INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Entretenimento | Eventos | 6ª Femate - Feira de potencialidades

6ª Femate - Feira de potencialidades

 

A Femate - Feira Nacional da Erva-Mate é um evento promovido pela Comissão Organizadora em parceria com a Acisar/CDL, Administração Municipal de Arvorezinha - RS, entidades locais, patrocinadores e comunidade em geral. É realizada a cada dois anos, reunindo as potencialidades do município e região, num evento festivo com foco empresarial, destacando a importância da cultura e da Erva-Mate para a economia local e regional, beneficiando toda a comunidade, fomentando o comércio, as indústrias, valorizando as expressões culturais e, assim, fortalecendo o município Capital da Cultura do Vale do Taquari.

Leia mais

Ao participar da cerimônia de abertura da 6ª Femate, o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Postal (PMDB), destacou a importância das feiras para os municípios. Como parlamentar foi o autor da Lei que incluiu a Femate no calendário de eventos turísticos do Rio Grande do Sul.

Disse: "É a oportunidade da exposição de tudo aquilo que é produzido. Num mesmo espaço, todas as potencialidades locais e regionais estão acessíveis à população. A grande parte dos munícipes não tem a chance de poder conhecer empresas ou lojas, ver como funcionam. Nas feiras, conversam com os proprietários, estão mais próximos da produção, conhecem melhor aquilo que é feito quase ao lado das suas casas, e que, muitas vezes, não e conhecido ou percebido".

Lembrando que aquela era a sexta vez que participava de uma abertura da Femate, Postal ressaltou que iniciativas do porte "desta mostra só são possíveis com a união de todos em favor da cidade:". E complementou: "Cada um deve fazer a sua parte pelo município e pela região. Sou de Guaporé, mas muito agradeço a Arvorezinha, que sempre me apoiou nesta minha caminhada como deputado estadual. Assim, quando secretário dos Transportes, tive a alegria de poder autorizar e determinar a execução de 9,8 quilômetros da RS-332, ligação de Arvorezinha a Soledade".

ATRATIVOS E HOSPITALIDADE - O chefe do Parlamento ressaltou, ainda, a importância de uma mobilização regional pelo desenvolvimento. "É preciso união para avançar, aproveitando os recursos naturais e outros atrativos desta fantástica parte do Estado, viabilizando novas potencialidades. Além da rota da erva-mate, existem outras qualidades, como os moinhos coloniais, o ecoturismo a partir das belezas naturais e, muito especialmente, temos que aproveitar a hospitalidade daqui, uma marca desta coletividade", citou Alexandre Postal.

Também participaram da abertura da 6ª Femate o prefeito de Arvorezinha, o presidente da Câmara de Vereadores, outras autoridades políticas, e lideranças representativas da comunidade municipal e regional.

Fonte: Assembleia Estadual do Rio Grande do Sul

 

Benefícios da Erva-Mate

A Erva-Mate é uma planta muito conhecida, presente no dia a dia de muitas pessoas que tomam o chimarrão ou chá mate.

A Erva-Mate foi inicialmente utilizada pelos índios, que sabiam dos benefícios da planta que dá resistência ao cansaço, reduz a fome e a sede quando tomada em forma de chá ou mastigada suas folhas. A Erva-Mate é considerada um alimento quase que completo, pois contém quase todos os nutrientes necessários ao organismo.

Outra bebida derivada da Erva-Mate e bastante apreciada é o tererê. A bebida é semelhante ao chimarrão, no entanto, o mate é deixado em repouso de 4 a 8 meses em local seco para só então ser consumido com água gelada.

O hábito que virou lei – Servir o precioso líquido verde virou lei no estado em 2003, quando o governador Germano Rigotto sancionou a Lei n°11.929. A lei institui o churrasco como “Prato Típico” e o ChimarrãoBebida Símbolo” do Rio Grande do Sul.

 

Sobre o Dia do Chimarrão, clique aqui.

 

Bolo de Erva-Mate

 

INGREDIENTES:

* 4 ovos;Bolo

* 50 g de amendoim torrado e moído;

* 1 e 1/2 xícara de açúcar refinado;

* 200 ml de leite de coco;

* 1/2 xícara de leite;

* 2 xícaras de farinha de trigo;

* 1/2 xícara de farinha de milho média;

* 1 sachet de fermento em pó;

* 100 g de manteiga em temperatura ambiente;

* 1/2 xícara de Erva- Mate;

* 1/2 xícara de água.

 

MODO DE PREPARO:

Coloque a erva de molho em 1/2 xícara de água, deixe inchar enquanto ferve o leite e o leite de coco. Assim que ferver, junte a erva e deixe esfriar. Com esta preparação em uma peneira e meça para ver se tem 1 e 1/2 xícara de líquido.

Bata as claras em neve e reserve. Bata bem as gemas com a manteiga e o açúcar, até ficar cremoso e clarinho.

Fora da batedeira, junte o líquido preparado com a Erva- Mate, o amendoim e misture bem.

Acrescente a farinha de trigo peneirada com o fermento.

Misture até ficar lisinho. Adicione delicadamente as claras em neve e coloque em uma forma, tipo assadeira retangular média, untada e polvilhada. Se preferir, use uma forma de orifício central.

Leve ao forno levemente pré-aquecido e asse em temperatura média até dourar, aproximadamente 45 min.

Deixe esfriar e coloque uma cobertura de chocolate branco.

Fontes: 6ª Femate e AL-RS

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados