INÍCIO    |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |    FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Mensageiro | De Creta para o Brasil, pode?

 

De Creta para o Brasil, pode?

Que na ilha de Creta viviam povos de duas culturas fortes e antagônicas leste na edição anterior; que eles criam em deuses diferentes, já sabes; que eles tinham suas virtudes também ninguém duvida; e que a mensagem destinada para eles soa como se estivesse escrita para o nosso tempo, também. A 'escola da vida', deles, pode talvez estar sendo praticada por nossos contemporâneos.

Assim fica mais fácil entender que eles ouvissem a Tito, o encarregado de transmitir alertas, admoestações e firmes lições de vida e de fé. Tito foi designado como supervisor, enquanto que Paulo lhe escrevera possivelmente na Macedônia. Por que Tito teria recebido tal incumbência? Porque era dedicado, era confiável, era amigo de Paulo, talvez melhor preparado que Timóteo para falar de boas obras.

Recados que valem tanto

na Europa quanto na América

Pouco importa a quem Tito levou as admoestações sobre boa convivência. Importa que essas admoestações valem para nós, hoje, da mesma forma. Basta amarmos a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos..

Tá, mas Tito, como vimos na Coluna 916, teve incumbência de falar diretamente a grupos etários e de atividades distintos e específicos como: homens idosos, mulheres idosas, gente jovem e empregados. A todos deveria ser apresentado que sua conduta deveria ser tal que a Deus agradassem em tudo o que fariam doravante. Mas e daí, o que é que nos vale isso para os dias de hoje? Pensando bem, a sã doutrina era pra ser apresentada tanto a gregos quanto a judeus, mas a vida social deles também deveria ter como que uma nova norma de conduta. Uma vez tendo entendido que Jesus Cristo cumpriu uma missão também em favor deles, que eles, então, se mostrassem agraciados, vivessem em santidade, olhassem e agissem em favor do próximo, não cuidando apenas cada um do seu próprio umbigo, não adorassem deuses falsos e não gastassem seu tempo com questões tolas e heresias.

Os cretenses viviam o governo democrático, o que lhes valia o debate, o esclarecimento, a crença de se sentirem, talvez, até superiores aos judeus, que diziam seguir a lei divina, o que podemos dizer que tinham a teocracia como forma de lidar com governantes. Paulo chega a escrever que todas as coisas são puras, mas para os puros, enquanto para os impuros e descrentes nada é puro, nada presta, nada serve. Reclamam de tudo e de todos.

Enquanto eles, na ilha de Creta eram ensinados a se sujeitarem às autoridades, serem obedientes, prontos para toda boa obra, aqui no Brasil temos um sem número de religiões e seitas que dizem pregar a Boa Nova da salvação, dizem pregar o amor ao próximo, mas o respeito às autoridades é quase zero, o amor ao próximo ainda que seja praticado através de entidades sem fins econômicos ou isoladamente por pessoas de bem, ainda precisa ser melhor entendido.

Aqui vemos arruaças constantes, assalto a senhoras e moças para tirar-lhes objetos de valor, como se elas não tivessem o direito de sair adornadas à rua. Tomam-lhes a bolsa, o celular, a correntinha, a pulseira, o anel, a autoestima. Ops! Tem como tirar a autoestima de alguém? Se não acreditas, então espera até um bandido te atacar em plena avenida, te tomar o que de valioso carregas naquele momento, te deixar literalmente 'a pé' e sem ter a quem recorrer porque as pessoas que viram o ato, não têm coragem de cercar o bandido, pois está armado e, se preso, em poucos dias está na rua porque cometeu um crime de menor importância e as cadeias estão superlotadas.

 Hierarquia, autoridade e obediência existem para que as pessoas se entendam bem.

Edvino Borkenhagen

 

Toda a autoridade
foi instituída por Deus

Leis são regras para definir a conduta de cidadãos, em todos os sentidos da vida. Se não gostamos de alguma lei devemos municiar nosso representante legislativo a que apresente um projeto para mudá-la.

Na BORKENHAGEN respeitamos as instituições.

BORKENHAGEN

Fone 3028-6464

O fone da contabilidade

 

Coluna do Mensageiro - Registro 0123526, 18/08/2003, Títulos e Documentos

ANO XVIII, Mensagem 917

 

A imagem, no texto, foi colhida na Internet, sem prejudicar a autoria. Sempre respeite os direitos autorais!


 

Atente para isso:

 A desobediência à autoridade é o princípio da anarquia!

Se não houvessem grupos interessados no caos, não teríamos tantas arruaças.

Se não houvessem lei inaplicáveis ou impraticáveis, não haveria tantos crimes.

O direito de cada um vai até onde começa o direito do outro!

 

BORKENHAGEN - 32 ANOS RESPEITANDO A DIVERSIDADE CULTURAL E RELIGIOSA!

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados