INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Mensageiro | Dia 25/10 - Dia da Democracia

Dia 25/10 - Dia da Democracia

Na "democracia" o cidadão tem o direito de participar dos processos políticos e de debater ou decidir políticas.

Certos direitos são universalizados a partir dos princípios de liberdade de expressão e dignidade humana.

O conceito de liberdade de expressão vem sendo deturpado por cidadãos que não buscam argumentar, propor, debater, mas sim impor suas vontades.

Isso se vê claramente em algumas manifestações (de rua), em que participam pessoas que não se propõem a apresentar propostas de mudanças para lograr êxito em suas postulações, mas de quebrar o que vêem pela frente, num ato indisciplinado, pelo que perdem o êxito, justamente porque o movimento de manifestação tem de ser reprimido pela força policial que tem a obrigação de manter a ordem e proteger os bens públicos, bem como os bens privados.

Se prestarmos atenção, o que tem a ver um restaurante que é invadido e quebrado, resultando em clientes do estabelecimento, assustados? Os clientes talvez até venham a preferir não retornar ao local por estar o estabelecimento em via pública que facilita os atos de vandalismo.

Dignidade humana e liberdade de expressão devem andar sempre juntas.

Qualquer ato público em que os protagonistas não ajam com dignidade, cerceando os demais quanto ao seu direito de ir e vir, deixa de ser simpático.

Por exemplo: Trancar uma via pública em protesto por não conseguir melhores salários. O que têm a ver as pessoas que trafegam com veículos por aquela via? Nada! O resultado é perigoso. Os manifestantes podem conseguir que os prejudicados se voltem contra quem não esteja atendendo o pleito dos manifestantes, ou que se voltem contra os próprios manifestantes.

Importante é observar: "O direito de cada um vai até onde começa o direito do outro!"

Se na Democracia temos o direito de escolher, pelo voto, quem deva ser o governante, o legislador de nossa preferência, então devemos ter maturidade para fazer a melhor escolha.

Se fizermos a nossa parte, é bem provável que não tenhamos motivo para manifestações a exemplo do que temos visto.

O que ainda se espera dos legisladores é que implementem leis mais severas para que pessoas eleitas sejam retiradas, sejam condenadas, com mais agilidade, quando cometerem algo em prejuízo da população.

Toda vez que alguém tenta subornar um servidor, ou um legislador, visando benefício próprio, está enfatizando que não tem dignidade humana. De igual forma quem aceita suborno não age com a dignidade que a Democracia dele requer.

Edvino Borkenhagen

 

Qual é a bandeira da
BORKENHAGEN?

Na BORKENHAGEN, pessoas de credos diferentes, que residem em bairros diferentes, têm uma mesma bandeira, ou seja: Respeito, comprometimento, responsabilidade e confiança.

Aqui contabilizamos sonhos e fatos. Traga os seus!

BORKENHAGEN

Fone 3028-6464

O fone da contabilidade

 

Coluna do Mensageiro - Registro 0123526, 18/08/2003, Títulos e Documentos

ANO XV, Mensagem 796

Veja na imprensa, em 25/10/2013, clicando aqui.


 

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados