INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Mensageiro | População de Colombo desaparece em 1 ano

População de Colombo desaparece em 1 ano

Você conhece a região Metropolitana de Curitiba? Sabe quantas cidades a integram? Sabe o que é o carro-chefe de cada município? Interessa-se em saber? Tem algum parente ou conhecido naquela região? Pode ser que não faça diferença alguma, porém recorde que tudo começou com os primeiros 162 colonos italianos de Vêneto, que fundaram, em 1878, a Colônia Alfredo Chaves, que tiveram a coragem de subir a Serra do Mar, depois de terem desembarcado, em 1877, no Porto de Paranaguá. Mais tarde formaram-se mais 4 colônias, todas de imigrantes italianos: Colônia Antonio Prado, Colônia Presidente Faria, Colônia Maria José e a Colônia Eufrázio Correia, tendo a Colônia Alfredo Chaves assumido o padrão de Vila. Pois bem, em 05 de fevereiro de 1890 foi instalado o município de Colombo, nome em homenagem ao navegador e descobridor da América, Cistóvão Colombo, naturalmente.

No guia “Iguassu – Um destino para o mundo” foram elencados 73 atrativos turísticos, na região trinacional do Iguassu. Em Colombo, com o objetivo de preservar o meio ambiente, gerar empregos e renda e, principalmente, evitar o êxodo rural, implantaram o Turismo Rural, com mais de 50 pontos turísticos para os visitantes conhecerem lugares históricos, as belezas naturais e a herança deixada pelos imigrantes italianos, a qual está presente nos costumes, na religiosidade, nas comidas típicas, na arquitetura e no folclore! A economia é movida por indústrias de cal, atividades moveleiras e mecânicas, hortifrutigranjeiros e prestação de serviços. Isso tudo só com uma etnia preponderante. O que poderíamos construir, ou elencar, como atrativo considerando, na região trinacional, apenas Foz do Iguaçu com mais de 70 etnias com uma riqueza cultural tão diversificada, com crenças tão antagônicas num convívio tão pacífico?! Talvez os representantes de determinadas etnias preservam a cultura dos imigrantes, aqui, mas não a divulgam, não a apresentam aos visitantes. Talvez falte um incentivo para que algo mais venha a tornar-se um atrativo turístico. Vai saber!

Mas por que falar da população de Foz do Iguaçu que soma, pelo mais recente censo, 250.918 habitantes, quando a população de Colombo, com 208.805 habitantes é o assunto deste artigo?

Pois bem, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o equivalente ao município de Colombo, cerca de 200 mil pessoas morrem por ano no Brasil, vítimas do fumo. E ainda há pessoas que dizem fumar, que não se sentem viciadas, mas que não param. Não é obsessão, mas a cada 14 minutos morre uma pessoa vítima de DPOC - Deficiência Pulmonar Obstrutiva Crônica. Morre por não mais poder respirar pois a laringe fica obstruída devido ao cigarro. Seu melhor amigo, seu parente mais próximo, pode ser a próxima vítima se você continuar de braços cruzados.

Edvino Borkenhagen

QUEM FUMA, MATA A SI

E A QUEM LHE TEM VALOR!

Um dos princípios da BORKENHAGEN é o respeito próprio e o respeito ao semelhante. Pelas nossas ações fica claro que desestimulamos cada um de todo e qualquer vício, ainda que isso não agrade alguns. Não poderão dizer que não foram avisados!

BORKENHAGEN

www.borkenhagen.net

Fone 3028-6464

O fone da contabilidade

Coluna do Mensageiro - Registro 0123526, 18/08/2003, Títulos e Documentos

ANO XIV, Mensagem 690

Veja na imprensa, em 14/10/2011, clicando aqui.

Antes de pensar que não há porque se preocupar, aprecie mais isso:

Afaste a ameaça da DPOC, a doença pulmonar que pode matar

DPOC: essa sigla é de tirar o fôlego. Ela designa uma doença que já está entre as cinco principais causas de morte no Brasil e que, apesar disso, quase ninguém conhece. Pena. Afinal, dá para prevenir.

Quem fumar por 10 anos por certo deverá desenvolver um quadro de DPOC. Agora, quem não fuma, mas ficou convivendo com a fumaça de cigarro, também deve se preocupar. É importante, após os 40 anos incluir a revisão pulmonar, no check-up de rotina.

Leia mais em: http://saude.abril.com.br/edicoes/0300/medicina/conteudo_288689.shtml

 

Recomende isso para pessoas de seu relacionamento!
 

Avenida Salvador Guerra, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados