INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Mensageiro | Uma família européia, brasileira há 84 anos

Uma família européia, brasileira há 84 anos

Aconteceu o descobrimento da América, e a partir daí tem sido possível que famílias européias tenham migrado para o Brasil, assim como, mais ainda ocorreu após o descobrimento (oficial) do Brasil, pois houve o interesse dos descobridores em efetuar investimentos em outras plagas, ou talvez buscar riquezas onde era fácil obtê-las sem muito investimento. A história é rica em fatos que registram o quanto foi surrupiado do torrão brasileiro. Apesar de as caravelas terem sido queimadas para forçar a tripulação a definitivamente ficar aqui e não poder voltar a qualquer ‘dor de barriga’ que tivessem, sabemos, pelos registros históricos que a colonização brasileira não foi das mais dóceis.

 

Talvez você não seja descendente ou parente próximo de alguém que tenha laços sanguíneos com pessoas que foram pegas a laço na África ou que foram ludibriadas a vir para o Brasil porque aqui, sim, seria o país em que ‘mana leite e mel’, mas você poderá saber da epopéia de muitas famílias até bem sucedidas.

Algumas famílias de boas posses, intentando êxito em suas atividades, resolveram investir parte de seus bens aqui, nessa terra promissora, outras, que acabaram pobres onde viviam, em razão das constantes guerras, resolveram aceitar a oportunidade de trabalhar no Brasil, vindo para cá, com todos seus integrantes, para ter vida com um pouco mais dignidade.

A geografia da Europa era alterada quanto aos limites de países, constantemente. Ora alguém morava no país de origem, ora estava em terra estranha porque um exército vencedor tomou parte da terra da nação derrotada.

Assim ocorreu com os Borkenhagen, que ora viveram na Prússia de onde se originaram, ora o território era alemão, ora era polonês, ora foram exilados para as geleiras russas, ora fora o exército russo rechaçado pelos austríacos, permitindo-lhes retornar para sua pátria, mas aí já, pelos seus irmãos alemães, era tidos por comunistas, perdendo suas terras para os judeus e, assim, pobres tiveram que conseguir emprego em propriedades agrícolas em seu próprio país, até que um conhecido, de boa reputação lhes propiciou a vinda para o Brasil, para trabalhar em fazenda de café da Família Matarazzo, em Sertãozinho – SP.

Em 25 de outubro de 1927, no porto de Santos, desembarcaram Adolf Borkenhagen e Berta (Steinke) Borkenhagen com seus 10 filhos, sendo 2 já casados, trazendo seus  filhos.

Remanescente dos 10 filhos aqui chegados, hoje temos apenas Otto Borkenhagen, o qual emigrou de Santa Rosa – RS, em 1969, para Nova Santa Rosa – PR.

A família, que não retém laços (conhecidos) com familiares, da época, na Europa, se considera uma família européia brasileira há 84 anos, preservando, no entanto, em muitos lares a língua materna, podendo membros serem encontrados nas seguintes UF do Brasil: RS, PR, SP, MS, MT, GO, PI e BA.

Edvino Borkenhagen

HISTÓRIA SEM REGISTRO

É FADADA AO ESQUECIMENTO

Aos clientes da BORKENHAGEN é pregado: “Quem tem passado, tem história! Quem não tem história, não existe!” Dos descendentes são aguardadas informações para melhor contar a história para as gerações futuras. Na Internet: Família Borkenhagen

BORKENHAGEN

www.borkenhagen.net

Fone 3028-6464

O fone da contabilidade

Coluna do Mensageiro - Registro 0123526, 18/08/2003, Títulos e Documentos

ANO XIV, Mensagem 691

Veja na imprensa, em 21/10/2011, clicando aqui.

Avenida Salvador Guerra, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados