INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Artigos, Manifestos e Reflexões | Manifestos | Foz e suas tarefas para 2017

Foz e suas tarefas para 2017

Manifesto publicado (em jornal) como Artigo de opinião

 

O jornal A Gazeta do Iguaçu, na edição Nº 8542, de 27/12/2016, publicou na página "Geral", um escrito de Nilton Bobato, que não classificamos como 'Artigo', mas como 'Manifesto', razão pela qual o transcrevemos e apresentamos no quadro MANIFESTOS:

 

Isso é realmente um MANIFESTO !!!

 

Sem dúvida alguma, o ano de 2016 entrará para a história de Foz do Iguaçu como o mais difícil desde sua fundação, sob todos os aspectos políticos e econômicos, com suas consequências administrativas. Se bem que este resultado desastroso não se construiu em 2016, mas ao longo do mandato concedido ao prefeito afastado.

Vamos começar 2017 com as incertezas trazidas de 2016, mas temos dois projetos fundamentais para debater ao mesmo tempo. Um já deveria estar vencido, mas está reaberto: quem vai dirigir Foz do Iguaçu? E não estou falando do ou da presidente da Câmara, que será conhecido(a) no dia 10.

Qual o melhor programa para Foz do Iguaçu?

Que tipo de cidade sonhamos?

Dia destes vi pessoas comemorando que o município se livrou de um pepino entregando o hospital para o Estado, que vamos economizar, etc. e tal, como se estivesse fazendo um grande favor em cumprir a função do Estado e esquecendo que o hospital só chegou a esta situação devido a um misto de má-gestão com esquemas e boa parte destas pessoas foram patrocinadas pela estrutura política do governo estadual, que agora posa de salvador. E nem mesmo a conta é bem feita: já que abrimos mão da gestão, também abrimos mão do recurso e ainda teremos que comprar serviços.

É triste ver a cidade chegar a essa situação e além do caos na saúde, não temos cultura, não temos esporte, nossas crianças continuam esperando vagas nas creches, nossos professores procuram resposta numa educação sem planejamento, nossa prainha abandonada, as obras paradas, os buracos no asfalto e as denúncias de corrupção são nossos troféus. Isso sem falar na demolição do sonho da cidade planejada, sustentável, com transporte coletivo decente, etc.

É obrigação ajudar a construir um projeto que recoloque Foz do Iguaçu no lugar de onde nunca deveria ter saído, mas que também seja capaz de ser uma cidade inclusiva, participativa, acessível e para todos e todas.

Temos que construir um projeto de administração municipal que leve em conta as pessoas e fundamentalmente uma cidade governada de forma limpa, transparente e honesta.

Esta é a principal tarefa para este incipiente 2017: ajudar nesta construção... Buscar apoio para esta construção... Convencer corações e mentes para esta construção, mesmo que não tenhamos novas e mesmo que se tiver novas eleições, não participe delas como candidato.

Mas não podemos perder o foco no outro projeto para Foz do Iguaçu que considero fundamental. Precisamos, necessitamos da construção de um pensamento que faça nossa cidade, esta fronteira, sair desta fila de 32 anos sem eleger um representante na esfera federal. Não podemos mais admitir isso como normal. Temos que antecipar este debate!

É obrigação, tarefa, buscar apoios e pessoas para que convençam e sejam convencidas de que a cidade precisa escolher um caminho, eleger uma liderança, acabar com o jogo de empurra, com o faz de conta, e traçarmos um caminho político que faça esta fronteira dar este salto.

Somos talvez a cidade mais federalizada do país. É inconcebível que não tenhamos nenhuma voz para defender a segunda ponte, a construção da Unila, o viaduto da Costa e Silva, a perimetral, o Beira Foz, a nova pista do aeroporto, a duplicação da BR 469, a municipalização da Tarquínio Joslin dos Santos, as cotas de compras do Mercosul, a logística de transporte fronteiriço, as políticas aduaneiras, enfim, que fale da fronteira e de nossas necessidades todos os dias em Brasília.

E não dá para esperar 2018. Se esperarmos, provavelmente fracassaremos novamente. Por isso tenho chamado a responsabilidade das pessoas. Precisamos escolher um caminho e construí-lo.

Ah! Quero tantas outras coisas: terminar o livro sobre a Palestina, concluir um dos romances que tenho começado, enfim lançar pelo menos mais uma obra literária em 2017, cursar o mestrado em Literatura Comparada em que fui admitido pela Unila, voltar a ministrar aulas no Colégio Almiro Sartori e gravar as músicas da minha banda, mas estes são outros projetos.

Para a cidade, temos estas duas grandes tarefas:

a)- ajudar na construção de um projeto de administração que recupere Foz e

b)- defender a tese de que Foz precisa escolher um caminho para definir uma representação federal.

E para estas duas tarefas convoco cada um de vocês!

Que tenhamos, como consequência, um 2017 repleto de esperanças e olhar para o futuro!

Autor: Nilton Bobato


Atente para esse acréscimo nosso!

 

O autor foi/é o único vereador da atual legislatura que não mereceu investigação por parte da Polícia Federal relativo a operação que já intimou, interrogou, prendeu inúmeros cidadãos empreendedores, funcionários públicos, membro do poder executivo e membros do poder legislativo.

Na eleição para vereador para o mandato de 2017 - 2020 foi o 3º mais votado, mas não alcançou cadeira pelo formato vigente de definição. É a lei!

Corre uma vertente que o Deputado Chico Brasileiro poderia abrir mão de candidatura a prefeito na nova eleição a ser realizada no início de 2017, propondo-se a se posicionar firme como o real e leal deputado estadual a serviço de Foz do Iguaçu, contanto que a cidade se una em favor da candidatura de Nilton Bobato. Isso pode ser um sonho, se sonhado por poucas pessoas, mas se sonhado a partir da iniciativa de entidades que representem a coletividade, pode tornar-se realidade.

Não esqueçamos: "Sonho que se sonha sozinho, permanece sonho, mas sonho que se sonha em conjunto, pode se tornar realidade!"

Publicado em 29/12/2016

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados