1932, cujo primeiro destacamento desembarcou no antigo porto da cidade, no memorável 07 de Julho de 1932. A Companhia de Fronteira deu lugar ao 1º Batalhão de Fronteira em 1943 e este por sua vez ao 34º Batalhão de Infantaria Motorizado, no ano de 1990.

É inegável o estreito vínculo do Exército Brasileiro, atualmente representado pelo 34º Batalhão de Infantaria Motorizado com o desenvolvimento da cidade de Foz do Iguaçu desde os tempos da Colônia Militar.

No dia 26 de Fevereiro de 2012, o 34º Batalhão de Infantaria Motorizado completa 80 anos de sua criação. O aniversário de uma organização militar representa um momento de reflexão para todos os seus integrantes – ocasião propícia em que se analisa o passado, para melhor compreender o presente e traçar metas e objetivos para o futuro.

Por tudo isso, ao comemorar os seus 80 anos o batalhão parabeniza os seus atuais integrantes e ex-integrantes, pelos esforços somados, para fazer desta Organização Militar uma Unidade operacional dinâmica e competente, empenhada no cumprimento das missões; atenta aos acontecimentos universais, cujo elevado espírito de corpo permite seu crescimento e contínuo desenvolvimento e evolução da Força Terrestre.

Os atuais integrantes do Batalhão orgulham-se daqueles que lhe antecederam e promete continuar resguardando a história do pioneirismo, a eficácia da operacionalidade e a perfeita integração com a comunidade de Foz do Iguaçu, marca registrada das “SENTINELAS AVANÇADAS DO BRASIL”, indeléveis guardiões da fronteira.
 

Antonio Cesar de Oliveira Mendes - Ten Cel

Comandante do 34º BIMtz

Observação: Texto gentilmente cedido pela Secretaria de Comunicação Social do 34 BIMtz.

 

 

Pronunciamento do Diretor Regional dos Correios

Boa tarde a todos!

Em nome dos Correios, saúdo o Tenente Coronel Mendes, e faço essa saudação extensiva às autoridades aqui presentes, as autoridades civis e militares.

Ao fazer um pouco a ligação do selo com a nossa realidade quero falar de um recente expediente. Nesse feriado de Carnaval, Tenente Coronel, selecionei alguns filmes para ver, e entre eles houve um filme de Akira Kurosawa, o filme chamado Dersu Uzala. Ele conta a história importante da relação de uma pessoa simples da comunidade com oficial de alta patente do exército russo. Imagina muitos meses andando por toda a selva fazendo medição de rios, estradas, foram vários invernos, várias primaveras, e este exército russo fazendo a sua tarefa. Sempre apoiado, então, por uma pessoa simples da comunidade que guiava o exército russo que não conhecia todas as entranhas da mata e foi, inclusive, duas vezes salvou a vila deste alto comandante que teve uma relação muito ..., linda e emocionante, com esta pessoa simples da comunidade.

Por isso eu quero resgatar a importância do Exército Brasileiro, e aqui, do 34º Batalhão de Infantaria, saindo de Guarapuava, passando vários dias na floresta, pra poder chegar aqui em Foz do Iguaçu e fazer essa relação importante com a nossa cidade de Foz do Iguaçu, estando aqui como amparo e como sentinela como diz em atenção que acabamos de ouvir aqui por vocês. É o perfeito entrosamento do Exército com a sociedade que todo dia faz bem o seu trabalho no sentido de dizer: “Nós estamos aqui. Nós estamos apoiando a sociedade, inclusive participando de várias campanhas e vários eventos!”
Nós, dos correios temos uma tarefa muito simples, é sintetizar com 8.400 estampas de selos, a importância do Exército Brasileiro, a importância da 34ª Infantaria Motorizada, aqui pra Foz do Iguaçu, pro Paraná e pro Brasil.

E nós dos Correios temos um orgulho muito grande em poder fazer espalhar pro mundo, quem sabe pras nossas famílias, para todas as partes do Brasil, fora do mundo que essa estampa contando a história do Exército Brasileiro aqui, que saiu de Guarapuava e veio para cá e se formar. Então nós dos Correios do Brasil, temos essa grata missão de estampar este selo e que pode ser agora 'admirado' por todos vocês e por nós brasileiros o orgulho que temos do Exército Brasileiro.

Em nome dos Correios, do Ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, do nosso presidente Wagner, estou querendo saudar todos vocês e falar dessa bela empresa, dos Correios, que também é do povo brasileiro. Um grande abraço e muito obrigado por tudo!

 

Areovaldo Alves de Figueiredo

Diretor Regional dos Correios

Observação: Termos entre aspas simples ' ', ou  reticências (...) com base na gravação feita pelo nosso diretor institucional,

ainda carecem de revisão e eventual correção pela Assessoria da Direção Regional dos Correios.

O Sr.Areovaldo esteve acompanhado de: Adriano Valezan, André Dalsoto Peliser e Paulo Santiago da Silva, conforme registros fotográficos, integrantes dos Correios.

 

 

Pronunciamento do Comandante do 34 BIMtz

Excelentíssimo Embaixador Flávio Bonzanini, demais autoridades aqui presentes, senhoras e senhores, convidados, Boa Noite!

Saudação: Batalhão República do Paraguai, Boa Noite!

Resposta da tropa: Boa Noite, Comandante!

Hoje é um dia todo especial pra todos nós porque comemoramos 80 anos do Batalhão. A história já foi lida, já está sendo contada, e eu só quero agradecer aos amigos que estão aqui presentes. Dia de aniversário é o dia de comemorar e ‘estar’ com os amigos e com a família, e os que estão aqui presentes, à nossa formatura, são aqueles que nós prestigiamos, aqueles que nós queremos que estejam junto conosco, são os nossos familiares, a família militar, a sociedade iguaçuense, a sociedade argentina e paraguaia.

Os militares paraguaios e argentinos que aqui estão presentes, e fazem da nossa missão aqui, ser bem tranqüila, porque temos excelentes relações entre os três países. São essas relações de amizade que nos dão capacidade para levar adiante o trabalho daqueles que nos antecederam. Então nós agradecemos aqueles que nos antecederam, aqui representados pelo Coronel Zattar, ex-comandante da unidade, teve a honra de nos anteceder e vários militares que estão aqui há bastante tempo, o pessoal da reserva que está aqui prestigiando esta formatura. Então agradeço as gentis palavras do Areovaldo (Obrigado, Areovaldo!), e acredito que o Batalhão está bem inserido na comunidade iguaçuense, já que nós crescemos junto com a cidade, ou vice-versa. Obrigado a todos pela presença!

Saudação de encerramento: Batalhão República do Paraguai, Fronteira !!!

Resposta da tropa: Brasil !!!

 

Antonio Cesar de Oliveira Mendes - Ten Cel

Comandante do 34º BIMtz

Observação: Termos entre aspas simples (' '), com base na gravação feita pelo nosso diretor institucional,

ainda carecem de revisão, e eventual correção, pelo Comandante - Ten.Cel Mendes.

 

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados