INÍCIO    |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |    FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Mensageiro | SUS em Foz tem rombo ou roubo?

SUS em Foz tem rombo ou roubo?

 

O espaço na Coluna Mensageiro não se destina a criar intrigas, a denegrir pessoas públicas, expressar desafeição, registrar denúncia, mas, sim, quando possível, oportuno, e necessário, manifestar um sentimento, uma preocupação ou constatação.

Quem acompanha noticiários escritos, falados e televisivos, pode sentir-se atualizado ou seguro quanto à denúncia que esses meios de comunicação já publicaram.

Temos, entretanto, um enfoque mais aprofundado, ou mais cáustico, no tocante ao rombo estimado. Se temos 800 mil cartões emitidos como que para moradores de Foz do Iguaçu, mas só temos 297 mil habitantes, a conta não fecha!

Sistema Único de Saúde

Engloba desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos.

Desde quando essa diferença existe não se sabe, não foi dado a conhecer, não interessou a quem estivesse envolvido, ou não havia qualquer controle. No caso de uma enchente diz-se que: “Quando a água sobe, o vivente aprende a nadar!”. Parece mais ou menos isso aqui em Foz, pois pessoas reclamaram; imprensa noticiou, explorou, denunciou, alertou; edis se manifestaram, mas nenhuma providência foi tomada. Isso não é de agora!

Sem querer atribuir louros a algum vereador, sem querer questionar secretário de saúde atual ou antecessor, sem levar em conta o montante do prejuízo estimado, temos, sim, que levar em conta que muitos cidadãos cometeram ‘pecadinhos’ e arrotam azedo.

Isso mesmo! Há, pelos números informados, um enorme número de ladrões – pessoas que se aproveitam da estrutura local, de saúde, sem ter direito, sem ter feito qualquer contribuição para que essa estrutura existisse.

Os cristãos submetem-se à lei divina que estabeleceu 10 Mandamentos, dentre os quais, o 7º Mandamento diz:

Não furtarás!”.

Os cristãos-luteranos têm a explicação de Martinho Lutero como: “Devemos temer e amar a Deus, de maneira que não tiremos ao nosso próximo o dinheiro ou os bens, nem nos apoderemos deles por meio de mercadorias falsificadas ou negócios fraudulentos, porém os ajudemos a melhorar e conservar os seus bens e o seu ganho.

Estas pessoas estão pecando contra o 7º Mandamento. Também estão pecando contra o 8º Mandamento, pois além de se locupletarem dum direito que não lhes é lícito, falam mal da estrutura da Saúde Pública, falam mal do governo, seja ele Municipal, Estadual ou Federal e, pior de tudo: Votam contra!

Será que precisa estabelecer uma POLÍCIA específica para conferir se a residência declarada pelos detentores de Cartão SUS, é verdadeira? É um problema cultural de querer levar vantagem e cuspir no prato do qual comeu. Se alguém for punido ainda é capaz de aparecer algum defensor para dizer que a dignidade do cidadão foi maculada. E a de quem paga para oferecer essa estrutura, quem o defende?

Pense nisso, até o próximo encontro!

Edvino Borkenhagen

 

Saúde é direito!

Saúde é obrigação!

Entre ter direito ao acesso à Saúde Pública e a obrigação de provê-la, estão os roubos praticados por quem não tem o direito no local em que busca o atendimento!

Ajude a evitar o ROMBO e o ROUBO, pois o dinheiro vem dos impostos! Você pode!

BORKENHAGEN

Fone 3028-6464

O fone da contabilidade

 

Coluna do Mensageiro - Registro 0123526, 18/08/2003, Títulos e Documentos

ANO XVIII, Mensagem 883

Veja na imprensa, em 26/06/2015, clicando aqui.

 

BORKENHAGEN - 32 ANOS FAZENDO CLIENTES MAIS SATISFEITOS!

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados