INÍCIO    |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |    FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Mensageiro | Você sabe ler e escrever?

Você sabe ler e escrever?

Se você continua acompanhando esta frase é porque sabe ler, e alfabetização não lhe é um termo estranho.Há quem tenha dificuldade para ler, e há, ainda, aqueles que não sabem ler. Agora pergunta se os analfabetos têm dificuldade para lidar com dinheiro? Por que é que eles conseguem? É porque as cédulas têm figuras diferentes. Para eles isso é linguagem por códigos. Então se uma nota/cédula que apresenta o número 100 vale tanto quanto 10 notas/cédulas com o número 10, também temos outra linguagem por códigos.

O dia 14 de novembro é mais comemorado:

- por quem viveu a infância com poucos recursos, pouco dinheiro na família, ou

- por quem, quando pequeno, morava distante de uma escola e, por conseguinte, tinha dificuldade de chegar até ela, ou ainda

- por quem teve pais não letrados, ou que não aprenderam a ler, e que não julgaram importante ver os filhos numa escola, pois lhes parecia melhor que ajudassem nas tarefas de casa, e assim por diante.

Se para lidar com números, no caso do dinheiro, é possível porque assimilamos valores de acordo com a figura e com o número da cédula, então fica fácil ensinar alguém a ler e escrever.

Se a letra A pode lembrar uma escada (A)berta, a letra B pode lembrar a palavra (B)rasil e a letra C pode lembrar a palavra (C)uidado, já temos o início de uma linguagem por códigos. Com as letras “ABC” dizemos que se está falando do alfabeto. Se uma criança vai aprender a fazer contas; se aprender a multiplicação, dizemos que ela precisa saber a tabuada, ao passo que se ela vai aprender a conhecer as letras, dizemos que ela precisa saber o ABC, ou seja: o alfabeto.

Parece com a letra A?

Sabes que começa com a letra B?

Vendo a placa sabes que deves ter Cuidado?

 

Contar números é um aprendizado simples, se considerarmos que adotamos o sistema decimal, ou seja: a cada 10 números voltamos ao primeiro e o acrescentamos. Na verdade precisamos conseguir chegar ao 20, que daí pra frente é só acrescentar a unidade de 1 a 9, ou seja: 20+1=21, depois, 22, 23, 24 e assim por diante. Sabendo que 10 significa a soma de dedos das duas mãos, juntos, então fica fácil assimilar que 30 é = a 3 x o número total de dedos das mãos.

Uma letra que nem precisaríamos saber o som, mas já saberíamos como usar é a letra “O”, pois ao falar a palavra BOCA, o “O” lembra o formato da boca. Então, formar a palavra B+O+C+A é coisa simples. Para dizer Brasil, o fazemos com a Boca, e temos que ter Cuidado ao subir numa escada Aberta, pois ela pode escorregar se o piso for liso. Defina seu código; ensine alguém a ler e, também a escrever; alfabetize alguém!

Se você teve o privilégio, ou seja: teve mais chances que outros com menos sorte, pratique a solidariedade!

Dia 14 de Novembro é o Dia Nacional da Alfabetização. Se você não ensinar, não culpe quem não sabe ler!

Edvino Borkenhagen

 

Um país se faz com homens e livros!

Homens são criaturas humanas, homem ou mulher; livros são o conjunto de folhas com escritos organizados; e um país é o conjunto de pessoas a quem foi dado o direito de viver com dignidade, e conhecimento. Na BORKENHAGEN estimulamos a leitura!

BORKENHAGEN

Fone 3028-6464

O fone da contabilidade

 

Coluna do Mensageiro - Registro 0123526, 18/08/2003, Títulos e Documentos

ANO XVII, Mensagem 851

Veja na imprensa, em 14/11/2014, clicando aqui.

Ao folhear a Gazeta, veja a Coluna na página a8.


 

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados