INÍCIO    |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |    FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Mensageiro | Você sabe ler e escrever?

Você sabe ler e escrever?

Se você continua acompanhando esta frase é porque sabe ler, e alfabetização não lhe é um termo estranho.Há quem tenha dificuldade para ler, e há, ainda, aqueles que não sabem ler. Agora pergunta se os analfabetos têm dificuldade para lidar com dinheiro? Por que é que eles conseguem? É porque as cédulas têm figuras diferentes. Para eles isso é linguagem por códigos. Então se uma nota/cédula que apresenta o número 100 vale tanto quanto 10 notas/cédulas com o número 10, também temos outra linguagem por códigos.

O dia 14 de novembro é mais comemorado por quem viveu a infância com poucos recursos, pouco dinheiro na família, ou por quem, quando pequeno, morava distante de uma escola e, por conseguinte, tinha dificuldade de chegar até ela, ou ainda por quem teve pais não letrados, ou que não aprenderam a ler, e que não julgaram importante ver os filhos numa escola, pois lhes parecia melhor que ajudassem nas tarefas de casa, e assim por diante.

Se para lidar com números, no caso do dinheiro, é possível porque assimilamos valores de acordo com a figura e com o número da cédula, então fica fácil ensinar alguém a ler e escrever.

Se a letra A pode lembrar uma escada (A)berta, a letra B pode lembrar a palavra (B)rasil e a letra C pode lembrar a palavra (C)uidado, já temos o início de uma linguagem por códigos. Com as letras “ABC” dizemos que se está falando do alfabeto. Se uma criança vai aprender a fazer contas; se aprender a multiplicação, dizemos que ela precisa saber a tabuada, ao passo que se ela vai aprender a conhecer as letras, dizemos que ela precisa saber o ABC, ou seja: o alfabeto.

Parece com a letra A?

Sabes que começa com a letra B?

Vendo a placa sabes que deves ter Cuidado?

Contar números é um aprendizado simples, se considerarmos que adotamos o sistema decimal, ou seja: a cada 10 números voltamos ao primeiro e o acrescentamos. Na verdade precisamos conseguir chegar ao 20, que daí pra frente é só acrescentar a unidade de 1 a 9, ou seja: 20+1=21, depois, 22, 23, 24 e assim por diante. Sabendo que 10 significa a soma de dedos das duas mãos, juntos, então fica fácil assimilar que 30 é = a 3 x o número total de dedos das mãos.

Uma letra que nem precisaríamos saber o som, mas já saberíamos como usar é a letra “O”, pois ao falar a palavra BOCA, o “O” lembra o formato da boca. Então, formar a palavra B+O+C+A é coisa simples. Para dizer Brasil, o fazemos com a Boca, e temos que ter Cuidado ao subir numa escada Aberta, pois ela pode escorregar se o piso for liso. Defina seu código; ensine alguém a ler e, também a escrever; alfabetize alguém. Se você teve o privilégio, ou seja: teve mais chances que outros com menos sorte, pratique a solidariedade! Dia 14 de Novembro é o Dia Nacional da Alfabetização. Se você não ensinar, não culpe quem não sabe ler!

Edvino Borkenhagen

 

Classe contábil busca mais reconhecimento!

Se as instituições financeiras não reconhecessem documentos não oficiais, prestariam um ótimo serviço pela valorização da classe contábil. Os clientes da BORKENHAGEN conhecem o rigor com que tratamos sua documentação. Agir legal, é legal !!!

BORKENHAGEN

Fone 3028-6464

O fone da contabilidade

 

Coluna do Mensageiro - Registro 0123526, 18/08/2003, Títulos e Documentos

ANO XVII, Mensagem 850

Veja na imprensa, em 07/11/2014, clicando aqui.

Ao folhear a Gazeta, veja a Coluna na página a8.


 

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados