INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Artigos, Manifestos e Reflexões | Manifestos | Aécio chama ajuste fiscal de Joaquim Levy de 'contabilista'

Aécio chama ajuste fiscal de Joaquim Levy de 'contabilista'

Ao que parece o senador não considerou que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, tem sua formação acadêmica em engenharia e em economia.

Se a intenção foi ridicularizar o pacote de medidas, associando-o à atividade dos profissionais contábeis, taxou-os de 'pobres' em sua capacidade de elaborar documentos dessa natureza.

A releitura da notícia pode, "por uma vírgula", não ter a conotação tão agressiva contra os profissionais, e fixar-se no pacote, mas no calor dos acontecimentos, o texto provocou uma entidade de classe.

Dizer que os profissionais contábeis não sabem que as pessoas precisam levantar todos os dias para comer e ir trabalhar, é pisar forte em Contadores e em Técnicos em Contabilidade, de um modo geral. Se não foi essa a intenção, o tempo dirá.

Leia, abaixo o Informe em edição especial que o CFC emitiu e enviou a todos os profissionais contábeis:

                 

 

 

 

Nota de desagravo do CFC sobre o pronunciamento do senador Aécio Neves

 

O Conselho Federal de Contabilidade, nesta nota representando os 27 Conselhos Regionais de Contabilidade e os 510 mil Profissionais da Contabilidade do Brasil, vem a público discordar das referências aos “contabilistas” feitas pelo senador Aécio Neves, em pronunciamento criticando o Ajuste Fiscal proposto pelo ministro Joaquim Levy, do dia 20 de maio, conforme matéria publicada no Jornal O Globo, vide: http://oglobo.globo.com/brasil/aecio-chama-ajuste-fiscal-de-joaquim-levy-de-contabilista-16217897.

Segundo a notícia, o senador disse que o pacote do ministro da Fazenda “é extremamente rudimentar, de um contabilista, que se baseia só na questão fiscal e esquece que as pessoas se levantam todos os dias e precisam comer e ir trabalhar”.

Quando associa o termo “rudimentar” ao “Contabilista”, o Senador demonstra total desconhecimento da profissão contábil exercida atualmente no Brasil. Há muito tempo os nossos Contabilistas deixaram de ser vistos como meros cumpridores das normas do Fisco. A Contabilidade que se pratica no território Nacional encontra-se em sintonia com as normas internacionais. Com o nosso Profissional Contábil marcando presença nos fóruns mais avançados das Nações desenvolvidas.

Nos últimos anos o Sistema CFC/CRCs tem desenvolvido um profícuo trabalho, em parceria com Instituições Governamentais e com o meio acadêmico, exatamente, para dotar a Contabilidade Pública da racionalidade e transparência que a Sociedade Brasileira exige. É, pois, de suma importância que os homens públicos do nosso País se atualizem – por isso, é oportuno esclarecer! – que a Contabilidade é uma Ciência Social com vastos recursos de controle e informação, indispensáveis à gestão pública e privada, possuindo uma responsabilidade evidente na proteção da Sociedade.

Diante do exposto, o Conselho Federal de Contabilidade lamenta a visão distorcida e a forma equivocada com o que o senador se referiu aos profissionais da Contabilidade.


Contador José Martonio Alves Coelho
Presidente do Conselho Federal de Contabilidade


 

Eis o motivo do Manifesto:

Matéria de

-

 

 

 

Publicado em 21/05/2015


Acalmando os ânimos

 

O CFC, em 26/05/2015 distribuiu nova Nota aos profissionais da Contabilidade, dando conta de ter recebido manifestação da parte do Chefe de Gabinete do Senador.

Para esclarecer o essencial, recortamos o parágrafo abaixo.

Deixamos que cada um faça sua leitura e tirar sua conclusão.

Isso confirma que o terceiro parágrafo de nossa publicação inicial (supra) trazia a possibilidade de ruído de comunicação. Agora com a resposta, não fica generalizada a acusação a todos os profissionais contábeis, mas a um tipo de ("contabilista") profissional contábil.

Para refletir: Tem a história da "emenda" e do "soneto". Considere isso!

Acrescentado em 27/05/2015

 

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados