INÍCIO    |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |    FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Mensageiro | Crise de identidade? Esse povo não!

Crise de identidade? Esse povo não!

Dollinger, um historiador católico liberal, disse: “Lutero deu aos alemães o que nenhum outro jamais dera a seu povo: a língua, a Bíblia, a hinologia...”.

Os luteranos reconhecem e, muitos, os mais jovens, talvez nem o saibam muito bem, mas nenhuma fé está tão relacionada com o idioma alemão quanto a fé luterana. A hinologia é quase toda de origem alemã. A maioria da membresia tem suas origens na Alemanha, Suíça, Áustria e Liechtenstein, conforme o registra a revista Mensageiro Luterano, nº 1.220.

Mas o que isso tem a ver com a Coluna Mensageiro? São dois os motivos principais:

1) - Em 31/10/2017, o mundo todo vai comemorar os 500 Anos da Reforma Luterana, movimento através do qual muitos europeus, notadamente alemães, se desligaram da fé romana por não compactuarem com os ensinamentos da época, pois haviam ocorrido desvios significativos, mas isso poderá ser assunto para outra ocasião.

2) - O segundo motivo é que estamos em período de férias escolares e um personagem que, queiramos ou não, merece ser lembrado, principalmente com relação à escola pública, é Martinho Lutero que, além de ser o motivador da Reforma, é reconhecido como o “pai da alfabetização”. Ele se dirigiu aos pais, bem ao seu estilo, forte, firme, através de publicações, encarecendo-lhes a escola e a educação dos filhos como necessidade inadiável, para a pátria e a igreja verem melhores dias. Um escritor moderno declarou: “A Lutero deve a Alemanha seu esplêndido sistema educacional – em suas origens e suas concepções, porque ele foi o primeiro a reclamar uma educação universal, uma educação do povo todo, sem consideração de classe”.

Lutero foi um dos responsáveis pela concepção de ensino público que serviu de modelo para a escola moderna no Ocidente. É frase dele: “Quando a escola progride, tudo progride!”. A idéia da escola pública e para todos, organizada em três grandes ciclos (fundamental, médio e superior) e voltada para o saber útil nasce do projeto educacional de Lutero. “A distinção clara entre a esfera espiritual e as coisas do mundo propiciou um avanço para o conhecimento e o exercício funcional das coisas práticas”, disse o pastor Walter Altmann, quando presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Tão importante quanto Lutero para a educação foi Philipp Melanchthon (1497-1560). Sua dedicação auxiliou no projeto de criação de um sistema de escolas públicas, depois copiado em quase toda a Alemanha. A reforma da instrução era uma das principais reivindicações das camadas mais pobres da população, insatisfeitas com as más condições de vida e com o ensino escasso e ineficaz oferecido pela Igreja. Tanto Melanchthon quanto Lutero viam na educação um assunto do interesse dos governantes. “A maior força de uma cidade é ter muitos cidadãos instruídos”, escreveu Lutero. Para isso, foi criado um sistema que atendia à finalidade de preparar para o trabalho e à possibilidade de prosseguir os estudos para elevação cultural. O currículo era baseado nas ciências humanas, com ênfase na história.

Segundo Freire (1996), conhecendo o significado da escola pública, a sociedade percebe que ela não é somente um transmissor de conteúdos, mas um formador de homens.

Edvino Borkenhagen

 

Escolas e igrejas devem ensinar bem!

No tempo de Lutero os acervos de livros e bibliotecas eram dominados pelos monges, bispos e padres. A tradução da Bíblia e a criação de boas escolas mudaram o acesso ao conhecimento. Também hoje  a BORKENHAGEN estimula o saber!

BORKENHAGEN

Fone 3028-6464

O fone da contabilidade

 

Coluna Mensageiro - Registro 0123526, 18/08/2003, Títulos e Documentos

Fonte de inspiração: Mensageiro Luterano 1.;220 e sites de educação

ANO XIX, Mensagem 966

 


Para enviar alguma consideração a esta Coluna, manifesta-te por e-mail.

Apontamentos:

Enquanto houver pessoas sem acesso à boa escola, poderemos ter cidadãos fáceis de serem manobrados.

"Estuda a tal ponto que possas esquecer algo e ainda saibas o suficiente!" - parte do lema da Família Borkenhagen.

 

BORKENHAGEN - 33 ANOS  APOSTANDO NA BOA E CONTINUADA EDUCAÇÃO!

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados