INÍCIO    |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |    FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Mensageiro | O que ensina a 'escola da vida'?

 

O que ensina a 'escola da vida'?

Primeiro vamos a umas divagações, para depois descobrirmos o endereço dessa 'escola', tá?!

Há muitos anos a ilha de Creta era habitada por gregos, mas também por uma grande colônia de judeus que devem ter o dinheiro como atrativo para se misturar aos gregos. Duas culturas distintas, adoravam deuses distintos, tinham costumes e hábitos distintos, culinária distinta, educação distinta.

Enquanto os gregos se achavam senhores de si, que pensavam que o que eles decidiam para si era o melhor, que tinham uma vida equilibrada e viviam tudo com muita justiça, os judeus que também eram muito corretos e tementes a seu Deus, se guiavam pela lei desse Deus, baseavam sua vida, sua conduta, nos 10 Mandamentos e em prescrições que eles próprios determinavam.

Falando em 10 Mandamentos, fala-se de lei. Lei não salva, mas aponta erros; diz o que deve ser feito e o que não deve; aponta realizações para quem a cumpre e mostra castigos para quem a desobedece. Por ser uma lei divina, ela aponta pecados.

As "Tábuas da Lei" eram de pedra. Por quê?

Talvez porque em pedra não seriam tão facilmente destruídas ou desperdiçadas pelo ser humano. Se fossem de madeira ou de algum metal, poderiam ser objeto de venda? Onde ficaram as tais pedras que os judeus tanto propalaram que seguiam?

O que existe são especulações.

Se os gregos daquela ilha acreditavam que o ser humano é bom por natureza, os judeus, da época, acreditavam que o ser humano, é falho, é desobediente por natureza. Abramos um parênteses: Deus quando criou o homem, não o criou para ser santo, para ser perfeito, mas deixou nele uma 'falha de produção', para que lhe fosse submisso em todas as situações, pelo menos é o que se subentende do pecado de Adão e Eva relatado na Bíblia. Deus, Onisciente como sempre foi, ao criar o homem e a mulher (ainda que você não aceite o Criacionismo), sabia que o homem, falho como foi constituído, se desviaria. Pergunte-se e responda para si mesmo: Se Adão e Eva tivessem sido perdoados pela falha, a história seria a mesma? Agora fecha o parênteses.

Pois bem, lá na ilha de Creta, com duas culturas diferentes entre si, havia um jovem com uma missão: ensinar o que Deus quer. Para ele cumprir sua missão recebeu algumas recomendações, tais como:

- Ensina aos homens idosos a que sejam temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé, no amor e na constância;

- Ensina às mulheres idosas, da mesma forma, que sejam sérias em seu atos, não falem mal dos outros, que não se deixem levar por bebida alcoólica, e que sejam exemplares em fazer o bem, para ensinarem as mulheres jovens recém-casadas a amarem seus maridos e seus filhos, a serem sensatas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos e que não difamem a Palavra de Deus;

- Ensina aos moços (solteiros) igual às pessoas idosas, chama a atenção deles para em tudo serem criteriosos;

- Tu deves ser padrão em fazer o bem, ser íntegro, reverente, deves usar linguagem sadia e que não mereça correção, para que havendo alguém contrário seja conquistado pelo teu modo de ser, pelo teu testemunho; e

- Aos empregados ensina que sejam obedientes aos seus empregadores, gerando motivo de satisfação, não sejam respondões, não furtem, mas que dêem prova de fidelidade.

Assim vemos que gregos e judeus, da época, tinham suas convicções, tinham sua ‘escola da vida’, agiam segundo seus princípios e, por isso, o apóstolo Paulo recomendou a Tito como deveria ele proceder, e como ensinar, para o bem de todos.

 

A 'escola da vida' pode nos ensinar o bom  convívio entre nós, mas pode falhar com relação a Deus!

Edvino Borkenhagen

 

Ensinos de tempos remotos valem ainda hoje?

Quem sabe de que família descende, sabe que valores foram defendidos. Quem segue uma cultura, uma religião, sabe o que é certo. Na BORKENHAGEN o que Paulo recomendou a Tito, entendemos servir ainda nos dias atuais. Tu duvidas?

BORKENHAGEN

Fone 3028-6464

O fone da contabilidade

 

Coluna do Mensageiro - Registro 0123526, 18/08/2003, Títulos e Documentos

ANO XVIII, Mensagem 916

 

A imagem, no texto, foi colhida na Internet, sem prejudicar a autoria. Sempre respeite os direitos autorais!


 

Atente para isso:

 Do que valeria a humanidade confirmar que as pedras dos 10 Mandamentos existem?

Seria para estudar de que pedra eram as tais tábuas?

O ser humano precisa de evidência para aquilo que ele aceita por fé?

Se elas ainda existissem e, se fossem encontradas, a quem pertenceria o direito da guarda?

As tábuas que o povo recebeu era réplicas das originais. Onde ficaram os restos das legítimas?

Nem tudo, ou nem muito, é revelado ao ser humano.

Quem aceita, aceita, quem não aceita, tem suas razões.

Que um respeito o outro, isso é o que estimamos!

 

BORKENHAGEN - 32 ANOS RESPEITANDO A DIVERSIDADE CULTURAL E RELIGIOSA!

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados