INÍCIO    |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |    FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Mensageiro | A família mais linda

A família mais linda

Um dia um palestrante fez duas perguntas iniciais para a sua platéia:

- Quem tem filhos, erga a mão direita! A grande maioria ergueu a mão direita.

- Quem tem filhos bobos e feios, erga a mão esquerda! Os presentes se entreolharam e ninguém foi capaz de erguer a mão esquerda.

Assim é comum agirmos em defesa de nossos conceitos. Podemos nem pensar muito no conteúdo, na profundidade e na abrangência da pergunta, mas estamos prontos a responder de acordo com nossa convicção e nossas conveniências.

Os casados poderiam transportar-se, em pensamento, para a época do namoro, ou a pergunta seguinte poderia ser dirigida aos namorados: Ao perguntar-se quem tem namorada, a resposta poderia ser um uníssono EU, agora se a pergunta fosse para saber quem tem namorada boba e feia, certamente ninguém diria EU.

Outra situação seria o caso de empregados. Ao serem perguntados se têm um bom emprego, certamente a maioria diria que SIM, mas se a pergunta fosse complementada e o interlocutor perguntasse se alguém trapaceia no serviço, negligencia na qualidade do serviço ou do atendimento, se engana o empregador, por certo ninguém o declararia, pois as conveniências os fazem proteger-se.

Agora, levando os questionamentos para o setor público, a pergunta a ser feita ao cidadão poderia ser no sentido de se querer saber quem gosta de um serviço público, ágil, de qualidade e não oneroso, podemos acreditar que a maioria responderia que SIM. Entretanto se a pergunta fosse no sentido de se querer saber, quem já solicitou a um servidor para que desse um “jeitinho” para que lhe fosse concedido o direito a um benefício, ou que fosse antecipado o atendimento ao seu requerimento, ou uma informação privilegiada, no caso de uma licitação, podemos quase afirmar que ninguém concordaria em responder que SIM, já tentei corromper um funcionário público; que SIM, já tentei obter vantagens em detrimento ao direito de outros cidadãos; ou que, SIM, já desfruto do rendimento de aposentadoria, mesmo não tendo idade, ou, SIM, já desfruto do rendimento de aposentadoria, pois repassei um ‘agrado’ ao agente, ou que SIM, já estou aposentado/a graças a provas forjadas que consegui juntar ao processo de aposentadoria.

É! É mesmo difícil encontrarmos TODAS as pessoas agindo com retidão, coerência e honestidade, mas é fácil encontrarmos MUITAS pessoas xingando pessoas públicas, desrespeitando governantes, desrespeitando leis, sonegando tributos e tentando corromper algum servidor público. Do caso em que grupos políticos apontam o dedo contra uma grande estatal, para ‘esconder’ sua própria ‘sujeira’, muita gente nem se dá conta que quem corrompe é muito mais criminoso que o corrompido.

Então quando te perguntarem qual é a família mais linda, não titubeie! Confirme que é a SUA. Depois vá ver se encontra algo a corrigir, mas corra para que ninguém aponte as falhas que você não tenha percebido. A família mais linda é a família à qual eu pertenço, deve ser a resposta de cada qual. Quando você se distanciar de alguns parentes, procure voltar a visitar os que você não viu há mais tempo. Todos os familiares têm algo a contar, a registrar. Desta forma o ‘livro da história’ de sua família, deve ser escrito com boas iniciativas, com boas ações, com dignidade e reciprocidade. Procure reler as páginas escritas pelos seus antepassados, para saber por que você está no mundo, por que você foi gerado/a e o que a Família espera que você deixe registrado para as futuras gerações.

A história de nossa vida merecerá um título não de acordo com o nosso querer, mas de acordo com a percepção das pessoas que nos rodeiam. Se o saldo de boas ações estiver a nosso favor, o título será muito bonito, agora se o saldo for negativo, nem pense no título que sua história poderá merecer!

Edvino Borkenhagen

 

Eu tenho uma família linda, e você?

Uma família poderá ser feliz pelos laços consangüíneos, pelos laços profissionais, pela acolhida aos ‘agregados’, tal como um empreendimento poderá ser bem sucedido se houver sinceridade.

Na BORKENHAGEN os membros de equipe são tidos como filhos.

BORKENHAGEN

Fone 3028-6464

O fone da contabilidade

 

Coluna do Mensageiro - Registro 0123526, 18/08/2003, Títulos e Documentos

ANO XVII, Mensagem 859

Veja na imprensa, em 09/01/2015, clicando aqui.

Ao folhear a Gazeta, veja a Coluna na página a8.


Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados