INÍCIO    |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |    FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Mensageiro | Que história tens pra contar?

 

Que história tens pra contar?

Era o ano de 1998, na Semana do Pentecostes, após estudo com a Direção da Editora A Gazeta do Iguaçu, foi decidido comparecer com uma coluna semanal, no jornal diário A Gazeta do Iguaçu, a princípio com mensagens cristãs, sob a responsabilidade da Congregação Evangélica Luterana "Cristo Redentor" de Foz do Iguaçu, filiada à Igreja Evangélica Luterana do Brasil - IELB, com participação parcial da Borkenhagen Contabilidade. Com a edição 245, em 31/01/2003, a Igreja abdicou do espaço, pois preferiu a radiodifusão, diária, de suas mensagens.

Especial por tua causa!

O que seria de uma coluna semanal, em jornal, se não houvesse leitores?

Coincide com os 88 anos de imigração da Família Borkenhagen.

Exemplares do jornal alcançarão famílias de outros rincões.

Assim, na Semana Santa de 2003, com a edição 246, foi dado continuidade à propagação de textos com enfoques diversificados, pela Borkenhagen, permitindo-nos, em 2015, às vésperas da comemoração da Reforma Luterana, alcançar 900 edições.

Deus seja louvado!

Agradecidos sejam os leitores!?

Era o ano de 1927, no dia 06 de Outubro partiu, de Hamburgo - Alemanha, para o Brasil, o navio Cap.Norte, um vapor que desenvolvia velocidade de 40 nós/hora, com emigrantes alemães a convite de colonizadoras e proprietárias de plantações agrícolas de grandes áreas.

Antes de atracar no porto de Santos, em 25/10/1927, onde desembarcariam, o navio passou pelo Rio de Janeiro, onde os passageiros viram o Pão de Açucar e, também pela primeira vez viram pessoas negras a descarregar o navio.

Entre esses, agora imigrantes, estava a Família Borkenhagen, constituída por Carl Adolf Borkenhagen e Bertha Steinke, trazendo os filhos: Emil, com a esposa Olga e as filhas Frieda e Erna; Martha com o esposo Emil e a filha Erna; e os filhos solteiros Wanda, Reinhold, Gottfried, Olga, Helene, Arnold, Frieda e Otto, todos já falecidos. O nenê da família, Otto, veio a falecer em 02 de setembro último, aos 90 anos, deixando a viúva (agregada) Edith Theresa (Lenz), como único ícone da união da Família Borkenhagen.

De Santos, a Família foi para Sertãozinho como registra Reinhold em seu diário, para trabalhar na Fazenda "Boa Fé", da Família Matarazzo. A boa fé dos imigrantes, seu trabalho, suas economias e a ajuda dos Matarazzo, permitiram a Carl Adolf adquirir terra no Rio Grande do Sul, adotando o slogan: "Dignidade e Reciprocidade".

Constituíram-se novas famílias e, a partir dos anos 70 espalharam-se para o PR, MS, MT, SP, PI, GO e PA.

Neste 24/10, em Nova Santa Rosa-PR,  reúnem-se em confraternização pela chegada no tal 25 de outubro.
 

Edvino Borkenhagen

 

Família Borkenhagen
88 anos de imigração

Abrimos espaço para registrar a comemoração dos 88 anos de imigração. Neste 3º Encontro da Família o slogan é: “Quem valoriza a Família, respeita os antepassados!” A todos os familiares desejamos as boas-vindas e o fortalecimento fraternal.

BORKENHAGEN

Fone 3028-6464

O fone da contabilidade

 

Coluna do Mensageiro - Registro 0123526, 18/08/2003, Títulos e Documentos

ANO XVIII, Mensagem 900

As imagens, no texto, são propriedade da Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda. e da Família Borkenhagen.

Recomenda-se pedir autorização antes de utilizá-las. Obrigado!

 

BORKENHAGEN - 32 ANOS VALORIZANDO A COMUNIDADE E A FAMÍLIA!

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados