INÍCIO    |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |    FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Mensageiro | Tens uma bandeira a respeitar?

Tens uma bandeira a respeitar?

Numa época em que baderneiros e bandidos se insurgem contra o governo, contra os empregadores, contra as autoridades policiais, contra o próximo desconhecido e até contra o próximo mais íntimo (seu familiar), surge a inquietante indagação: “Tens uma bandeira a respeitar?”.

É óbvio que ao falar-se de bandeira, logo nos vem à mente a Bandeira Nacional, mas o significado, efetivo, deve ser trazido à mesa, ao jornal, ou à página na Internet, onde quer que você leia.

Historicamente, e biblicamente, devemos considerar a origem do termo bandeira, pois do hebraico “nec” pode significar bandeira, estandarte, banner, derivando de “nacak” que significa brilhar à distância, ou ser visto de longe, a exemplo do farol que brilha alternadamente, guiando as embarcações ao mar.

Então quando uma bandeira, hasteada, se movimenta, a exemplo da Bandeira do Brasil que se vê ao alto da Avenida Brasil, temos um sinal de identificação. Ora se a nossa bandeira significa que aqui é território do Brasil, ao transpormos a fronteira com a Argentina, veremos tremular a bandeira daquele país, e se formos ao Paraguai é a bandeira do país que veremos hasteada.

Bom, isso fica claro em se tratando de países, nações, mas bandeiras também podem ser o símbolo de instituições, de empreendimentos, e até de pessoas. Quem passa em frente ao batalhão do exército, pode prestar atenção que na sacada do prédio pode ter uma bandeira, como pode não ter. Se o comandante da unidade está na unidade ela será vista, caso contrário, não. Se o General da Brigada vier até o quartel, a sua bandeira será hasteada e o corneteiro dará o sinal para que todos os militares tomem conhecimento de que o General está chegando.

Voltando lá nos tempos bíblicos, lembramos que Moisés edificou um altar e deu-lhe o nome: “O Senhor é a minha Bandeira”. Os termos hebraicos, acima, se atentarmos para a tradução alemã, da Bíblia, dão o sentido de sinalização de campo, sinais de vitória. Em Isaías 18.3, na profecia contra a Etiópia, consta: “Vós, todos os habitantes do mundo, e vós os moradores da terra, quando se arvorar a bandeira nos montes, olhai; e quando se tocar a trombeta escutai”. Confirma-se o significado de vitória, tanto pela bandeira como pela trombeta.

No desfile pelo Dia do Município ou da Independência, certamente veremos bandeiras sendo agitadas. Se forem utilizadas com dignidade, significará que pertencemos à Nação representada pela bandeira, mas se usadas por baderneiros, será motivo de vergonha para as pessoas decentes.

30 de MaioDIA DAS BANDEIRAS!

Edvino Borkenhagen

 

A nossa bandeira traduz

o que a Borkenhagen prega!

A exemplo de uma logomarca que é a referência comercial, a bandeira deve expressar o sentimento que rege os que por ela são representados. A nossa bandeira é hasteada diariamente, faça sol ou faça chuva, pois não se acanha o sentimento!

BORKENHAGEN

Fone 3028-6464

O fone da contabilidade

 

Coluna do Mensageiro - Registro 0123526, 18/08/2003, Títulos e Documentos

ANO XVI, Mensagem 827

Veja na imprensa, em 30/05/2014, clicando aqui.

Ao folhear a Gazeta, veja a Coluna na página a8.

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados