INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Entretenimento | Eventos | Campanha da Fraternidade 2015 e Quaresma

Campanha da Fraternidade 2015 e Quaresma

Quem é cristão já deve ter lido passagem bíblica em que Jesus Cristo disse: "Eu vim para servir, não para ser servido!".

A Igreja Católica Apostólica Romana, no Brasil, através da CNBB, lançou em 18/02/2015 a Campanha da Fraternidade 2015, a qual tem como

tema Fraternidade: Igreja e Sociedade e o

lemaEu vim para servir”.

A ideia é aprofundar, a partir do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade como serviço ao povo brasileiro.

A campanha propõe ainda buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de levar a palavra a cada pessoa.

Cuide bem que o sentido de "Igreja" aqui não não se deve restringir à Igreja Católica.

É uma campanha da Igreja Católica? Sim. E o que isso tem a ver com quem não é católico? Tudo! Como assim, tudo? É que sendo católicos ou não, todos os cristãos certamente pregam que a "Igreja" (não importa qual denominação) deve estar em sintonia com a comunidade, com a sociedade, e que se não for assim, de nada vale.

A vida em comunidade, em sociedade, se baseia na convivência coletiva, com leis e normas de condutas, organizada por critérios e, principalmente, com entidades que “cuidam do bem-estar daqueles que convivem”.

Além das estruturas governamentais (municipal, estadual e federal) temos organismos não-governamentais que auxiliam para que a convivência seja harmônica e de respeito mútuo. Há leis a serem obedecidas? Sim, há.

Quando as tábuas da lei foram entregues, a Moisés, elas tinhas 10 Mandamentos.

Daí consta que Cristo veio para revogar a Lei. Ele, por sua vez, estabeleceu apenas 2 Mandamentos:

1º Mandamento: Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.

2º Mandamento: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Pergunte-se cada um a si mesmo: Eu estou cumprindo esses dois mandamentos?

O que é que eu fiz, de relevante, pelo meu próximo desde o Natal até o início da Quaresma?

É bonito ter uma campanha, liderada por uma entidade! Bonito mesmo será os fieis aderirem ao chamamento, fazerem algo de bom pelo próximo, pelas autoridades, pelo sistema, pelo meio ambiente, pela ...!

Cabe a cada um saber colocar-se no seu lugar e atuar, no seu lugar, sem ferir o outro, mas também cabe alertar quando o outro está agindo em desconformidade com os mandamentos divinos.

É por isso que, se um líder religioso se candidata a um cargo político, ele deve, antes deixar seu cargo, seu posto, seu título de lado (como religioso) para, então, candidatar-se como cidadão e atuar como cidadão.

O problema, no Brasil é que líderes de diversas denominações religiosas se unem (em nome de Deus, às vezes) em bloco para demonstrar força, não entendimento, para forçar aos demais acreditar que eles é que estão com a corda toda.

É uma pena termos que ouvir que se formam blocos da mulher, blocos evangélicos e coisa e tal.

Lindo seria se todos pudessem atuar em sintonia com o querer fazer o bem pelo próximo!

Nesse período de Quaresma, tempo propício para o arrependimento, para reflexão, para resguardar-se, que cada cristão seja um exemplo do amor de Cristo!

"Não dize aos outros do que és capaz! Demonstra-o!"

Em outras palavras:

"Não dize aos outros (não cristãos) no que devem crer, ou como devem proceder, mas sê tu um exemplo!"

----------

Aos não-cristãos o nosso sentimento de carinho, de apreço por suas atitudes, de respeito por suas ações, e de comunhão pelo valor que dão à família!

Boas famílias podem gerar boa sociedade, boa comunidade!

Boa sociedade, boa comunidade, pode propiciar dignidade e respeito ao semelhante!

Se os governantes emergem da sociedade, então são o espelho da sociedade.

Cabe-nos atuar próximos das autoridades, para dar-lhes apoio quando fraquejarem, e não 'entrar na fila' para difamar alguém!

Durante o período da Quaresma, que antecede a Páscoa (ressurreição de Jesus Cristo) alguns abstém-se de comer carne, ou de comer carne vermelha, outros abstém-se apenas nas sextas-feiras de comer tal carne, outros não sentem desconforto algum, pois entendem, pelas palavras de Cristo que "Não é o que entra no homem que o contamina, mas o que sai dele (as palavras proferidas). Respeitamos a todos!

Boa campanha! Boa Quaresma!

Publicado em 19/02/2015

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados