INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Entretenimento | Efemérides | Arquivos | Território iguaçuense acolheu 58 países em 3 dias

Território iguaçuense acolheu 58 países em 3 dias

Primeiro postamos a efeméride:

 

O Dia da ONU difunde paz?

 

A ONU - Organização das Nações Unidas, organismo composto, atualmente, por 192 países, foi criada em 1945.

Em 24 de outubro de 1945, com 51 estados membros, entrou em vigor a Carta das Nações Unidas, dando surgimento à ONU.

Em 1947 foi determinado que no dia 24 de outubro se comemorasse o Dia da ONU, para serem conhecidos pelos povos do mundo os objetivos e conquistas da ONU.

A manutenção da paz internacional e a segurança, são itens da Carta, do acordo, que instituiu, mais tarde o Conselho de Segurança, observando que as obrigações às Nações Unidas prevalecem sobre quaisquer outras estabelecidas em tratados diversos.

Postado em 24/10/2013

Depois efetuamos a chamada para o evento mundial ligado às Nações Unidas:

 

A chamada de capa, em 28/10/2013, foi:

O mundo se reúne

em Foz do Iguaçu

 

De 29 de outubro a 1º de novembro de 2013, acontece em Foz do Iguaçu a 2ª edição do Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local.

Vem gente dos 5 continentes.

Originada de 57 países.

Constam 2,9 mil pessoas inscritas.

Postado em 28/10/2013



Também em 28/10 incluímos o Editorial da "Gazetinha":

 

Onu? Nações Unidas?

Nações Unidas em miniatura

 

Uma grande diversidade de público e assuntos dos mais diferenciados marcam a programação da segunda edição do Fórum Mundial de desenvolvimento Econômico Local, que começa na terça-feira, 29 de outubro e vai até 1º de novembro em Foz do Iguaçu.

Já são mais de 2,9 mil pessoas de 57 países dos cinco continentes inscritas para o evento.

O evento é promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em conjunto com o fórum Andaluz de Municípios pela Solidariedade Internacional (Famsi), a Itaipu Binacional e o Sebrae.

 

Digno de nota é que a maior parte das delegações é procedente de países da América do Sul, mas também participantes procedentes de:

 Afeganistão, Bali, Cabo Verde, Congo, Espanha, Estados Unidos,  Gana, Índia, Itália, Japão, Líbia, Mauritânia, México, República Dominicana, Senegal, Tunísia, Uganda, Zâmbia, entre outros.

O fórum reúne representantes de governos, setor privado, universidades e organizações da sociedade civil. As representações são as mais variadas.

De mulheres de assentamentos do Brasil a conselhos de desenvolvimento estrangeiros, passando por bancos de fomento, universidades nacionais e internacionais, o mundo inteiro se reunirá em Foz do Iguaçu.

Com a chancela da ONU, os participantes, público e painelistas vão debater como cidades e regiões podem se desenvolver de forma sustentável tendo como base a organização popular e arranjos produtivos locais, oferecendo produtos no mercado nacional e internacional a preços competitivos.

O desenvolvimento econômico local é uma das principais formas de geração de emprego e renda, especialmente nas localidades que menos se beneficiam dos investimentos da chamada economia globalizada.

O fórum terá mais de 50 painéis abordando esses temas.

Entre os destaques de Foz e região está o Programa Cultivando Água Boa, da Itaipu.

O Programa de Energias Renováveis, que propõe o uso de biodigestores para transformar dejetos de animais em energia elétrica, também será apresentado no evento.

A programação trará ainda a experiência dos parceiros do fórum, como o Sebrae e o Pnud.

Já está confirmada, também, a participação de representantes da Comissão Europeia, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização pela Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O evento terá também a participação de administrações de municípios como:

- Haia (Holanda)

- Barcelona (Espanha)

- Havana (Cuba) e a

- Federação de Municípios do Canadá.

Foz será uma Nações unidas em miniatura.

Fonte: Editorial do jornal A Gazeta do Iguaçu, de 25/10/2013, edição Nº 7.597.


II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local

De 2.900 passou para 4.200 participantes; a representação de 50 passou para 58 países

 

O 1º Fórum Mundial aconteceu na Andaluzia, na Espanha.

Clique na logo e acesse a página

 

 

O 2º Fórum foi conquistado para Foz do Iguaçu, graças à Itaipu Binacional, tendo sido organizado por:

- Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - Pnud;

- União Internacional de Cidades;

- Governo de Andaluzia - Espanha e

- SEBRAE.

Clique na logo e acesse a página.

 

 

O que foi o mote do Fórum? Discutir como as cidades do mundo inteiro, incluindo as do "território iguaçuense", podem se desenvolver de forma sustentável. Também, incentivar as pessoas a que coloquem em prática projetos já desenvolvidos com sucesso em outros "territórios". Se isso ocorrer, trará novas oportunidades aos municípios.

 

Se um município tem baixo índice de desenvolvimento local, por certo não gera emprego e, se não há emprego o povo vai embora.

O presidente da União Internacional de Cidades disse que "Sem emprego, o morador não fica na cidade!".

Foz é caso à parte, como se manifestou um sergipano participante, pois "Tem uma casa do empreendedor, tem agentes do DEL.

A "Gazetinha" - jornal A Gazeta do Iguaçu, no editorial de 04/11, se posiciona que: "A preocupação é fomentar a criação de negócios que gerem empregos e riquezas na cidade". Também é do registro daquela edição que nos servimos, em parte, para lhe propiciar estas linhas.

Temos que conseguir ver os "territórios da cidadania" e não a atual divisão política (municípios, estados e federação) para, daí vermos o DEL alcançar sucesso. Os "territórios da cidadania" passaram a existir após o advento da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, coisa do governo Lula.

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva foi o palestrante no encerramento do Fórum, ocasião em que registrou que a Lei Geral propicia muito mais do que os municípios conquistaram. Não foram além porque seus prefeitos foram omissos, pois dos mais de 5.000 municípios, apenas 1.500 criaram os "agentes do DEL". Assim também as compras pelos municípios poderiam privilegiar mais o próprio município. Claro, quando o município não tem, o povo vai comprar, vai gastar, no município vizinho, observou um representante do SEBRAE.

Territórios da Cidadania vem dando certo porque o SEBRAE não desiste da ideia e, por conseguinte, há sucesso, disse Lula, que também observou que no início de seu primeiro mandato, emprestar dinheiro para pobre era algo quase desconhecido pelos bancos. Sem crédito não há desenvolvimento local. Também alfinetou que "necessário parar com a mania de gostar só de quem gosta da gente", pois "Uma boa crítica, por mais dura que seja, é melhor do que grandes elogios de puxa-sacos". O público de mais de 3 mil pessoas presentes aplaudiu o ex-presidente.

O ex-presidente disse que em seus 2 mandatos teve a "sorte" de saber que tem pessoas, no mundo, que ao conhecerem as dificuldades, não as aceitam, mas as vencem". Quanto ao milagre do Brasil observou que em 10 anos 36 milhões de pessoas, no Brasil, deixaram de figurar na pobreza extrema; que na época em que assumiu o governo 28 milhões de brasileiros podiam viajar de avião, enquanto que hoje são 102 milhões. Naquele tempo pobre ia ao açougue comprar carne pescoço para o almoço, quando hoje tem pobre na fila para comprar filé. Contraatacou aos que diziam, quando da criação do Bolsa Família, que estariam criando vagabundos. Na verdade o dinheiro distribuído através do Bolsa Família volta ao mercado rapidinho, aquecendo a economia e geando impostos.

Destacando o que Lula disse ter dado certo, abordou o programa "Energia para Todos". Com investimento de R$ 20 bilhões (80% do governo federal) foram gerados 454 mil empregos, levada eletricidade a mais de 13 milhões de residências, nas quais passaram a ter geladeira, ventilador, liquidificador e chuveiro elétrico. Sendo um programa para pobre gerou emprego a nível nacional.

Com relação à educação, Lula destacou que, enquanto no Peru a primeira universidade data dos anos 15oo, no Brasil a primeira é de 1929, mas que nada há no mundo como o PROUNI e o FIES, propiciando acesso do jovem à universidade.

Para que os municípios tenham o adequado desenvolvimento local, o ex-presidente sugeriu que o povo seja chamado para discutir o desenvolvimento do município, e arrematou: "Você já viu os vereadores chamarem o povo para discutir o DEL na Câmara?"

 

Os dois programas locais apresentados aos presentes mostraram o preparo, o esmero, a dedicação e o cuidado que se tem com a natureza e o compromisso que se tem com o amanhã. O "Cultivando Água Boa - cuidados socioambientais e de desenvolvimento, e o "Plataforma de Energias Renováveis" - uso do biogás obtido da transformação de dejetos de animais em energia elétrica e renda para o agricultor, foram novidade para muita gente que nem imaginava como é a construção de chiqueiro de porcos, e muito menos a captação dos dejetos.

 

O SEBRAE organizou a "Mostra Brasil - Territórios em Movimento", através da qual os participantes puderam conhecer mais um pouco da beleza e da cultura de cada canto brasileiro. O artesanato deu o tom. Produtos estavam à venda aos participantes.

Itens como barro, ossos, sementes, palha e penas foram a matéria-prima para a confecção do que esteve à mostra. Foi possível visualizar que se pode ter uma fonte de renda usando a criatividade, deixando brotar o empreendedorismo, e produzir roupas, brinquedos, acessórios para cama e banho, bijuterias e utensílios de cozinha.

 

O Instituto Polo Iguassu teve o privilégio de receber do Gerente Geral local do Banco do Brasil, Sr. Luiz Carlos Vieira e do Ex-Presidente da República, Sr. Luis Inácio Lula da Silva, o certificado da Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2013 ao Projeto Trilha Jovem Iguassu, classificado como uma das tecnologias certificadas pela FBB.

O Projeto Trilha Jovem Iguassu foi criado em 2001, e é o principal instrumento de identificação e certificação de tecnologias sociais que compõem o Banco de Tecnologias Sociais – BTS.

 

O 3º Fórum Mundial do DEL - Desenvolvimento Econômico Local, será em Turim, na Itália, em 2015.

Acrescentado em 05/11/2013

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados